domingo, 18 de junho de 2017

FILME(ATIVIDADES): O MENINO MALUQUINHO - SINOPSE - COM ATIVIDADES GABARITADAS

FILME(ATIVIDADES) - O MENINO MALUQUINHO 

                       Informações Técnicas
Título Original: 
 Menino Maluquinho
 O Filme
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Infantil
Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento:  1994
Distrib.:  Europa Filmes
Direção:  
Helvécio Ratton

  SINOPSE

    Maluquinho é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos... daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que "aprontou alguma daquelas". No final dos anos 60 Maluquinho vive suas aventuras com sua turma: o gordinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Em meio às corridas de carrinhos de rolimã, as gostosas travessuras e os longos papos com Irene - a empregada e amiga de fé - ele vai curtinho sua vidinha, feliz.

Aí vai o link do filme completíssimo, é só baixar e assistir com sua turma. O resultado da atividade será fantástico. Boa sorte!
https://www.youtube.com/watch?v=kAqq0KLtX7Q


 INTERPRETAÇÃO DO FILME: “O Menino Maluquinho”

01. De acordo com o filme visto, responda:
a) Por que os pais do Maluquinho foram chamados à escola?
    Porque bateu a cabeça em uma árvore e desmaiou.

b) Que mágica Maluquinho tentou fazer na cozinha?
     Transformar um ovo em um pintinho.

c) Qual o nome do “Bocão”?
     Roberto.

d) O que foi servido no almoço na casa do Maluquinho?
     Sopa de Legumes.


e) Quem era a menina que encantava os meninos e despertava a inveja nas meninas?
Valéria.

f) O que o pai do Maluquinho queria quando o levou para passear de barco?
 Contar sobre a separação.

g) Para quem Maluquinho fez versinhos na escola?
Greta.

h) O que Maluquinho fez na peça da escola?
Recitou poema.

i) O que o avô do Maluquinho prometeu a ele e aos seus amigos?
Levar todos para a fazenda de avião.

j) Com que brinquedo o avô do maluquinho estava brincando enquanto conversava com sua avó?
Com um pião.

k) O que Maluquinho e seu primo queriam organizar com os meninos da cidade de seu avô?
Uma partida de futebol.

l) Como os meninos fugiram dos cachorros enquanto estavam roubando mangas?
Fugiram num balão com o avô do Maluquinho.

m) Que apelido Bocão deu à sua irmã Nina? Por quê?
Sandália Havaiana. Porque não larga do pé dele.

02. Marque um X na resposta correta:
  O que Carol ofereceu ao Maluquinho na hora do recreio?
a) Hambúrguer.
b) Cachorro-quente.
c) Cenoura.
d) Maçã.

  Que revistinha Maluquinho comprou ao sair da escola?      
a) Pererê.
b) Turma da Mônica.
c) Super-homem.
d) Batman.

  O que a mãe do Maluquinho usou para chamá-lo para almoçar?
a) Um tambor.
b) Um violão.
c) Uma guitarra.
d) Uma corneta.

  Quem ensinou a brincadeira do melado para o Maluquinho?      
a) Seu pai.
b) Seu avô.
c) Bocão.
d) Sua avó.

  Quem foi homenageado na festinha da escola?      
a) Dom Pedro I.
b) Tiradentes.
c) O presidente Lula.
d) Zumbi.

03. Complete:
a) O cachorro que atacou Bocão e os meninos chama-se King Kong.

b) Bocão  foi o menino que ganhou o concurso de pum.

c) O livro que o Menino Maluquinho estava lendo falava sobre uma  casa com tesouros.

d) Maluquinho e seus amigos foram para o interior num avião.


04. Responda:
Que parte do filme você mais gostou? Por quê?
Resposta Pessoal.


sexta-feira, 16 de junho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TREM DAS ONZE (DEMÔNIOS DA GAROA) COM GABARITO

TREM DAS ONZE

                                                                            Demônios da Garoa

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


Além disso mulher tem outra coisa
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar
Sou filho único, tenho minha casa pra olhar
Não posso ficar, não posso ficar...


Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã


ENTENDENDO A CANÇÃO:

1) Por quais razões o homem não podia mais ficar em companhia da mulher?
-O trem só teria no outro dia.
-A mãe dele não dorme enquanto ele não chegar.

2) Onde mora o homem? Que meio de transporte ele utiliza?
Mora em Jaçanã, um bairro em São Paulo – capital.

3) Quantos irmãos ele tem?
Nenhum.

4) Em sua opinião a mulher ficou alegre ou triste com o fato de o homem ter de ir embora?
Resposta Pessoal.

5) Na letra da música, as onze horas se referem ao período da manhã ou da noite?
 Da noite.

6) De que outro modo se poderia escrever 11 horas da noite?
 Escreve –se  23:00h
                            

terça-feira, 13 de junho de 2017

POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: SEM CASA - COM GABARITO

POEMA:  SEM CASA
                  Roseana Murray

Tem gente que não tem casa,
Mora ao léu, debaixo da ponte,
No céu a lua espia.
Esse monte de gente na rua,
Como se fosse papel.
Gente tem que ter onde morar,
Um canto, um quarto, uma cama,
Para no fim do dia
Guardar o corpo cansado,
Com carinho, com cuidado,
Que o corpo é a casa dos pensamentos.
                                                                                                  
ENTENDENDO O TEXTO:
1 – Qual é o título do poema?
       Sem casa.

2 – Dê o significado da expressão “mora ao léu”.
       Não se tem um endereço fixo.

3 – Escreva com suas palavras o significado da expressão “monte de gente”.
       Resposta pessoal.

4 – De que assunto trata o poema?
       De pessoas que não tem casa para morar.

5 – Complete as frases:
a)     No céu a lua espia esse monte de gente.
b)    Na rua como se fosse papel.
c)     Gente tem que ter onde morar.

06 – Entre as intenções relacionadas a seguir, qual delas você acha que se aplicam ao poema.
a)   Informar.
b)   Apresentar uma opinião.
c)   Emocionar e sensibilizar o leitor.
d)   Documentar um fato.
e)   Estimular a fantasia e o sonho.

07 – Qual o aspecto do poema de acordo com a autora?
      É de sensibilizar e fazer arte com a linguagem (jogos sonoros, criar imagens com palavras).

08 – É possível encontrar no poema resposta para as perguntas: quem? onde? quando? o quê? Explique.

      Não. Porque o poema não define personagens, local, tempo ou fato narrado, trata genericamente de gente que não tem onde morar.

ORTOGRAFIA
1 – Emprego de E ou I.
- Atue.                    – Coe.                    –Abençoe.            – Polui.
- Magoe.                – Triste.                 – destrói.              – perdoe.
- Peixe.                   – Habitue.            – Tumultue.          – Abacaxi.
- Restitui.              – Constrói.            – Continue.            – Pente.

2 – Emprego de X ou CH.
- Ameixa.             – Enxada.               – Abacaxi.         – Caixa.
- Cocha.               – Chuchu.               – Enchente.       – Xingar.
- Cachimbo        - Bochecha               – Xícara.


PROVÉRBIOS OU DITOS POPULARES- ATIVIDADE COM GABARITO

 PROVÉRBIOS OU DITOS POPULARES

        Os provérbios ou ditos populares são frases e expressões que transmitem conhecimentos comuns, ensinamentos ou uma reflexão sobre a vida. A maioria é de criação anônima, muitos criados há séculos, e são utilizados até os dias atuais porque estão relacionados a aspectos universais da vida. Quem nunca ouviu dizer “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”?

1 – Descubra os pares de frases que formam provérbios.

(01)Quem semeia o vento                   (11) e o silêncio é ouro.

(02)Quem tem boca                              (05) bonito lhe parece.

(03)Em casa de ferreiro                        (06) sempre alcança.

(04)Deus ajuda                                       (07) se vai longe.

(05)Quem ama o feio                            (01) colhe tempestade.

(06)Quem espera                                   (12) tira os cinco dedos.

(07)Devagar                                           (10) no outro fica sem.

(08)Água mole em pedra dura               (02) vai a Roma.

(09)Quem economiza na ferradura       (03) espeto é de pau.

(10)Quem come tudo num dia              (08) tanto bate até que fura.

(11)A palavra é prata                            (04) quem cedo madruga.

(12)Pobre quando mete à mão no bolso   (09) perde o cavalo.

(13)Cada um sabe onde o                   (16) o coração não sente.

(14)A nossa dor é sempre                   (15) vem a cavalo.

(15)O castigo sempre                          (13) sapato lhe aperta o calo.

(16)O que os olhos não veem             (14) maior que a dos outros.


      



segunda-feira, 12 de junho de 2017

ANEDOTA: JOÃOZINHO -SÉRIES INICIAIS - ENSINO FUNDAMENTAL I - COM GABARITO


  ANEDOTA: JOÃOZINHO

        O pai de Joãozinho fica apavorado quando este lhe mostra o boletim:
        --- Na minha época, as notas baixas eram punidas com uma boa surra – comenta contrafeito.
        --- Legal, pai! Que tal pegarmos o professor na saída amanhã.

 Donaldo Buchweitz. Piadas para você morrer de ri.
                                                                     Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 38.

1 – Observe a situação em que se dá o diálogo entre pai e filho.
a)     O momento é tenso ou descontraído? Por quê?
Tenso. Pela surpresa das notas baixas.

b)    Como está o pai? Justifique sua resposta com palavras do texto.
Apavorado. Com o que vê no boletim.

2 – Observe a fala do pai de Joãozinho.
a)     O que ele quer dizer ao comentar que, em sua época, as notas baixas eram punidas com surras?
Quis dizer que o Joãozinho merecia uma surra.

b)    Portanto, nesse momento, que imagem ele provavelmente tem de Joãozinho?
Um mal aluno.

c)     Você acha que o pai pretende dar uma surra no filho?
Não.

d)    Então, com que intenção o pai faz esse comentário? Que imagem de si mesmo ele quer passar para o filho?
Com a intenção de que Joãozinho merecia uma surra. Que na época dele, toda nota baixa era castigado com surra.

3 – O humor da anedota está no mal-entendido que há entre pai e filho quanto à compreensão da fala do pai.
a)     De acordo com a fala do pai, quem supostamente merecia algum tipo de punição? Por quê?
Joãozinho. Porque tinha notas baixas.

b)    Por que a resposta de Joãozinho surpreende?
Porque o professor seria o responsável.


FÁBULA PARA SÉRIES INICIAIS: A CIGARRA E A FORMIGA - RUTH ROCHA - COM GABARITO

FÁBULA: A CIGARRA E A FORMIGA
                   RUTH ROCHA

A cigarra passou todo o verão cantando. A formiga juntando seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa de formiga pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela:
--- E o que é que você fez durante todo o verão?
--- Durante o verão eu cantei – disse a cigarra.
E a formiga respondeu:
--- Muito bem pois agora dance!

                         ROCHA, Ruth. Fábulas de Esopo. São Paulo: FTD, 1993. p. 23.
MORAL: Quem guarda tem!

Reflexão sobre a língua.
Explique para os alunos  que a fábula é um texto narrativo em que os personagens são animais e que traz uma lição de moral. Não apresente a “moral”. Discuta com eles as situações vivenciadas pela cigarra no texto.
1 – Quem são os personagens?
       A cigarra e a formiga.

2 – Como se comportam?
       A cigarra canta e a formiga junta seus grãos.

3 – Onde vivem?
       Vivem na floresta.

4 – Comente a moral da fábula.
       Resposta pessoal.

Leitura e interpretação

1 – Ligue o nome ao número de suas letras:
FORMIGA – 7                                                       5                              
CACHORRO – 8                                                   4
PORCO – 5                                                            6
CAVALO – 6                                                          8
ONÇA – 4                                                              7
2 – Ligue o nome à sua letra inicial:
VACA                                                               M
CIGARRA                                                         E
MORCEGO                                                       C
ELEFANTE                                                       V

Reflexão sobre a língua

3 – Complete os espaços com as letras que faltam formando nomes de animais de cada grupo:
OVELHA
PATO.
SARDINHA.
MARRECO
CAMARÃO.
CAVALO.
GALINHA
SALMÃO
PERNILONGO.

4 – A mesma letra está faltando em todas as palavras do mesmo grupo (animais brasileiros em extinção). Descubra qual é esta letra.
GUARÁ.
CERVO-DO-PANTANAL.
TARTARUGA-VERDE.
JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO.
LOBO-GUARÁ.
MICO-LEÃO-DOURADO.

5 – Complete os nomes abaixo, pois estão faltando duas letras seguidas que possuem um único som (SS, RR, LH, CH, NH):
CARRAPATO.
ARARINHA-AZUL.
CACHORR0-DO-MATO.
BARRIGUDO.
SSARO-PRETO.
COLHEITA.

6 – Nos nomes abaixo duas letras seguidas estão faltando. Complete com:
(PR, BR, CR, TR):
LACRAIA.
ZEBRA.
COLIBRI.
PREGUIÇA.
COBRA.
TRIGUEIRO.

7 – Você concorda com a atitude da formiga em não deixar a cigarra entrar em sua casa? Por quê?
       Resposta pessoal.

8 – Se fosse você, ajudaria a cigarra ou também a mandaria embora?
       Resposta pessoal.

9 – Escreva como ficaria o final da história se a formiga deixasse a cigarra entrar em sua casa.
       Resposta pessoal.

10 – Desenhe a parte que você mais gostou da fábula.
       Resposta pessoal.

11 – Escreva os encontros consonantais das palavras:
FLAUTA =  FL
ENGRAXATE = GR
ABRAÇO =  BR
DROGARIA = DR
COMPLICADO = PL
COBRADOR = BR
ATLETA = TL
PLANTAÇÃO = PL
PRIMEIRO = PR


domingo, 11 de junho de 2017

SIMULADO DE NUMERAIS PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


SIMULADO DE NUMERAIS

1.  Indique o item em que os numerais estão corretamente empregados:
a) Ao Papa Paulo seis sucedeu João Paulo primeiro.
b) Após o parágrafo nono, virá o parágrafo décimo.
c) Depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.
d) Antes do artigo dez vem o artigo nono.
e) O artigo vigésimo segundo foi revogado.


2. Marque o emprego incorreto do numeral:
 a) Terceiro aluno da fila.
 b) Página 102 (cento e dois)
 c) 80º (octogésimo)
 d) 23º (vigésima terceira)
e) 20 (vinte partes de meu salário)

3.Assinale o item em que NÃO é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
a – Depois de tantas compras fiquei com 1/3 (o triplo) do dinheiro.
b – Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
c - Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d – O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e – Daremos às meninas 6 (seis) pontos na média bimestral.

  
4- Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:
a)    octagésimo trecentésimo septingentésimo nongentésimo.
b)    octogésimo, trecentésimo septingentésimo, nonagésimo.
c)    octingentésimo, tricentésimo septuagésimo nonagésimo.
d)    octogésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo.
e)    n.d.a.

5- Assinale a alternativa incorreta.
a) 136° – centésimo trigésimo sexto
b) 1008° – milésimo oitavo
c) 486° – quadringentésimo octogésimo sexto
d) n.d.a.

6- Ele obteve o … (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro

7- Assinale a frase em que NÃO tenha numeral cardinal:
a) Os três meninos chegaram juntos na escola.
b) José chegou ao aeroporto duas horas depois do avião ter decolado.
c)  Recebi doze avos do meu salário.
d)  Comprei seiscentos e sessenta gramas de mortadela.


8-Triplo e  quádruplo são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b) ambos ordinais.
c) ambos cardinais.
d) ambos multiplicativos.
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

9- Nas frases abaixo, coloque (x) na alternativa em que apareça o numeral fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta.
b) Esse filme é de segunda categoria.
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola.
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa.
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita.

10. Em todas as frases abaixo os numerais foram corretamente empregadas exceto em:
a) O artigo vinte e cinco deste código foi revogado.
b) Seu depoimento foi transcrito na página duzentos e vinte e dois.
c) Ainda não li o capítulo sétimo desta obra.
d) Este terremoto ocorreu no século dez antes de Cristo.
e) n.d.a



“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes”.(Paulo Freire) 

SIMULADO DE ADJETIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


SIMULADO DE ADJETIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

1. Assinale a alternativa que possui adjetivo biforme.
a) Homem Forte
b) Menina Estudiosa
c) Homem Capaz
d) Mulher Contente
e) Aluna Inteligente




2. O Superlativo de Fino é:
a) Fininho
b) Finão
c) Fisinho
d) Finadissímo
e) Finíssimo

3. Em qual dos casos o primeiro elemento do adjetivo composto NÃO corresponde ao substantivo entre parênteses?
a) Indo-europeu (Índia)
b) Ítalo-brasileiro (Itália)
c) Luso-brasileiro (Portugal)
d)  Greco-romana (Nigéria)
e) Anglo-americano (Inglaterra)

4. Assinale a opção em que ambos os termos NÃO admitem flexão de gênero:
a) inglesa pálida
b) jovem leitor
c) alguns mestres
d) semelhante criatura
e) moça ideal

5. Marque (x) na alternativa em que o plural quanto ao gênero seja incorreta.
a) A aluna é aplicada. Os alunos são aplicados.
b) Aquela cantora é excelente. Aquelas cantoras são excelentes.
c) A abelha é branca. As abelhas são brancas.
d) O imperador é bom. Os imperadores são bons.
e) N.D.A

6. Assinale a única alternativa em que o adjetivo NÃO seja superlativo absoluto sintético.
a) José é magérrimo.
b) Ferrari é um carro caríssimo.
c) É um tratamento eficacíssimo.
d) O tigre é ferocíssimo.
e) Claudete é a mais risonha da sala de aula.

7. Marque (x) na alternativa INCORRETA.
a) Comemoramos as festas juninas.   -  de junho
b) O Brasil exporta material bélico.   – de guerra
c) Não gosto de carne suíno. – de boi
d) O ar campestre é mais saudável. – do campo
e) A garota tinha um semblante angelical. – de anjo

8. Assinale a alternativa em que o adjetivo destacado não seja composto.
a) O pôr-do-sol tingia o céu de vermelho-alaranjado.
b) A professora explicou nossas raízes afro-indígenas.
c) Aquele livro infanto-juvenil foi um sucesso.
d) O rapaz mineiro venceu o festival de música.
e) Joana tem cabelos castanhos-escuros.

9. Na frase: “Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama...” a palavra destacada é:
a) substantivo simples
b) substantivo composto
c) substantivo primitivo
d) substantivo derivado
e) N.D.A

10. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Quem nasce em Minas Gerais – mineiro
b) Quem nasce no Piauí – paulista
c) Quem nasce em Curitiba – curitibano
d) Quem nasce no Espírito Santo – capixaba
e) Quem nasce em Aracaju - aracajuense


“Ouve os conselhos, aceita a instrução: Tu serás sábio para o futuro.” Provérbios. 19:20  - Bom Simulado!