ACENTUAÇÃO GRÁFICA
1 – Assinale a opção cujas palavras devem ser graficamente
acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras que se aplicariam em Jau,
juri, perde-la, vídeo.
a) Fluido, biquíni, três, difíceis.
b)
Reúne, Hernani, pequinês, longínquo.
c) Luis, ravióli, timidez, amêndoa.
d) Ciume, reuni-lo, cateretê, tênue.
e) Fortuito, quati, fe-lo, desaguam.
2 – (PUC) – Nos versos:
Talvez lhe dê apoio
e
E o encho de algodão
a) Explique o porquê da diferença de
grafia entre dê e de:
Dê é verbo, acentuado por
ser monossílabo tônico terminado em e.
De é preposição, não
acentuada por ser monossílabo átono.
b) Levando em conta essa diferença,
redija um período em que dê e de sejam empregadas adequadamente.
É necessário que se dê
auxílio econômico a quem depende de nós.
Embora discorde de suas
ideias, ajuda-lo-ei.
3 – (FAAP) – Justifique a acentuação gráfica das seguintes
palavras:
a)
Gênio: Paroxítona
terminada em ditongo oral crescente.
b)
Só: Monossílaba tônica terminada
em o.
4 – (FUVEST) – Assinalar a alternativa em que a acentuação e
a pontuação estejam corretas.
a) Multidão, cujo amor cobicei, até à
morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em
volta do meu corpo a gente humana sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia
aos seus verdugos.
b) Multidão cujo amor cobicei até à
morte, era assim que eu me vingava as vezes de ti, deixava burburinhar, em
volta do meu corpo, a gente humana sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo, fazia
aos seus verdugos.
c) Multidão, cujo amor cobicei até à
morte; era assim que eu me vingava as vezes de ti; deixava burburinhar em volta
do meu corpo a gente humana; sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos
seus verdugos.
d)
Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava
às vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana, sem a
ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
e) Multidão, cujo amor cobicei até à
morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em
volta do meu corpo, a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo
fazia aos seus verdugos.
5 – (MACKENZIE) – Indique a única alternativa em que todas as
palavras estão corretas quanto à
acentuação.
a) Vêzes, álbum, ventoinha, item.
b)
Estátua, avaro, austero, inaudito.
c) Bálsamo, interím, alaúde, gratuito.
d) Portatil, libido, árduo gratuito.
e) Rúbrica, ingleses, cédula, pudico.
6 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa que se apresenta incorreta quanto à acentuação.
a) Baú – Itu – urubu.
b) Rubrica – gótico – tênis.
c)
Ítem – balaústre – ilustre.
d) Herói – boi – foi.
e) Aquem – ímã – irmã.
7 - (UNICID) – Ambas palavras são acentuadas graficamente
pela mesma razão, exceto:
a) Cólica – gástrica.
b) Alguém – recém.
c) Água – língua.
d)
Fígado – suíço.
e) Consultório – sério.
8 – (FEBASP) – Assinale a alternativa cujo grupo de palavras
está acentuado corretamente de acordo com a regra de acentuação:
a) Igárape – edén – Fenix – levedô.
b)
Tráfego – nômades – Tambaú – fêmur.
c) Óxitona – virús – funil – juiz.
d) Interím – fórum – póssivel – baínha.
9 – (CFET-PARANÁ) – Dentre as palavras a seguir, acentue as
que exigirem acento gráfico e, em seguida, indique a alternativa em que todos
os vocábulos têm como tônica a segunda sílaba.
a) Filantropo – arquétipo – erudito –
avaro.
b) Condor – aríete – ureter – ciclope.
c)
Fortuito – austero – rubrica – pudica.
d) Levedo – bávaro – boemia – recém.
e) Alibi – computo – ômega –
quiromancia.
10 – (F-RADIAL SÃO PAULO) – Assinale a alternativa que
apresente apenas palavras oxítonas.
a)
País, comparação, Brasil, Mercosul.
b) Pergunte, uruguaio, país, futuro.
c) Ano, Argentina, semanas, Brasil.
d) Comparação, uruguaio, semanas,
Mercosul.
e) Exata, rigorosamente, semanas,
comparação.
11 – Dadas as orações, indique a que não possua erros de
acentuação e ortografia.
a) As crianças tem, frequentemente, sua
criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e
incentivo.
b) As crianças têm, frequentemente, sua
criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e
incentivo.
c) As crianças têem, frequentemente, sua
criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e
incentivo.
d)
As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo
mundo adulto e veem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
e) As crianças tem, frequentemente, sua
criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e
incentivo.
12 – (MACKENZIE) – As palavras está, será, há e já acentuam-se por serem.
a) Terminadas pela vogal tônica a.
b) Oxítonas terminadas em a.
c)
Oxítonas e monossílabas tônicas em a.
d) Monossílabas tônicas terminadas em a.
e) Oxítonas e monossílabas átonas em a.
13 – (MACKENZIE) – Apenas uma alternativa apresenta
acentuação correta.
a) Maracujá – também – saída.
b) Pacaembú – série – órgão.
c) Perdi – hífen – lápis.
d) ítem – apelo – caí.
e)
Paraíso – diário – Jaú.
14 – (SANTA CASA) – Assinale a alternativa em que a palavra
que está grafada erradamente, isto é, não deveria ser acentuada.
a) Quê! você ainda não tomou banho este
mês.
b) Depois de tomar banho, fico com um
quê irresistível.
c) Você vive de quê? De brisa?
d)
Quê beleza! Estou acertando tudo.
e) Poderiam ajudar em quê? Se nada
entendiam...
15 – (PUC) – As palavras após
e órgãos são acentuadas por serem,
respectivamente.
a) Paroxítona terminada em -s e
proparoxítona.
b)
Oxítona terminada em –o e paroxítona em ditongo nasal seguido de –s.
c) Proparoxítona e paroxítona terminada
em –s.
d) Monossílabo tônico e oxítona
terminada em –o seguido de –s.
e) Proparoxítona e proparoxítona.
16 – (EFEI) – Todos os itens apresentam vocábulos que devem
ser pronunciados e acentuados graficamente como proparoxítonos, exceto.
a) Arquetipo – estrepito.
b)
Aziago – refrega.
c) Levedo – monólito.
d) Aptero – interim.
e) Artifice – périplo.
17 – (ITA) – Em que caso todas as palavras estão corretamente
acentuadas?
a) Aziago, refém, xenômano, pudico.
b) Gárrulo, estálidos, datilógrafas
(verbo), Damócles.
c) Antonimia, alopata, aerólito,
morfinômano.
d)
Nitrido, interim, monólito, polissíndeto.
e) Antonomasia, gratuito, têxtil,
rubiácea.
18 – (CESGRANRIO) – Aponte a única em que pelo menos um
vocábulo apresenta ERRO no que diz
respeito à acentuação gráfica.
a) Pegada – sinonímia.
b) Êxodo – aperfeiçoa.
c) Álbuns – atraí-lo.
d) Ritmo – itens.
e)
Redimí-la – grátis.
19 – (FAAP) – Indique a alternativa em que aparece uma
palavra que não deve ser acentuada
graficamente:
a) Graudo – nucleo – flebil – paraiso –
invio.
b) Etiope – cadaver – lepido –
estrategia – pindaíba.
c)
Refém – púbere – nodoa – apoteose – chávena.
d) Enfase – pênsil – égide – azafama –
bílis.
e) Nenhuma das anteriores.
20 – (FM-CATANDUVA) – Assinale a alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas:
a) Egoismo – ciúme – algum – provileu.
b) Paiçandu – dor – tempera
(substantivo) – bisturi.
c) Itaqui – médium – tântalo – comboio.
d) Rouxinois – moinho – juiz – codeima.
e)
Nenhuma das hipóteses anteriores.
21 – (FM-ITAJUBÁ) – Todos os vocábulos devem ser acentuados
graficamente, exceto.
a) Maniqueismo.
b) Fizessemos.
c) Destroier.
d) Miosotis.
e)
Maquinaria.
22 – (VIÇOSA) – Todas as palavras abaixo obedecem à mesma
regra de acentuação, exceto.
a) Já.
b) Nós.
c) Há.
d)
Dói.
e) Pés.
Bom dia, Jaqueline. Muito obrigada por disponibilizar seu material.
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