segunda-feira, 26 de junho de 2017

SIMULADO - ORTOGRAFIA PARA ENSINO MÉDIO - ATIVIDADES COM GABARITO

ORTOGRAFIA

1 – A __________ lituana (movimento separatista) veio apenas _________ o juízo clássico de que, numa estrutura política marcada pela imobilidade e pelo extremo autoritarismo, os processos de abertura, por mais _______ que sejam, tendem a __________ um movimento que ultrapassa os limites pretendidos pelos governos.
a)     Secessão – ratificar – incipientes – deflagrar.
b)    Sucessão – robustecer – primitivos – estimular.
c)     Insurreição – retificar – insipientes – sublimar.
d)    Dissidência – corroborar – iminentes – denegrir.
e)     Sublevação – aviltar – fugidios – conter.

2 – (ITA) -  Mesmo nas economias mais influenciadas pelo ideário liberal, o poder público dispõe de instrumentos legais para _____________ a cartelização da oferta de certos itens, prática que se torna particularmente ______________ no caso _______________ controles grupais ____________ produtos que não podem ser substituídos facilmente, ainda que tenham seus preços majorados.
a)     promover – benéfica – desses – comercializarem.
b)    fomentar – vantajosa – destes – comerciarem.
c)     coibir – nefasta – de esses – incidirem sobre.
d)    impedir – suscetível -  de os – sobreviverem.
e)     moderar – benigna – dos – traficarem com.

3- (MACKENZIE) – Assinale a única alternativa que apresenta uma palavra escrita erroneamente:
a)     rabugice, impingir, égide, sarjeta.
b)    proviniente, dilapidar, despender, privilégio.
c)     demissionário, isenção, suscitar, maçante.
d)    hesitar, herbívoro, haurir, hérnia.
e)     engolir, bueiro, goela, entupir.

4- (MACKENZIE)
I – Pedira a _______________________dos advogados.
II – Há ________________________mas, sem dúvida, a maioria pensa em ganhar e não em competir.
III – Fazer ___________________ não era de seu agrado.
IV – O pai olhou o filho sem _______________, apesar de tanto tempo sem notícia.
Qual das alternativas apresenta os termos adequados, completando, respectivamente, os períodos acima?
a)     interseção, exceções, conceções, rescentimento.
b)    intercessão, exceções, concessões, ressentimento.
c)     intersessão, exceções, conceções, ressentimento.
d)    intercessão, exceções, concessões, ressentimento.
e)     intersecção, exceções, concessões, ressentimento.

5 – (VUNESP) – Assinale em que alternativa a manchete de jornal não contém erro de ortografia.
a)     FHC deve privatizar banco estadual.
b)    Delegado nega extorção.
c)     Facículo do atlas traz Japão e Oceania.
d)    Presidente deseja assessoramento de intelectuais.
e)     Petroleiros negam paralização.

6 – (ITA) – Assinale a opção em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.
a)     Homília, tepidez, revezar, reveses, paisinho.
b)    Pôr, pelo, véns, provejai, averiguem.
c)     Sequer, assimetria, descensão, suscinto, avidês.
d)    Caíste, amá-la-ieis, bemdisseram, prazeiroso, coalizão.
e)     Requesitar, rivalizar, fascínora, emurchecer, extravazar.

7 – (UNAERP) – Em virtude __________ de visitantes, naquela cidade, não houve nenhum __________ para os __________ que vieram participar da festa ____________.
a)     Excesso, previlégio, excurcionistas, beneficiente.
b)    Excesso, privilégio, excurcionistas, beneficente.
c)     Excesso, privilégio, excurcionistas, beneficiente.
d)    Excesso, previlégio, excursionistas, beneficiente.
e)     Excesso, privilégio, excursionistas, beneficente.

8 – (FF-RECIFE) – Assinale o item em que ocorre erro ortográfico.
a)     Obséquio, prezado, usina, proeza.
b)    Querosene, Terezinha, vazamento, amenizar.
c)     Fusível, colisão, cortesia, bazar.
d)    Requesito, fregueses, redondeza, aridez.
e)     Quiser, frambroesa, firmeza, atrasar.

9 – (CFET-PARANÁ) – Assinale a alternativa cujos vocábulos estão grafados corretamente e completam, respectivamente, as lacunas do texto a seguir.
--- A política de __________ de gastos fez com que __________ os trabalhos de ______________ em muitas universidades.
a)     Contenção – paralisassem – pesquiza.
b)    Contensão – paralisassem – pesquisa.
c)     Contensão – paralizassem – pesquisa.
d)    Contenção – paralisassem – pesquisa.
e)     Contensão – paralisassem – pesquisa. 

10 – (FEBASP) – Assinale a alternativa cujo grupo de palavras completa adequadamente as lacunas da frase:
--- O __________ do público ao __________ da reunião foi feito __________ severa vigilância.
a)     Acesso – recinto – sob.
b)    Assesso – rescinto – sobre.
c)     Aceço – ressinto – sobe.
d)    Asceso – rescinto – sobe.

11 – (FES-CATARINA) – Aponte a alternativa grafada corretamente:
a)     Burqueza – bazar – buzina – analisar.
b)    Gozo – estupidez – defeza – burgueza.
c)     Gozo – cafezal – fertilizar – pobreza.
d)    Buzina – catalisar – colonizar – riqueza.

12 – (MACKENZIE) – Preencha as lacunas das frases abaixo, indicando qual dos itens é correto.
I – Ele não _____ de nossa ajuda. (Prescinde/precinde)
II – Está chovendo _____. (À beça/à bessa)
III – Ele está _____ por esse assunto. (Obcecado/obsecado)
IV – Todos se revoltaram com a _____ do funcionário. (Suspensão/suspensão)
a)     Precinde; à bessa; obcecado; suspensão.
b)    Prescinde; à bessa; obcecado; suspensão.
c)     Precinde; à beça; obsecado; suspensão.
d)    Prescinde; à beça; obcecado; suspensão.
e)     Prescinde; à beça; obcecado; suspenção.

13 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta das palavras.
a)     Exceção – prevalecer – admissão.
b)    Exceção – prevalescer – admição.
c)     Exseção – prevalecer – admissão.
d)    Excessão – prevalecer – adimição.
e)     Exceção – prevalescer – adimissão. 

14 – (MACKENZIE) – Qual das alternativas apresenta todos os termos grafados corretamente?
a)     Bulir, guela, fascínio, nogento.
b)    Pixar, mansidão, lassivo conciliar.
c)     Jaboticaba, pêssego, ascensorista, rejente.
d)    Nódoa, burburinho, obsceno, vísceras.
e)     Ânsia, entopir, imagem, míngua.

15 – Em que alternativa há erros?
a)     Inglesinho – pesaroso – marquesinha.
b)    Teresinha – lapiseira – burguesa.
c)     Catequizar – desfaçatez – Luisinho.
d)    Gulozeima – freguesia – paralizar.
e)     Catalizar – adeusinho – cortesia.

16 – Assinale a alternativa que deve ser preenchida com J.
a)     Estran_eiro; _equitibá; gen_iva.
b)    _íria; pa_é; ri_eza.
c)     _erigonça; lison_eiro; _ibóia.
d)    Jeito; pajem; majestade.
e)     Nenhuma das anteriores.

17 – Qual a alternativa que deve ser preenchida com G?
a)     _ibóia; _eito; la_e.
b)    Pa_em; côn_u_e; ful_ir.
c)     Gor_eio; Can_ica; pa_é.
d)    Gesto; laringe; magia.
e)     Nenhuma das anteriores.

18 – Assinale a alternativa cujos vocábulos sejam escritos, em sua totalidade, com J.
a)     Gor_eta; pa_em; gen_iva.
b)    _iló; lison_ear; ti_ela.
c)     Va_em; sar_eta; gran_ear.
d)    _eito; salsu_em; ma_estoso.
e)     Manjedoura; gorjeio; jiboia.

19 – (ITA) – Em que caso todas as palavras são grafadas com J?
a)     Ma_estoso; _eitoso; _enipapo; _erico; _ir.
b)    Gor_eio; ma_iar; pa_em; _engibre.
c)     Here_e; ter_eito; berin_ela; o_eriza.
d)    Sujidade; Jirau; Jiboia; jegue.
e)     Gran_ear; re_eição; pa_é; privilé_io.

20 – (FUVEST) – Indique a alternativa correta.
a)     O ladrão foi apanhado em flagrante.
b)    Ponto é a intercessão de duas linhas.
c)     As despesas da mudança serão vultuosas.
d)    Assistimos a uma violenta coalização de caminhões.
e)     O artigo incerto na Revista das Ciências foi lido por todos nós.

21 – (FUVEST-revisto) – Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.
a)     Tecer, vazar, aborígene, testura, jilete.
b)    Rigidez, garage, dissenção, rigeza, cafuzo.
c)     Minissaia, paralisar, extravasar, abscissa, co-seno.
d)    Abscesso, rechaçar, indu, soçobrar, coalizão.
e)     Lambujem, advinhar, atarraxar, bússula, usofruto.

22 – (FUVEST) – Estava _____ a _____ da guerra, pois os homens _______ nos erros do passado.
a)     Eminente – defraglação – incidiram.
b)    Iminente – deflagração – reincidiram.
c)     Eminente – conflagração – reincideram.
d)    Preste – confraglação – incidiram.
e)     Prestes – flagração – recindiram.

23 – (FUVEST) – A _________ de uma guerra nuclear provoca uma grande __________ na humanidade e a deixa _____________ quanto ao futuro.
a)     Espectativa – tensão – exitante.
b)    Espetativa – tenção – hesitante.
c)     Expectativa – tensão – hesitante.
d)    Expectativa – tenção – hesitante.
e)     Espectativa – tenção – exitante.

24 – (MACKENZIE) – Aponte a alternativa em que todas palavras foram escritas corretamente.
a)     Exceção – pretensão – cansaço – ascensão – ânsia.
b)    Excessão – pretensão – cansaço – ascenção – ância.
c)     Exceção – pretensão, cançaso, ascensão, ância.
d)    Excessão – pretensão – cansaço – ascensão – ânsia.
e)     Exceção – pretenção –cansaço – ascenção – ância.

25 – (MACKENZIE) – Aponte a alternativa correta.
a)     Exceção – excesso – espontâneo – espectador.
b)    Excessão – excesso – espontâneo – espectador.
c)     Exceção – exceço – espontâneo – expectador.
d)    Excessão – excesso – espontâneo – expectador.
e)     Exeção – exeço – espontâneo – expectador.

26 – (UNICASTELO) – Qual a alternativa que completa corretamente as lacunas do período abaixo?
--- Permaneceu quieto até o final da _____________, depois procedeu à _____________ de bens conforme mandava a partilha.
a)     Seção; secção.
b)    Sessão; seção.
c)     Sessão; cessão.
d)    Secção; sessão.
e)     Cessão; sessão.

27 – (UF-JUIZ DE FORA) – Os peixes... enchiam a rede...
Normalmente, depois de ditongo e depois de em escreve-se X, constituindo-se encher e seus derivados uma exceção. Assinale a série que confirma a exceção.
a)     Rouxinol – peixe – enxada – enxurrada.
b)    Caixa – feixe – enxaguar – enxerida.
c)     Chave – chiqueiro – chocalho – chuva.
d)    Preencher – enchimento – enchente – preenchível.
e)     Exterior – extraordinário – extralegal – extranumerário.

28 – (UF-VIÇOSA) – Assinale a alternativa que preencha os espaços corretamente.
--- Não se concedem mais __________ de regalias.
--- O ___________ entre os grupos levou-os à ______________de todos os _____________.
a)     Excessos / consenso / extinção / privilégios.
b)    Exceços / consenso / extinção / privilégios.
c)     Excessos / concenso / extinção / privilégios.
d)    Escessos / concenso / extinção / previlégios.

e)     Exceços / consenso / extinção / previlégios.

sábado, 24 de junho de 2017

TEXTO: A SUSTENTABILIDADE PESSOAL - PARA O ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

A sustentabilidade pessoal

Você já ouviu falar em uma mulher chamada Gro Harlem Brundtland? Ela foi primeira-ministra da Noruega há uns 20 anos e presidiu a comissão do ONU que criou o conceito de "sustentabilidade". O que ela diz é bastante simples — que nós devemos "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro". Simples, mas não fácil. Por isso, atenção, pois, ainda que o Relatório Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo.

Pensar no futuro não é só tarefa dos futurólogos ou preocupação dos ecologistas. É atributo de quem pensa estrategicamente. Todos temos necessidades e procuramos atendê-las rapidamente, pois provocam desconforto. Antigamente precisávamos de comida, roupas, abrigo. Hoje acrescentamos outras prioridades — educação, lazer, relações, tecnologia, comunicação, transporte. Além disso, mudou a frequência das necessidades. Consumimos hoje coisas que precisaremos de novo amanhã e depois de amanhã. E assim por diante.

Essa lógica nos obriga a pensar sobre a linha do tempo, pois temos de atender às necessidades pessoais de hoje lembrando das outras no futuro, próximo ou remoto. Vem daí a ideia da sustentabilidade pessoal. Nosso progresso não pode comprometer nossa fonte de riqueza. Medir se uma prestação cabe no orçamento e enfiar-se em uma dívida para comprar algo que precisamos no momento pode prejudicar o orçamento por um bom tempo. E, como consequência, sacrificar as necessidades do amanhã.

O conselho de Gro é para ser levado a sério na vida pessoal também, pois, no fundo, ele quer dizer que você até pode gastar hoje o que vai ganhar amanhã, desde que não perca de vista que amanhã você vai ter outras coisas para gastar. Desejos e recursos são passageiros do mesmo barco. Isso vale para o planeta, para uma empresa, para uma família e para cada um de nós. Além disso, sempre é bom lembrar que liderança começa por auto liderança. E que pensar estrategicamente é um ótimo começo.

Eugenio Mussak. A sustentabilidade pessoal. Revista Você S/A, mar. 2008. 

1. O artigo de Eugenio Mussak é introduzido por uma pergunta.

           a) Qual é a pergunta?
"Você já ouviu falar em uma mulher chamada Gro Harlem Brundtland?

      b)A sequência do texto mostra que  se espera do leitor uma resposta afirmativa ou negativa a essa pergunta? Justifique sua resposta.
Negativa, pois na sequência o texto apresenta Gro Harlem Brundtland.

c)Por que essa pergunta é importante para o desenvolvimento do artigo?
         Porque ela desencadeia uma explicação a respeito da origem e da aplicação da ideia de sustentabilidade.

   d)  O autor trata o conceito de sustentabilidade no mesmo contexto em que ele foi proposto por Gro Brundtland? Justifique sua resposta com elementos do texto. 
Não, como vemos em "ainda que o Relatório Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo.


2. Releia. 

"O que ela diz é bastante simples - que nós devemos 'satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro'. Simples, mas não fácil."

   a) Quais são os motivos enumerados no artigo que justificam a dificuldade de se aplicar essa ideia?
Em primeiro lugar, tendemos a não pensar no futuro. Em segundo lugar, hoje nossas necessidades são mais numerosas do que momentos históricos anteriores. Em terceiro lugar, nossas demandas são ininterruptamente renovadas. 

  b) O texto se vale de fatos concretos (pesquisas, dados estatísticos, episódios históricos, etc.) para fundamentar esses motivos? Explique sua resposta levantando hipóteses sobre a escolha feita pelo autor.
O texto não cita fatos concretos. Os motivos são todos calcados no senso comum. Mesmo a comparação entre as necessidades de "hoje" e as de "antigamente" é feita sem a citação de datas ou eventos históricos. O articulista trabalha com ideias disseminadas na sociedade e aceitas por ela e parece, portanto, não sentir necessidade de comprová-las. 


3. Gro Harlem Brundtland conceituou a sustentabilidade planetária; o articulista parte dessa definição e desenvolve outros conceitos.

   a)   Como ele conceitua a sustentabilidade pessoal?
 Ele sintetiza a ideia de sustentabilidade pessoal do seguinte modo: "Nosso progresso não pode comprometer nossa fonte de riqueza".

   b)  De que modo o articulista afirma ter chegado ao conceito de sustentabilidade pessoal? Indique o trecho que justifica sua resposta.
 Com base no raciocínio lógico: "Essa lógica nos obriga a pensar [...]; Vem daí a ideia de sustentabilidade pessoal". 


4. Releia o último parágrafo do texto.

     a)  Quais ideias exploradas na introdução ou no desenvolvimento do texto são resgatadas na conclusão? Anote-as abaixo:
Ideias exploradas na introdução e no desenvolvimento: "ainda que o Relatório de Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo"; "[...] pensar estrategicamente é um ótimo começo". Ideias resgatadas na conclusão: "Isso vale para o planeta, para uma empresa, para uma família e para cada um de nós"; "Pensar no futuro [...] é atributo de quem pensa estrategicamente.

    b)  Considere sua resposta ao item e responda: que função tem o parágrafo que conclui o artigo?
A conclusão desse artigo funciona como uma síntese das ideias expostas na introdução e no desenvolvimento. 



PREPOSIÇÕES E ARTIGOS - ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

SIMULADO DE PREPOSIÇÕES E ARTIGOS

1)    Marque um X nas alternativas em que o artigo definido é opcional.
a)    Ainda não consegui encontrar o meu livro.
b)    Hoje telefonei para a Maria.
c)    Este é o retrato de Dona Isabel.
d)    Eu adoro o Rio de Janeiro.

2)    Em que alternativa o termo grifado indica aproximação.
a)    Ao visitar uma cidade desconhecida, vibrava.
b)   Tinha, na época, uns dezoito anos.
c)    Ao aproximar de uma garota bonita, seus olhos brilhavam.
d)    Não havia um só homem corajoso naquela guerra.
e)    Uns diziam que ela sabia tudo, outros que não.

3)    Em qual destas frases as preposições destacadas são relação de posse.
a)    A professora voltou de Belo Horizonte.
b)    Irei a São Paulo com muita pressa.
c)    Falaram de política na televisão.
d)    Lutamos contra a poluição do meio ambiente.
e)    Esta revista é de Janete e não de Maria.

4)    Marque a preposição que indica o sentido de instrumentos:
a)    Viajaremos em dois dias.
b)    Passarei minhas férias em Fortaleza.
c)    Ganhei um urso de pelúcia.
d)    Ele se feriu com a tesoura.
e)    Devemos protestar contra a violência.

5)    Em qual destas frases a preposição está INCORRETA?
a)    Prefiro chá com açúcar.
b)    Estou gripada sobre sábado.
c)    Fomos em várias lojas.
d)    Corremos até a esquina.
e)    Comprei um lenço para você.

6)    Em “Os amigos de João estranharam o seu modo de vestir”, os elementos estão sendo ligados por:
a)    sujeito
b)    preposição
c)    conjunção
d)    artigo
e)    substantivo

7)    Qual dos elementos a seguir está sendo ligado por preposição.
a)    Esperou entusiasmado ser convocado.
b)    João correu demais.
c)    Esperou com entusiasmo aquele passeio.
d)    Tenho esperanças!
e)    n.d.a.

8)    Preencha os espaços com a preposição correta e assinale a alternativa correta abaixo.
1.    Conversamos _______ nossos estudos.
2.    Aquela chácara é ___ meus tios.
3.    A criançada partiu ________ o acampamento.
4.    A excursão chegará ____Manaus hoje.
5.    Sempre lutamos ________ a má vontade de alguns.

a)    a, para, de, sobre, contra.
b)    sobre, de, para, a, contra.
c)    contra, sobre, a, de, para.
d)    para, sobre, de, a, contra.
e)    sobre, de, contra, para, a.

9)    Todas as expressões sublinhadas abaixo presumem uma circunstância de tempo, exceto:

a)    “E agora era desejada também.”
b)    Naquela noite despertaram...”
c)    “...não eram ainda anunciadores de desgraças...”
d)    “A mata dormia seu sono jamais interrompido”.
e)    “...já que os homens ainda não haviam chegado...”

10)”Nessa manhã, o coronel ia andando devagar entre os cacaueiros. Ali, antes havia uma grande mata.”
As palavras sublinhadas no período acima relacionam-se, respectivamente, às circunstância de:

a)    lugar, tempo, lugar.
b)    lugar, modo, causa.
c)    tempo, modo, lugar.
d)    tempo, lugar, tempo.
e)    n.d.a.