segunda-feira, 26 de junho de 2017

ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

1 – Assinale a opção cujas palavras devem ser graficamente acentuadas, respectivamente, pelas mesmas regras que se aplicariam em Jau, juri, perde-la, vídeo.
a)     Fluido, biquíni, três, difíceis.
b)    Reúne, Hernani, pequinês, longínquo.
c)     Luis, ravióli, timidez, amêndoa.
d)    Ciume, reuni-lo, cateretê, tênue.
e)     Fortuito, quati, fe-lo, desaguam.

2 – (PUC) – Nos versos:
Talvez lhe dê apoio
                  e
E o encho de algodão
a)     Explique o porquê da diferença de grafia entre dê e de:
Dê é verbo, acentuado por ser monossílabo tônico terminado em e.
De é preposição, não acentuada por ser monossílabo átono.

b)    Levando em conta essa diferença, redija um período em que e de sejam empregadas adequadamente.
É necessário que se dê auxílio econômico a quem depende de nós.
Embora discorde de suas ideias, ajuda-lo-ei.

3 – (FAAP) – Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a)     Gênio: Paroxítona terminada em ditongo oral crescente.
b)    : Monossílaba tônica terminada em o.

4 – (FUVEST) – Assinalar a alternativa em que a acentuação e a pontuação estejam corretas.
a)     Multidão, cujo amor cobicei, até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
b)    Multidão cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava as vezes de ti, deixava burburinhar, em volta do meu corpo, a gente humana sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo, fazia aos seus verdugos.
c)     Multidão, cujo amor cobicei até à morte; era assim que eu me vingava as vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana; sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
d)    Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava às vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
e)     Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo, a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.

5 – (MACKENZIE) – Indique a única alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação.
a)     Vêzes, álbum, ventoinha, item.
b)    Estátua, avaro, austero, inaudito.
c)     Bálsamo, interím, alaúde, gratuito.
d)    Portatil, libido, árduo gratuito.
e)     Rúbrica, ingleses, cédula, pudico.

6 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa que se apresenta incorreta quanto à acentuação.
a)     Baú – Itu – urubu.
b)    Rubrica – gótico – tênis.
c)     Ítem – balaústre – ilustre.
d)    Herói – boi – foi.
e)     Aquem – ímã – irmã.

7 - (UNICID) – Ambas palavras são acentuadas graficamente pela mesma razão, exceto:
a)     Cólica – gástrica.
b)    Alguém – recém.
c)     Água – língua.
d)    Fígado – suíço.
e)     Consultório – sério.

8 – (FEBASP) – Assinale a alternativa cujo grupo de palavras está acentuado corretamente de acordo com a regra de acentuação:
a)     Igárape – edén – Fenix – levedô.
b)    Tráfego – nômades – Tambaú – fêmur.
c)     Óxitona – virús – funil – juiz.
d)    Interím – fórum – póssivel – baínha.

9 – (CFET-PARANÁ) – Dentre as palavras a seguir, acentue as que exigirem acento gráfico e, em seguida, indique a alternativa em que todos os vocábulos têm como tônica a segunda sílaba.
a)     Filantropo – arquétipo – erudito – avaro.
b)    Condor – aríete – ureter – ciclope.
c)     Fortuito – austero – rubrica – pudica.
d)    Levedo – bávaro – boemia – recém.
e)     Alibi – computo – ômega – quiromancia.

10 – (F-RADIAL SÃO PAULO) – Assinale a alternativa que apresente apenas palavras oxítonas.
a)     País, comparação, Brasil, Mercosul.
b)    Pergunte, uruguaio, país, futuro.
c)     Ano, Argentina, semanas, Brasil.
d)    Comparação, uruguaio, semanas, Mercosul.
e)     Exata, rigorosamente, semanas, comparação.

11 – Dadas as orações, indique a que não possua erros de acentuação e ortografia.
a)     As crianças tem, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
b)    As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
c)     As crianças têem, frequentemente, sua criatividade cerseada pelo mundo adulto e vêem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
d)    As crianças têm, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e veem nos pais seu ponto de apoio e incentivo.
e)     As crianças tem, frequentemente, sua criatividade cerceada pelo mundo adulto e vêm nos pais seu ponto de apoio e incentivo.

12 – (MACKENZIE) – As palavras está, será, e acentuam-se por serem.
a)     Terminadas pela vogal tônica a.
b)    Oxítonas terminadas em a.
c)     Oxítonas e monossílabas tônicas em a.
d)    Monossílabas tônicas terminadas em a.
e)     Oxítonas e monossílabas átonas em a.
13 – (MACKENZIE) – Apenas uma alternativa apresenta acentuação correta.
a)     Maracujá – também – saída.
b)    Pacaembú – série – órgão.
c)     Perdi – hífen – lápis.
d)    ítem – apelo – caí.
e)     Paraíso – diário – Jaú.

14 – (SANTA CASA) – Assinale a alternativa em que a palavra que está grafada erradamente, isto é, não deveria ser acentuada.
a)     Quê! você ainda não tomou banho este mês.
b)    Depois de tomar banho, fico com um quê irresistível.
c)     Você vive de quê? De brisa?
d)    Quê beleza! Estou acertando tudo.
e)     Poderiam ajudar em quê? Se nada entendiam...

15 – (PUC) – As palavras após e órgãos são acentuadas por serem, respectivamente.
a)     Paroxítona terminada em -s e proparoxítona.
b)    Oxítona terminada em –o e paroxítona em ditongo nasal seguido de –s.
c)     Proparoxítona e paroxítona terminada em –s.
d)    Monossílabo tônico e oxítona terminada em –o seguido de –s.
e)     Proparoxítona e proparoxítona.

16 – (EFEI) – Todos os itens apresentam vocábulos que devem ser pronunciados e acentuados graficamente como proparoxítonos, exceto.
a)     Arquetipo – estrepito.
b)    Aziago – refrega.
c)     Levedo – monólito.
d)    Aptero – interim.
e)     Artifice – périplo.

17 – (ITA) – Em que caso todas as palavras estão corretamente acentuadas?
a)     Aziago, refém, xenômano, pudico.
b)    Gárrulo, estálidos, datilógrafas (verbo), Damócles.
c)     Antonimia, alopata, aerólito, morfinômano.
d)    Nitrido, interim, monólito, polissíndeto.
e)     Antonomasia, gratuito, têxtil, rubiácea.

18 – (CESGRANRIO) – Aponte a única em que pelo menos um vocábulo apresenta ERRO no que diz respeito à acentuação gráfica.
a)     Pegada – sinonímia.
b)    Êxodo – aperfeiçoa.
c)     Álbuns – atraí-lo.
d)    Ritmo – itens.
e)     Redimí-la – grátis.

19 – (FAAP) – Indique a alternativa em que aparece uma palavra que não deve ser acentuada graficamente:
a)     Graudo – nucleo – flebil – paraiso – invio.
b)    Etiope – cadaver – lepido – estrategia – pindaíba.
c)     Refém – púbere – nodoa – apoteose – chávena.
d)    Enfase – pênsil – égide – azafama – bílis.
e)     Nenhuma das anteriores.

20 – (FM-CATANDUVA) – Assinale a alternativa em que todas as palavras devem ser acentuadas:
a)     Egoismo – ciúme – algum – provileu.
b)    Paiçandu – dor – tempera (substantivo) – bisturi.
c)     Itaqui – médium – tântalo – comboio.
d)    Rouxinois – moinho – juiz – codeima.
e)     Nenhuma das hipóteses anteriores.

21 – (FM-ITAJUBÁ) – Todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente, exceto.
a)     Maniqueismo.
b)    Fizessemos.
c)     Destroier.
d)    Miosotis.
e)     Maquinaria.

22 – (VIÇOSA) – Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto.
a)     Já.
b)    Nós.
c)     Há.
d)    Dói.

e)     Pés.

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