segunda-feira, 26 de junho de 2017

CLASSES GRAMATICAIS- SUBSTANTIVO/ARTIGO/PRONOME/VERBO/ADJETIVO/NUMERAL/LOCUÇÃO/CONJUNÇÃO - ATIVIDADES COM GABARITO - PARA ENSINO MÉDIO

CLASSES GRAMATICAIS

1 – Em... mirando sempre com os olhos de espanto a lida dos heróis desconhecidos, cuja história é escrita, com a linguagem do amor, na toalha viva das águas... as palavras destacadas classificam-se, respectivamente, como:
a)     Substantivo – substantivo – adjetivo – loc. adjetiva.
b)    Substantivo – adjetivo – adjetivo – loc. adjetiva.
c)     Verbo – adjetivo – verbo – loc. adjetiva.
d)    Verbo – substantivo – verbo – Loc. adverbial.
e)     Substantivo – adjetivo – verbo – loc. adverbial.

2 – Em; Direi umas boas verdades a ele, as palavras destacadas classificam-se como:
a)     Artigo indefinido e pronome pessoal reto.
b)    Artigo indefinido e pronome oblíquo tônico.
c)     Numeral adjetivo e pronome pessoal reto.
d)    Numeral adjetivo e pronome oblíquo tônico.
e)     Artigo indefinido e pronome adjetivo.

3 – Em; As pessoas bonitas dizem que os feios são infelizes, as palavras destacadas classificam-se, morfologicamente, como:
a)     Adjetivo – adjetivo – adjetivo.
b)    Substantivo – substantivo – substantivo.
c)     Adjetivo – substantivo – adjetivo.
d)    Substantivo – substantivo – adjetivo.
e)     Adjetivo – substantivo – substantivo.

4 – Em qual das alternativas a palavra que se classifica, morfologicamente, como pronome relativo em todos os casos?
a)     Queria que vocês participassem das aulas e que conseguissem boas notas.
b)    O automóvel que vendi é velho, mas o que comprei é novo.
c)     Gostaria de que vocês alcançassem a posição privilegiada que eles alcançaram.
d)    Venha rápido, que eu tenho a pressa dos que habitam os grandes centros.
e)     A e B estão corretas.

5 – Em; Nós somos os primeiros alunos da sala, as palavras destacadas classificam-se, respectivamente, como:
a)     Pronome adjetivo – numeral substantivo – locução adverbial.
b)    Pronome substantivo – numeral substantivo – locução adjetiva.
c)     Pronome adjetivo – numeral adjetivo – locução adjetiva.
d)    Pronome substantivo – numeral adjetivo – locução adverbial.
a)     Pronome substantivo – numeral adjetivo – locução adjetiva.

6 – Em; Estudei as lições com interesse, a expressão destacada classifica-se como:
a)     Locução adverbial de modo.
b)    Locução adjetiva.
c)     Locução adverbial de interesse.
d)    Locução verbal.
e)     Locução adverbial de finalidade.

7 – Marque a alternativa em que todas as preposições são contraídas:
a)     A                 - de               - per               - em.
b)    Ao               - do              - pelo              - nele.
c)     Aonde        - da              - pelo              - nela.
d)    Aquela       - dos            - pelos             - neles.
e)     Àquele       -das             - pelas             - nelas.

8 – Em; Eles fizeram tudo às claras, a expressão destacada é:
a)     Uma locução adjetiva, modificando a palavra tudo.
b)    Um advérbio, modificando o verbo fazer.
c)     Uma locução adverbial, modificando a palavra tudo.
d)    Uma locução adverbial, modificando o verbo fazer.
e)     Uma locução adjetiva, modificando o verbo fazer.

9 – Em; A criança da capital gosta de televisão, a expressão destacada classifica-se, morfologicamente, como:
a)     Locução adverbial.
b)    Locução substantiva.
c)     Locução adjetiva.
d)    Preposição + adjetivo.
e)     Locução prepositiva.

10 – Marque a alternativa em que a palavra destacada classifica-se como preposição contraída.
a)     Àquela moça, darei um presente.
b)    Eu vou ao teatro.
c)     Aonde você vai?
d)    Aquele rapaz chegou ontem.
e)     B e C estão corretas.

11 – Em; Está claro que o jogo é uma profissão embora censurável, mas o homem que bebe jogando não têm juízo, a palavra que é, respectivamente.
a)     Pronome relativo (sujeito), conjunção causal.
b)    Conjunção causal, pronome relativo (sujeito).
c)     Conjunção integrante, pronome relativo (sujeito).
d)    Conjunção integrante, pronome relativo (objeto direto).
e)     Conjunção concessiva, conjunção integrante.

12 – (UNISA) – A expressão pura e simplesmente corresponde à seguinte verdade:
a)     Temos um adjetivo e um advérbio.
b)    Com pureza e com simplicidade.
c)     É uma construção esdrúxula.
d)    Deveria ser puramente e simplesmente.
e)     Temos dois advérbios com valor antitético.

13 – (UNISA) – Em que conjunto os adjetivos têm valor afetivo?
a)     Proibido entrada e aviso reles.
b)    Aviso reles e pobre cão.
c)     Pobre cão e custa canina.
d)    Pobre cão e rico dinheirinho.
e)     “Nossa Caixa” e aviso reles.

14 – (UNISA) – Assinale a frase que não esteja correta.
a)     Entre mim e ti tudo acabou.
b)    Já lhe disse que entre nós nada é bom.
c)     Entre ela e nós existe de tudo.
d)    Entre eu e você deve haver respeito.
e)     Não é possível haver dúvidas entre eles.

15 – (UNISA) – Assinale a alternativa que apresenta, em sequência, preposição mais pronome relativo.
a)     O jardim, entre cujas flores me sinto bem, é agradável.
b)    Entre os que choram falta alguém.
c)     Há entre a que ri e a que chora um abismo.
d)    Entre que está chovendo.
e)     Não existe nada entre eles.

16 – Em; Se sim, deves saber que é a idade em que a metade do homem e a metade do menino formam um só curioso, a palavra que funciona, respectivamente, como:
a)     Conjunção e pronome relativo com função de complemento nominal.
b)    Conjunção e conjunção.
c)     Pronome relativo e pronome relativo.
d)    Pronome relativo com função de sujeito e conjunção.
e)     Conjunção e pronome relativo com função de adjetivo adverbial.

17 – Em; A imaginação de dez anos vagueava solta e desvairada, como bicho perseguido, a palavra destacada estabelece relação de:
a – Causa.                   b – conformidade.                 c – comparação. 
d – consequência.                     e – condição.  

18 – Em; Apenas deixava para trás as últimas casas mal iluminadas..., as palavras destacadas indicam:
a)     Tempo e consequência.
b)    Tempo e condição.
c)     Causa e condição.
d)    Tempo e modo.
e)     Condição e modo.

19 – (FUVEST) – Era para __________ falar _____________ontem, mas não ___________ encontrei em parte alguma.
a)     Mim – consigo – o.
b)    Eu – com ele – lhe.
c)     Mim – consigo – lhe.
d)    Mim – contigo – te.
e)     Eu – com ele – o.

20 – (FUVEST) – Destaque a frase em que o pronome relativo está empregado corretamente.
a)     É um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.
b)    Feliz o pai cujo os filhos são ajuizados.
c)     Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.
d)    Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei terminar meu quarto.
e)     Os jovens, cujos pais conversei com eles, prometeram mudar de atitude.

21 – (PUC) – No trecho... O homem não fala simplesmente uma língua, não a usa como mero instrumento de comunicação..., o termo destacado é um:
a)     Substantivo e significa simples.
b)    Advérbio e significa genuíno.
c)     Adjetivo e significa quase.
d)    Advérbio e significa estreme.
e)     Adjetivo e significa puro.

22 – Nos versos: Como o soldado que rasgou a farda no desespero do último momento! e Tenta chorar e os olhos sente enxutos! Os termos destacados expressam ideias de:
I – no desespero;                                 II – enxutos.
a)     tempo                                         qualificação do sujeito.
b)    Causa                                          qualificação do objeto.
c)     Modo                                          modo da ação.
d)    Finalidade                                  causa da ação.
e)    Consequência                           qualificação do verbo.

23 – (MACKENZIE) – No período: Minha mãe hesitou um pouco, mas acabou cedendo, depois que o Padre Cabral, tendo consultado o bispo, voltou a dizer-lhe que sim, que podia ser, a expressão depois que, morfologicamente, é:
a)     Locução prepositiva.
b)    Advérbio de tempo.
c)     Locução conjuntiva.
d)    Advérbio de modo.
e)     Expletivo.

24 – (UNIP) – O plural de qualquer capitão-mor português é:
a)     Quaisquer capitães-mores portugueses.
b)    Quaisquer capitãos-mores portugueses.
c)     Quaisquer capitão-mores portugueses.
d)    Qualquer capitão-mores portugueses.
e)     Quaisquer capitães-mor portugueses.

25 – (UNIP) – Assinale a frase em que meio funciona como advérbio.
a)     Descobri o meio de acertar.
b)    Achei-o meio triste.
c)     Só quero meio quilo.
d)    Parou no meio da rua.
e)     Comprou um metro e meio.

26 – (UNIP) – Uma das palavras apresenta erro de flexão; indique a alternativa.
a)     Portas-bandeira, mapas-múndi.
b)    Salvos-condutos, papeis-moeda.
c)     Salários-família, vice-diretores.
d)    Guardas-civis, afro-brasileiros.
e)     Mãos-de-obra, obras-primas.

27 – (UNIP) – Há uma frase correta na relação abaixo. Assinale-a.
a)     Entre mim e você há uma grande compreensão.
b)    Fazem dois anos que não o vejo.
c)     Aspiro o sucesso de meus companheiros.
d)    Isto é para mim fazer?
e)     Cheguei na escola às duas horas.

28 – Em; Tu que andas esquecido de ti, a palavra destacada é:
a)     Conjunção integrante.
b)    Pronome interrogativo com função de sujeito.
c)     Pronome relativo com função de sujeito.
d)    Pronome relativo com função de objeto direto.
e)     Pronome relativo com função de objeto indireto.

29 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase seguinte: Nesse campo, _____________ muitas teorias contraditórias, algumas ___________ apresentadas do que outras, não perfeitas.
a)     Existe – melhor.
b)    Existem – mais bem.
c)     Existem – melhores.
d)    Existe – mais bem.
e)     Existe – melhores.

30 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.
a)     Elemento motor, tratamento médico-dentário.
b)    Esforço vão, passeio matinal.
c)     Juiz arrogante, sentimento fraterno.
d)    Cientista hindu homem célebre.
e)     Costume andaluz, manual lúdico-instrutivo.

31 – (UFF) – Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras.
a)     O gerente deverá depor como testemunha única do crime.
b)    A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c)     Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d)    O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
e)     A parte superior da traqueia é o laringe.

32 – (FGV) – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Tomo a liberdade de levar ao conhecimento de V. Exa. que os __________ que __________ foram encaminhados defendem causa justa e ficam a depender tão somente de __________ decisão para que sejam atendidos.
a)     Abaixos-assinados – lhe – sua.
b)    Abaixos-assinados – vos – vossa.
c)     Abaixo-assinados – lhe – sua.
d)    Abaixo-assinados – vos – vossa.
e)     Abaixo-assinados – lhe – vossa.

33 – (PUC) – Observe as duas sequências de versos abaixo:
--- Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu.
a)     Na sequência, indique, respectivamente, o valor morfológico das palavras destacadas.
O primeiro a é artigo definido no feminino singular;
O segundo a é pronome pessoal do caso oblíquo átono 3ª pessoa do singular.

--- Mesmo quando é uma explosão como a de pouco, franzina;
b)    Na sequência, explique o emprego de .
Há: verbo haver, usado como impessoal, indicando tempo decorrido.

34 – (FGV) – Súbito deu-me a consciência um repelão...
a)     Substitua súbito por outra palavra ou expressão que conserve o mesmo sentido.
Repentinamente, subitamente, nesse instante, nesse momento substituem a palavra súbito sem alterar o sentido do texto.

b)    Dê a classe gramatical da palavras súbito no contexto transcrito.
A classe gramatical da palavra súbito é advérbio, indicando circunstância de tempo no texto.

35 – (MACKENZIE) – NEOLOGISMO
         Beijo pouco, falo menos ainda
         Mas invento palavras
         Que traduzem a ternura mais funda
         E mais cotidiana
         Inventei por exemplo, o verbo teadorar
         Intransitivo:
         Teadoro, Teodora.
                                            Manoel Bandeira.

        I – Beijo.     II – pouco.     III – mas.     IV – ternura.     V – por.
        Indique a alternativa que apresenta, em sequência, a classificação correta dos termos destacados no poema de Manuel Bandeira.
a)     I – Substantivo; II – pronome indefinido; III – preposição; IV – adjetivo; V – conjunção.
b)    I – verbo; II – advérbio; III – preposição; IV – adjetivo; V – conjunção.
c)     I – substantivo; II – pronome indefinido; III – conjunção; IV – substantivo; V – preposição.
d)    I – verbo; II – advérbio; III – conjunção; IV – substantivo; V – preposição.
e)     I – substantivo; II – advérbio; III – preposição; IV – adjetivo; V – preposição.

36 – (MACKENZIE) – Quando ouço dizer que o frio vai chegar, que há massa frias, ondas frias, ventos frios que vem do sul, uma alegria se expande no meu peito, como se alguém me chamasse para viajar.
                                                                                 Cecília Meireles.

Assinale a alternativa em que os termos destacados acima estão, respectivamente, classificados de forma correta.
a)     Pronome relativo; conjunção integrante; pronome relativo; adjetivo; substantivo; preposição.
b)    Conjunção integrante; conjunção integrante; pronome relativo; substantivo; pronome; preposição.
c)     Pronome relativo; pronome relativo; conjunção integrante; substantivo; advérbio; pronome.
d)    Conjunção integrante; pronome relativo; pronome relativo; substantivo; pronome; pronome.
e)     Conjunção integrante; conjunção integrante; pronome relativo; adjetivo; advérbio; preposição.

37 – (MACKENZIE) – Um livro deve valer por tudo o que nele não deve caber.

                                                                                     Guimarães Rosa, Tutaméia.
As palavras destacadas no período acima são, respectivamente:
a)     Artigo definido – pronome indefinido – pronome demonstrativo.
b)    Artigo indefinido – pronome indefinido – pronome demonstrativo.
c)     Pronome indefinido – pronome indefinido – pronome relativo.
d)    Numeral – substantivo – artigo definido.
e)     Artigo indefinido – substantivo – pronome demonstrativo.

38 – (MACKENZIE) – Houve o que se chama de comunhão perfeita.
Eu chamo isto de estado agudo de felicidade.
                                                                                        Clarice Lispector.

Em relação ao termo destacado no texto acima, é correto afirmar que:
a)     É pronome demonstrativo.
b)    É artigo masculino.
c)     É pronome pessoal oblíquo átono.
d)    É pronome pessoal oblíquo tônico.
e)     É pronome indefinido.

39 – (CESMAZON) – Assinale a alternativa em que os termos destacados são, respectivamente, artigo, conjunção, pronome e substantivo.
a)     Meses se acumulam sobre meses. Passam os dias azuis...
b)    Voltam, final, os dias azuis, as águas azuis, os céus azuis destacados...
c)     Depois, vieram os tucanos e seus primos aracaris...
d)    Nossa última alegria foi a das primeiras chuvaradas.
e)     Também a lua surge, ressurge, se mostra e se esconde...

40 – (CESMAZON) – O a destacado na expressão... a amizade será submetida a teste tem a mesma função morfológica do que se encontra na alternativa:
a)     ... teriam facilitado a vida do presidente.
b)    ... os amigos brotam a sua volta...
c)     ... conta com a ajuda dos governadores...
d)    ... debate sobre a partilha dos impostos federais...
e)     ... aos governadores e prefeitos a contrapartida em encargos.

41 – (UNITAU) – Leia as frases abaixo:
Essa é a etimologia da palavra.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano.
Como torna-lo assimilável pelas novas gerações...
As palavras destacadas são, respectivamente, no plano morfológico.
a)     Pronome relativo; pronome demonstrativo; conjunção integrante; pronome oblíquo átono.
b)    Pronome indefinido; pronome demonstrativo; conjunção condicional; pronome oblíquo tônico.
c)     Pronome demonstrativo; pronome relativo; pronome oblíquo átono; pronome oblíquo átono.
d)    Pronome demonstrativo; pronome indefinido; pronome oblíquo tônico; pronome oblíquo tônico.
e)     Pronome indefinido; pronome relativo; conjunção integrante; pronome oblíquo átono.

42 – (UNITAU) – Em:
I – Certas instituições encontram sua autoridade na palavra divina.
II – Instituições certas encontram caminho no mercado financeiro.
As palavras destacadas são no plano morfológico e semântico (significado).
a)     Adjetivo em I e substantivo em II, com significado de algumas em I e corretas em II.
b)    Substantivo em I e adjetivo em II, com significado de muitas em I e íntegras em II.
c)     Advérbio em I e II, com significado de algumas em I e algumas em II.
d)    Adjetivos em I e II, com significado de algumas em I e íntegras em II.
e)     Advérbio em I e adjetivo em II, com significado de poucas em I e poucas em II.

43 – (UNITAU) – Observe:
I – Essa atitude de certo modo religiosa de um homem engajado no trabalho...
II – Pedro comprou um jornal.
III – Maria mora no apartamento um.
IV – Quantos namorados você tem? Um.
A palavra um nas frases acima é, no plano morfológico, respectivamente:
a)     Artigo indefinido em I, e numeral em II, III e IV.
b)    Artigo indefinido em I e II e numeral em III e IV.
c)     Artigo indefinido em I e III e numeral em II e IV.
d)    Artigo indefinido em I, II, III e IV.
e)     Artigo indefinido em III e IV e numeral em I e II.


ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

1 – Assinale a opção cujas palavras devem ser graficamente acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras que se aplicariam em Jau, juri, perde-la, vídeo.
a)     Fluido, biquíni, três, difíceis.
b)    Reúne, Hernani, pequinês, longínquo.
c)     Luis, ravióli, timidez, amêndoa.
d)    Ciume, reuni-lo, cateretê, tênue.
e)     Fortuito, quati, fe-lo, desaguam.

2 – (PUC) – Nos versos:
Talvez lhe dê apoio
                  e
E o encho de algodão
a)     Explique o porquê da diferença de grafia entre dê e de:
Dê é verbo, acentuado por ser monossílabo tônico terminado em e.
De é preposição, não acentuada por ser monossílabo átono.

b)    Levando em conta essa diferença, redija um período em que e de sejam empregadas adequadamente.
É necessário que se dê auxílio econômico a quem depende de nós.
Embora discorde de suas ideias, ajuda-lo-ei.

3 – (FAAP) – Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a)     Gênio: Paroxítona terminada em ditongo oral crescente.
b)    : Monossílaba tônica terminada em o.

4 – (FUVEST) – Assinalar a alternativa em que a acentuação e a pontuação estejam corretas.
a)     Multidão, cujo amor cobicei, até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
b)    Multidão cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava as vezes de ti, deixava burburinhar, em volta do meu corpo, a gente humana sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo, fazia aos seus verdugos.
c)     Multidão, cujo amor cobicei até à morte; era assim que eu me vingava as vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana; sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
d)    Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava às vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
e)     Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo, a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.

5 – (MACKENZIE) – Indique a única alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação.
a)     Vêzes, álbum, ventoinha, item.
b)    Estátua, avaro, austero, inaudito.
c)     Bálsamo, interím, alaúde, gratuito.
d)    Portatil, libido, árduo gratuito.
e)     Rúbrica, ingleses, cédula, pudico.

6 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa que se apresenta incorreta quanto à acentuação.
a)     Baú – Itu – urubu.
b)    Rubrica – gótico – tênis.
c)     Ítem – balaústre – ilustre.
d)    Herói – boi – foi.
e)     Aquem – ímã – irmã.

7 - (UNICID) – Ambas palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão, exceto:
a)     Cólica – gástrica.
b)    Alguém – recém.
c)     Água – língua.
d)    Fígado – suíço.
e)     Consultório – sério.

8 – (FEBASP) – Assinale a alternativa cujo grupo de palavras está acentuado corretamente de acordo com a regra de acentuação:
a)     Igárape – edén – Fenix – levedô.
b)    Tráfego – nômades – Tambaú – fêmur.
c)     Óxitona – virús – funil – juiz.
d)    Interím – fórum – póssivel – baínha.

9 – (CFET-PARANÁ) – Dentre as palavras a seguir, acentue as que exigirem acento gráfico e, em seguida, indique a alternativa em que todos os vocábulos têm como tônica a segunda sílaba.
a)     Filantropo – arquétipo – erudito – avaro.
b)    Condor – aríete – ureter – ciclope.
c)     Fortuito – austero – rubrica – pudica.
d)    Levedo – bávaro – boemia – recém.
e)     Alibi – computo – ômega – quiromancia.

10 – (F-RADIAL SÃO PAULO) – Assinale a alternativa que apresente apenas palavras oxítonas.
a)     País, comparação, Brasil, Mercosul.
b)    Pergunte, uruguaio, país, futuro.
c)     Ano, Argentina, semanas, Brasil.
d)    Comparação, uruguaio, semanas, Mercosul.
e)     Exata, rigorosamente, semanas, comparação.

11 – Dadas as orações, indique a que não possua erros de acentuação e ortografia.
a)     As crianças tem, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
b)    As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
c)     As crianças têem, frequentemente, sua criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
d)    As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e veem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
e)     As crianças tem, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e incentivo.

12 – (MACKENZIE) – As palavras está, será, e acentuam-se por serem.
a)     Terminadas pela vogal tônica a.
b)    Oxítonas terminadas em a.
c)     Oxítonas e monossílabas tônicas em a.
d)    Monossílabas tônicas terminadas em a.
e)     Oxítonas e monossílabas átonas em a.
13 – (MACKENZIE) – Apenas uma alternativa apresenta acentuação correta.
a)     Maracujá – também – saída.
b)    Pacaembú – série – órgão.
c)     Perdi – hífen – lápis.
d)    ítem – apelo – caí.
e)     Paraíso – diário – Jaú.

14 – (SANTA CASA) – Assinale a alternativa em que a palavra que está grafada erradamente, isto é, não deveria ser acentuada.
a)     Quê! você ainda não tomou banho este mês.
b)    Depois de tomar banho, fico com um quê irresistível.
c)     Você vive de quê? De brisa?
d)    Quê beleza! Estou acertando tudo.
e)     Poderiam ajudar em quê? Se nada entendiam...

15 – (PUC) – As palavras após e órgãos são acentuadas por serem, respectivamente.
a)     Paroxítona terminada em -s e proparoxítona.
b)    Oxítona terminada em –o e paroxítona em ditongo nasal seguido de –s.
c)     Proparoxítona e paroxítona terminada em –s.
d)    Monossílabo tônico e oxítona terminada em –o seguido de –s.
e)     Proparoxítona e proparoxítona.

16 – (EFEI) – Todos os itens apresentam vocábulos que devem ser pronunciados e acentuados graficamente como proparoxítonos, exceto.
a)     Arquetipo – estrepito.
b)    Aziago – refrega.
c)     Levedo – monólito.
d)    Aptero – interim.
e)     Artifice – périplo.

17 – (ITA) – Em que caso todas as palavras estão corretamente acentuadas?
a)     Aziago, refém, xenômano, pudico.
b)    Gárrulo, estálidos, datilógrafas (verbo), Damócles.
c)     Antonimia, alopata, aerólito, morfinômano.
d)    Nitrido, interim, monólito, polissíndeto.
e)     Antonomasia, gratuito, têxtil, rubiácea.

18 – (CESGRANRIO) – Aponte a única em que pelo menos um vocábulo apresenta ERRO no que diz respeito à acentuação gráfica.
a)     Pegada – sinonímia.
b)    Êxodo – aperfeiçoa.
c)     Álbuns – atraí-lo.
d)    Ritmo – itens.
e)     Redimí-la – grátis.

19 – (FAAP) – Indique a alternativa em que aparece uma palavra que não deve ser acentuada graficamente:
a)     Graudo – nucleo – flebil – paraiso – invio.
b)    Etiope – cadaver – lepido – estrategia – pindaíba.
c)     Refém – púbere – nodoa – apoteose – chávena.
d)    Enfase – pênsil – égide – azafama – bílis.
e)     Nenhuma das anteriores.

20 – (FM-CATANDUVA) – Assinale a alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas:
a)     Egoismo – ciúme – algum – provileu.
b)    Paiçandu – dor – tempera (substantivo) – bisturi.
c)     Itaqui – médium – tântalo – comboio.
d)    Rouxinois – moinho – juiz – codeima.
e)     Nenhuma das hipóteses anteriores.

21 – (FM-ITAJUBÁ) – Todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente, exceto.
a)     Maniqueismo.
b)    Fizessemos.
c)     Destroier.
d)    Miosotis.
e)     Maquinaria.

22 – (VIÇOSA) – Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto.
a)     Já.
b)    Nós.
c)     Há.
d)    Dói.

e)     Pés.