domingo, 15 de setembro de 2019

CRÔNICA: CÍNTIA ERA MINHA PRIMA - FERNANDO SABINO - COM GABARITO

CRÔNICA: Cíntia era minha prima
     
                       Fernando Sabino

        CÍNTIA era minha prima — filha do irmão de mamãe, que morava no Rio. Viera passar uns dias conosco. Era a primeira vez que eu tomava conhecimento da sua existência. Devia andar pelos dezessete, dezoito anos, o que queria dizer que era para mim uma mulher feita — e a mais bela que eu jamais vira de perto. Usava blusa sem manga e com decote, saia calça, tinha os cabelos louros, os olhos verdes e ainda por cima fumava. 
        Mamãe se escandalizou ao vê-la tirar calmamente da bolsa um cigarro na vista de todos e acender, para depois cruzar as pernas e soltar devagarinho a fumaça pelas narinas: 
        — Você fumando, menina? Seu pai sabe disso? 
        — Ora, titia, que é que tem de mais? 
        — Uma moça direita não fuma. 
        — Hoje em dia toda mulher fuma. Não é mais pecado. 
        E ela desviou da testa uma madeixa de cabelos, movimentando a cabeça para o lado num gesto que me pareceu simplesmente lindo. 
        A sua presença fez com que nossa casa ganhasse uma aura de encanto, como um lugar privilegiado, de um fascínio que parecia impregnar o próprio ar que eu respirava. Quando ela
surgia na sala, tudo se iluminava. Eu voltava correndo da escola para não perder um minuto da sua presença, e não arredava pé de casa, nem mesmo para ir ao quintal, meu reino esquecido.
Mamãe estranhava aquela mudança nos meus hábitos: 
        — Não sei o que deu nesse menino. 
        Nem eu mesmo sabia que estava experimentando pela primeira vez a sensação inebriante de uma paixão. 

             SABINO, Fernando. O menino no espelho. Rio de Janeiro, Record, 1982. p. 162-3.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 76-7.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Aura: Atmosfera.

·        Fascínio: Deslumbramento, encanto.

·        Impregnar: Infiltrar-se em, penetrar.

·        Inebriante: Embriagador, delicioso, extasiante.

02 – “Devia andar pelos dezessete, dezoito anos, o que queria dizer que era para mim um mulher deita”. O que se deduz desse comentário do narrador?
      Deduz que o narrador era muito mais jovem que Cíntia.         

03 – De que recursos Cíntia se utilizava para parecer adulta?
      Fumava, usava roupas sensuais e se preocupava com sua postura e trejeitos (modos de cruzar as pernas e movimentar a cabeça para desviar os cabelos).

04 – Que características do texto narrativo podemos observar no texto de Fernando Sabino?
      O texto conta fatos situados no tempo com o emprego de tempos verbais do pretérito e a presença de personagens, ações e cenários.

05 – Qual a importância para o narrador do episódio que ele, já adulto, relembra?
      Trata-se da descoberta de um sentimento novo, o amor.

06 – Você acha natural uma menina de 9 ou 10 anos querer parecer mulher usando maquiagem, unhas pintadas, minissaia, tamanquinhos, brincos, batom, etc.?
      Resposta pessoal do aluno.  

3 comentários: