quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

CRÔNICA: SUPERMERCADO DE MÃES - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

 CRÔNICA: SUPERMERCADO DE MÃES

 Parei diante da placa: “SUPERMERCADO DE MÃES: adquira aqui a sua mãe novinha em folha, temos qualquer  ingrediente, qualquer acessório, tenha a sua mãe sob medida. Troque sua mãe velha por uma nova. Adquira agora sua mãe perfeita. Sem defeitos de fabricação.”^

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZSl6ZJlbkiA70aWYcMuGUlRmnFbEkD16Y-YNTY0whoIH9U8D9kq4ubEOjtnJcHzHhmUbmVBITXp64Nf2feUjtV_MvYw-pITI3WpW6KmumACGTIif5_ufQ0fpdAJNK-2NnZ53-l1oUBXUnTajw5G6tB7Q83NxxHHBYhwzIuSn0zwAPAoPIHvAgeSmQkhA/s1600/MAE.jpg


Entrei apressado. As prateleiras recheadas de opções, apanhei minha mãe perfeita e fui correndo para casa, li atentamente a embalagem:

“1. Atende a qualquer pedido, sem questionar;

2. Não lhe obriga a tomar banho, estudar, arrumar seu quarto, fazer deveres, ir para a escola, fazer suas preces, ir dormir cedo, e toda aquela chateação dos modelos reais.

Esperamos que fique 100 % satisfeito com seu novo modelo, pois não aceitamos devolução.”

- E quem vai querer devolver uma mãe assim?! – Pensei.

Os dias passaram rapidamente, tudo era pura diversão até que um dia caí da bicicleta, minha mãe perfeita fez todos os curativos, mas não vi uma lágrima em seu rosto, um sinal de preocupação. Fui ao supermercado disposto a devolvê-la.

- Sinto muito, você não leu as instruções? Não aceitamos devolução de mãe. – disse o atendente.

- Eu sei, mas esta aqui está com defeito, ela não se importa com o que eu faço, não demonstra afeto, dedicação, deixa-me fazer tudo que eu quero, mesmo quando isso me prejudica.

- Não lestes a caixa? Estas mães são assim justamente perfeitas porque não tem um coração, as mães de verdade apesar de todas as imperfeições fazem o que julgam melhor para os filhos porque os amam e o amor é o que lhe a direção.

- Fui enganado! – gritava e esperneava. – Fui enganado! Devolvam-me o modelo original, quero de volta a minha mãe.

Neste momento acordei todo ensopado em lágrimas, ao meu lado minha mãe.

- Foi só um sonho meu filho, agora a febre já baixou.

Pulei em seu pescoço e lhe dei um grande abraço.

Quem quer uma mãe perfeita, tendo uma com tanto amor?!  

(Autor desconhecido)

http://historiaseensinamentos.blogspot.com.br/

Entendendo o texto

01-Qual o objetivo central do texto-discurso?

      a- informar;

      b- criticar;

      c- transmitir ensinamento;

      d- divertir.

02-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não apropriados:

    a-( F ) Percebe-se o discurso de que é preciso exigir mães perfeitas;

     b-(  V  ) Percebe-se o discurso de que o mais importante é o amor das mães com os filhos;

     c-(  V  ) Percebe-se uma crítica sutil aos filhos que exigem demais de suas mães;

     d-(  F ) Percebe-se uma crítica do autor às chatices das mães com os filhos;

     e-(  V  ) Percebe-se o discurso de que as preocupações das mães ocorrem justamente por elas amarem seus filhos;

03-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- é preciso ter mães mais tolerantes com seus filhos;

     b- é preciso ter mães perfeitas;

     c- é preciso valorizar as mães tais quais elas são;

     d- é preciso perdoar as mães.

04-Descubra e transcreva os argumentos citados no texto-discurso que revelam as reclamações comuns que os filhos fazem de suas mães.

"Não lhe obriga a tomar banho, estudar, arrumar seu quarto, fazer deveres, ir para a escola, fazer suas preces, ir dormir cedo, e toda aquela chateação dos modelos reais."

05-A quem ou a que se referem as palavras grifadas no texto-discurso?

As palavras grifadas se referem à mãe perfeita adquirida no supermercado.

06-No argumento “Adquira agora sua mãe perfeita”, o advérbio grifado demarca:

    a- modo;

    b- tempo;

    c- lugar;

    d- certeza

07-No argumento “As prateleiras recheadas de opções, apanhei minha mãe perfeita e fui correndo para casa”, a conjunção grifada sugere:

a-   oposição ao que foi dito antes;  

b-   adição de informação ao que foi dito antes;

c- conclusão sobre o que foi dito antes;

08-No argumento “Troque sua mãe velha por uma nova”, quais são os dois adjetivos que caracterizam negativamente e positivamente a mãe?

Negativamente: velha; Positivamente: nova.

09-No argumento “Esperamos que fique 100 % satisfeito com seu novo modelo, pois  não aceitamos devolução”, a conjunção grifada:

     a- conclui sobre o motivo da informação anterior;

     b- explica e justifica o motivo da informação anterior;

     c- opõe-se ao motivo da afirmação anterior.

10-Extraia o discurso direto em que a mãe real é citada.

     "Foi só um sonho meu filho, agora a febre já baixou."

11-O texto-discurso foi escrito predominantemente na forma:

      a- descritiva;

      b- dissertativa;

      c- narrativa;

      d- de relato.

12-Produza um texto-discurso refletindo sobre o papel das mães nas nossas vidas

Possível texto:

O papel da mãe na vida de um indivíduo é insubstituível. Ela é a primeira figura de apego, a responsável por nutrir, cuidar e educar. A relação mãe-filho é um dos vínculos mais fortes e complexos que existem, repleta de amor, desafios e aprendizados mútuos.

Ao longo da vida, a mãe desempenha diversos papéis: é amiga, confidente, orientadora, protetora. Seu amor incondicional é capaz de superar qualquer obstáculo e oferecer conforto em momentos de dificuldade. A figura materna é fundamental para a formação da personalidade, dos valores e da autoestima dos filhos.

No entanto, é importante ressaltar que a maternidade não é perfeita. Mães são seres humanos, com suas próprias qualidades e defeitos. Erram, aprendem e evoluem ao longo do tempo. É fundamental que os filhos compreendam e valorizem a jornada materna, reconhecendo o esforço e o amor dedicados.

A valorização da figura materna é essencial para uma sociedade mais justa e humana. Ao celebrarmos o papel das mães, estamos reconhecendo a importância da família e dos laços afetivos para o desenvolvimento de cada indivíduo.

 

 

ARTIGO DE OPINIÃO: LIBERDADE DE ESCOLHA: O PREÇO QUE SE PAGA - EDUARDO ELIAS - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: Liberdade de escolha: o preço que se paga

A liberdade de poder fazer as nossas próprias escolhas é algo que só conseguimos perceber depois que perdemos. Muitas vezes é possível recuperar essa liberdade. Outras vezes essa liberdade é reduzida, ou até mesmo, perdida pelo resto dos dias terrenos. Poder escolher quando, o que, onde. Ser livre, independente. Essa liberdade tem seu preço: as consequências das escolhas feitas. E talvez seja isso que gere a dúvida na hora de escolher. Será que estou fazendo a escolha certa? Será que não seria melhor aquela outra opção?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis1VgYm-VT8FZH3zMK9xkWuzT0nIyN3a8kg90RPZzN_JD_GfeXzte2dzhwNvbenyUv3PPzTuOvwRLvEpkWDVwQUd8nDFv0_AhgsWMWwfwYWXOe-qRdhPEhpihx_NiYL0GxYJVUNwRYGjsLAKHMZkiU6YRcmof0RRxUeypQzovMzwsyXTlxqg2KfQcBaow/s320/um-sonho-de-liberdade.png


Ter receio é normal. E a apreensão aumenta quando começamos a pensar que essa primeira escolha afeta e/ou vai influenciar as escolhas seguintes. Todas as escolhas terão seu preço a pagar. E será cobrado, não tenha dúvida.

Estamos fazendo escolhas o tempo inteiro. Escolhas que vão mudar o curso de nossas vidas, outras que não farão grande diferença. Algumas com preços baixos. Outras com preços tão altos, que podem custar a liberdade de continuar escolhendo.
         Muitas pessoas fazem escolhas muito importantes como se estivessem decidindo qual roupa vão sair para um bar encontrar com os amigos, simplesmente porque desconsideram o preço que terão que pagar pela escolha feita.

Quando alguém dirige o carro depois de beber pode estar pensando em ser parado na blitz. Eu penso em uma possível paraplegia resultado de um acidente que poderia ter sido evitado se estivesse sóbrio. (Trágico né? Eu sei. Seja um devoto de São Murphy e entenderá.)

         Duas certezas em relação às escolhas: – O preço será cobrado. – “Não nos é permitido saber como seria.” Quando, desistir da escolha feita, não é uma opção, não adianta fantasiar com o “como teria sido se…”.
         Se comprometer com a opção escolhida, se concentrar nela, ajuda a pagar o preço cobrado. Eu gosto de dizer que tudo tem seu lado bom e ruim. Sendo assim, será impossível conseguir decidir por um caminho que só terá coisas boas ou só coisas ruins. O negócio é pegar aquele caminho que parece ser o melhor (e, às vezes, eu sei que é triste, o menos pior) e ir em frente.

         Às vezes, só descobrimos que o preço a pagar por uma escolha era diferente daquele que estávamos esperando, quando a decisão já foi tomada. Mas como os benefícios costumam surpreender também, a coisa acaba se equilibrando.

É complicado não usar das  muletas nesses momentos de indecisão. Mas pior que decidir errado é não se decidir. Ficar parado esperando que alguém decida por nós.                                                                                                          Por: Eduardo Elias

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para argumentos não pertinentes:

a-(  V ) Percebe-se o discurso de que toda escolha feita possui alguma consequência;

b-(  V  ) Percebe-se o discurso de que a liberdade reside no ato de poder fazer escolhas;

c-( F  ) Percebe-se o discurso de que fazer escolhas não gera dúvidas na hora de escolher;

d-(   F  ) Percebe-se o discurso de que o preço das escolhas não será cobrado;

e-( V ) Percebe-se o discurso de que se fazem escolhas o tempo todo;

f-( F  ) Percebe-se o discurso de que toda escolha possui um preço alto a pagar;

g-(  V  ) Percebe-se o discurso de que algumas escolhas possuem um preço alto a pagar, já outras escolhas podem ter preços baixos;

h-(  F  ) Percebe-se o discurso de que algumas escolhas possuem um preço tão alto a pagar que a pessoa não pode mais sequer escolher, são os casos em que uma escolha na vida tem como consequência a morte;

i-(  V  ) Percebe-se o discurso exemplificativo de que uma escolha, como dirigir bêbado, pode ter um preço baixo a pagar, mas também pode ser o fim de quem fez essa escolha;

j-( F ) Percebe-se o discurso de que é possível prever todos os resultados de nossas escolhas;

k-( V ) Percebe-se o discurso de que não é possível prever o resultado das nossas escolhas;

l-( V ) Percebe-se o discurso de que não é possível desistir de algumas escolhas;

m-( V ) Percebe-se o discurso de que as escolhas podem ter consequências boas ou ruins;

n-(  V  ) Percebe-se o discurso de que às vezes só é possível escolher entre o pior e o menos pior;

o-(  F  ) Percebe-se o discurso de que é possível não se decidir e que esse é o melhor caminho;

p-(  V  ) Percebe-se um discurso de incentivo para que o leitor faça sempre suas escolhas;

02-Qual a tese central do texto-discurso?

   a- mostrar que não somos livres;

   b- mostrar que toda escolha possui consequências;

   c- mostrar os perigos de se fazer escolhas;

   d- conceituar o que é liberdade

03-O texto-discurso foi escrito predominantemente na forma:

       a- narrativa;

       b- poética;

       c- dissertativa-argumentativa;

       d- injuntiva

 04-Interprete o argumento Mas pior que decidir errado é não se decidir. Ficar parado esperando que alguém decida por nós.”.

      Significa que a inação e a procrastinação são piores do que tomar uma decisão, mesmo que ela seja errada. É preferível escolher um caminho, mesmo que ele não seja o ideal, a não fazer nada.

05-Ao usar o argumento Quando alguém dirige o carro depois de beber pode estar pensando em ser parado na blitz. Eu penso em uma possível paraplegia resultado de um acidente que poderia ter sido evitado se estivesse sóbrio.”, o autor está:

     a- exemplificando porque não se deve refletir antes de fazer uma escolha;

     b- exemplificando porque se deve refletir antes de fazer uma escolha;

     c- mostrando que os resultados das escolhas são previsíveis;

 06-Releia o texto-discurso e descubra a que se refere a expressão sublinhada no argumento Duas certezas em relação às escolhas: – O preço será cobrado. – “Não nos é permitido saber como seria.”.

Refere-se às duas certezas absolutas sobre as escolhas: o fato de que elas terão consequências e a impossibilidade de saber como seria a vida se tivéssemos feito uma escolha diferente.

07-No argumento “Eu gosto de dizer que tudo tem seu lado bom e ruim.”, a quem se refere o pronome sublinhado?

    Refere-se a qualquer situação, escolha ou acontecimento.

08-No argumento “O preço será cobrado”, o verbo grifado é conjugação de qual verbo em sua forma infinitiva dicionarizada?

  • SER (verbo no infinitivo)

09-No argumento A liberdade de poder fazer as nossas próprias escolhas é algo que só conseguimos perceber depois que perdemos.”, a palavra grifada sugere:

    a- tempo anterior à perda;

    b- tempo posterior à perda;

    c- tempo concomitante à perda

10-No argumento “Outras vezes essa liberdade é reduzida, ou até mesmo, perdida pelo resto dos dias terrenos.”, a palavra grifada sugere:

a-   tempo em que pode vir acontecer a liberdade;

    b- lugar onde pode vir acontecer a liberdade;

   c- alternativa do que pode vir acontecer com a liberdade

11-No argumento “Todas as escolhas terão seu preço a pagar. E será cobrado, não tenha dúvida.”, a conjunção grifada serve para:

   a- explicar a ideia anterior;

   b- adicionar nova informação;

   c- concluir a ideia anterior

12-No argumento “Outras com preços tão altos, que podem custar a liberdade de continuar escolhendo.”, a palavra grifada proporciona:

   a- intensidade da altura do preço a ser pago;

   b- comparação da altura do preço a ser pago;

   c- momento do preço a ser pago.

13-No argumento “Muitas pessoas fazem escolhas muito importantes como se estivessem decidindo qual roupa vão sair para um bar encontrar com os amigos...”, a palavra grifada está realizando uma:

    a- adição;

    b- comparação;

    c- intensificação;

    d- conclusão.

14-No argumento “Quando alguém dirige o carro depois de beber pode estar pensando em ser parado na blitz.”, a palavra grifada indica:

    a- o lugar da ação;

    b- a causa da ação;

    c- a finalidade da ação;

    d- o momento da ação.

15-No argumento “Eu gosto de dizer que tudo tem seu lado bom e ruim. Sendo assim, será impossível conseguir decidir por um caminho que só terá coisas boas ou só coisas ruins.”, a palavra grifada sugere:

a-   explicação da ideia anterior;

b-   conclusão da ideia anterior;

c-   adversidade da ideia anterior.

 

 

 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

FILME MOTIVADOR(ATIVIDADES): MULAN I (WALT DISNEY) - COM GABARITO

 Filme Motivador (ATIVIDADES): Mulan I (Walt Disney)

 

01-) Falamos sobre sentimentos e atitudes;

  • Objetivo: Introduzir a discussão sobre as emoções e comportamentos dos personagens.
  • Sugestão: Incentive os alunos a fazerem uma lista de sentimentos que identificaram durante o filme (alegria, medo, raiva, amor, etc.) e a relacioná-los com as atitudes dos personagens.
  •  Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIkeZ5MkOnbqeyJQDvB42Ic3cIkCVGANHW2dTNG9tYbrhLIYv6T-JsO_CRQg6Gtcegy3CzB03zss-x4hjotZ6FM-pPn9Dd7viTtPzHmLJ25ka0ekvCtuGzHJrPdkKiNE5bBpif3Tjhe-n2fr5BhuI_m1aeIz0li21vxsdVOBhnA29UyG57QmsZohSZ8hY/s1600/MULAN.jpg


02-) Assista ao filme e a seguir nomeie os personagens.

Vamos focar nos personagens principais e mais memoráveis:

  • Mulan: A protagonista, uma jovem que se disfarça de homem para servir no exército no lugar de seu pai.
  • Mushu: Um dragão espirituoso e cômico que serve como guia espiritual de Mulan.
  • Capitão Li Shang: Um soldado sério e dedicado que, inicialmente, desconfia de Mulan.
  • Fa Zhou: O pai de Mulan, um homem tradicional e protetor.
  • Fa Li: A mãe de Mulan, uma mulher gentil e amorosa.
  • Vovó Fa: A avó de Mulan, sábia e cheia de histórias.
  • Shan Yu: O líder dos hunos, o principal antagonista do filme.
  • Chi-Fu: Um conselheiro real arrogante e corrupto.
  • Yao, Ling e Chien-Po: Os amigos de Mulan no exército.

Outros personagens que podem ser mencionados, dependendo da sua análise:

  • General Li: O superior de Li Shang.
  • Casamenteira: A mulher responsável por encontrar noivos para as jovens da vila.
  • Ancestrais: Os espíritos ancestrais da família Fa.
  • Soldados hunos: Os seguidores de Shan Yu.
  • Outros aldeões: Habitantes da vila de Mulan.

  03-) Diga qual o sentimento que cada personagem revela durante a trama e qual atitude que ele (a) tomou que chamou sua atenção.

Mulan:

  • Sentimentos: Mulan demonstra uma gama ampla de sentimentos ao longo do filme. Inicialmente, sente-se aprisionada pelas expectativas da sociedade feminina de sua época. Deseja provar seu valor e independência, mas também teme por sua família e a desonra que poderia trazer caso fosse descoberta. Ao se disfarçar de homem e ingressar no exército, experimenta medo, incerteza, mas também um forte senso de propósito e determinação.
  • Atitude marcante: A decisão de Mulan de se alistar no lugar de seu pai, colocando sua própria vida em risco, é a atitude que mais chama a atenção. Essa ação demonstra sua coragem, lealdade e amor pela família.

Mushu:

  • Sentimentos: Mushu é um dragão espirituoso e cômico que busca recuperar seu antigo status. Ele demonstra lealdade a Mulan, mas também ambição e um desejo de ser reconhecido. Ao longo da jornada, ele desenvolve uma profunda amizade com Mulan.
  • Atitude marcante: A atitude de Mushu de constantemente tentar ajudar Mulan, mesmo que suas ações às vezes causem mais problemas do que soluções, é marcante. Sua lealdade e o desejo de ver Mulan triunfar são características marcantes de sua personalidade.

Fa Zhou:

  • Sentimentos: Fa Zhou é um pai protetor e amoroso, mas também tradicional e preocupado com a honra da família. Ele ama Mulan profundamente e deseja o melhor para ela, mas luta para aceitar que ela não se encaixa nos padrões tradicionais de uma mulher.
  • Atitude marcante: A decisão de Fa Zhou de se sacrificar para proteger a honra da família, mesmo sabendo que Mulan já havia tomado seu lugar no exército, demonstra seu amor incondicional por sua filha.

Capitão Li Shang:

  • Sentimentos: Li Shang é um soldado dedicado e sério, que inicialmente desconfia de Mulan por ela ser uma mulher no exército. Com o tempo, ele passa a reconhecer seu valor e a admirá-la como guerreira. Ele desenvolve sentimentos românticos por Mulan, mas também luta para conciliar seus deveres como líder com seus sentimentos pessoais.
  • Atitude marcante: A mudança de atitude de Li Shang em relação a Mulan, passando da desconfiança inicial para o respeito e a admiração, é marcante. Ele demonstra crescimento pessoal e a capacidade de reconhecer o valor das pessoas, independentemente de suas diferenças.

04-) Qual atitude Mulan tomou ao perceber que seu pai iria a guerra mesmo sem poder?

    a)     Preconceito

    b) indignação                            

    c) proteção

05-) Sabemos que devemos trabalhar para sermos vencedores e merecedores de conquistar nossos sonhos e um dos nossos personagens, Dragão Mushu, tinha um sonho;

a)         Qual era esse sonho?

        O sonho de Mushu era se tornar um ancestral respeitado, como os outros dragões.

b)         O que ele fez para conquista-lo?

       Para conquistar seu sonho, Mushu decide ajudar Mulan, acreditando que assim provaria seu valor.

c)         Mushu foi covarde ou corajoso? Justifique sua resposta!

Mushu é um personagem complexo. Inicialmente, ele demonstra covardia, mas ao longo da história mostra grande coragem e lealdade a Mulan. Justifique com exemplos do filme.

  06-) Sabemos que homens e mulheres são iguais, porém na história, essa não era a realidade, pois as meninas eram formadas pela Casamenteira para ser boa dona de casa, mãe e esposa. Já os meninos podiam ser e fazer o que eles bem quisessem. Denomine essa atitude:

     a. Racismo

     b. Preconceito

     c. Discriminação

07-) “Preconceito” .Você já passou por essa situação? Se sim, descreva essa situação.

      Resposta pessoal.

08-) Quais atitudes e sentimentos você usaria e tomaria para que o preconceito não existisse mais em nossas vidas?

      Resposta pessoal.

09-) “Devemos gostar/amar as pessoas do jeito que elas são”.

Quando o Capitão Lee Shang descobriu que Ping era na realidade uma mulher, (Mulan), ele a desprezou mesmo reconhecendo que Ping (Mulan) salvou seu exército inteiro.

Ao longo da história da humanidade vários heróis e ou mártires foram desacreditados e desprezados e alguns foram ate mortos por quererem viver seus sonhos e provar suas teorias, suas verdades.

a)         Qual desses heróis, ou mártires história da humanidade você mais admira?

Resposta pessoal.

b)         Procure, recorte e cole uma imagem desse herói ou mártir que você mais admira.

Resposta pessoal.

c)         Conte a história dele(a) e fale por que causa ele(a) lutou; se conseguiu alcançar seu objetivo; qual o benefício esse herói/mártir, deixou para ajudar construir a história da humanidade.

Resposta pessoal.

10-) No final da nossa história, Mulan foi reconhecida como heroína e Mushu alcançou objetivo.

Use sua inteligência emocional e descreva quais os principais sentimentos e atitudes que o filme nos mostra.

O filme transmite uma mensagem poderosa sobre valores emocionais e atitudes que inspiram. Aqui os principais sentimentos e atitudes demonstradas:  

Sentimentos

1. Coragem: Mulan enfrentou desafios e superou seus próprios medos para proteger sua família e ajudar seu país.

2. Determinação: Mushu, apesar de ser desacreditado, persistiu em seu objetivo de provar seu valor como guardião.

3. Orgulho: Mulan e sua família sentiram orgulho de suas conquistas, mostrando que o reconhecimento é uma recompensa pelo esforço genuíno.

4. Gratidão: O Imperador e o exército demonstraram gratidão a Mulan por sua bravura e inteligência.

5. Superação: O filme mostra a superação de barreiras sociais, culturais e pessoais.

 Atitudes 1. Quebra de preconceitos: Mulan desafiou papéis de gênero de impostos ao mostrar que as mulheres são igualmente capazes de feitos heróicos.

2. Respeito: O Capitão Shang, inicialmente relutante, reconheceu e respeitou Mulan por suas habilidades e caráter, não pelo gênero.

3. Altruísmo: Tanto Mulan quanto Mushu colocaram o bem-estar dos outros acima de suas próprias necessidades, ágil com generosidade.