Crônica: AMOR MODERNO DISPENSA
IDEALIZAÇÕES
Karin Dauch
O amor romântico não vive só nas telas
de cinema. A publicidade também prega o resgate do romantismo. A atmosfera da
lareira com vinho, namorados se beijando na chuva, e até mesmo a paquera por
telefone ditam o comportamento neo-romântico e ajudam a vender produtos.
De acordo com o diretor de marketing da
agência de propaganda DPZ, Marcelo Machado, a publicidade adapta o conceito de
romantismo à modernidade. Para que uma ideia seja aceita pelo público, é
necessário que a situação seja
pertinente ao seu estilo de vida.
pertinente ao seu estilo de vida.
Machado explica que, se a mídia ignorar
esse aspecto, vai facilmente despencar para o brega. "Impossível conceber,
por exemplo, um comercial onde duas pessoas, de poder aquisitivo alto e
residente em uma metrópole, ficam em casa escrevendo cartas de amor." Na
sua opinião, a dose exata de romantismo é aquela que melhor corresponde à modernidade:
de forma objetiva, sem cenários idealizados.
DAUCH,
Karin. O Estado de São Paulo, 15/05/96.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo
Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 176-7.
Entendendo a crônica:
Relativo,
referente, pertencente.
02 –
O título da reportagem sugere que existem duas formas de amor. Quais são elas?
O amor idealizado
e o amor não idealizado.
03 –
No primeiro parágrafo, a jornalista fala em comportamento neo-romântico. A
ideia de um novo conceito de romantismo é repetida por Marcelo Machado através
de que afirmação?
“A publicidade
adapta o conceito de romantismo à modernidade”.
04 –
Qual a preocupação do diretor da agência de propaganda ao explorar o sentimento
romântico dos consumidores? O que ele procura fazer para atingir o seu
objetivo?
A objetividade (X
subjetividade) e a não idealização (X idealização).
05 –
Sempre houve temperamento e sensibilidade romântica. No século XIX, chegou-se
até mesmo a caracterizar um estilo de época: o Romantismo. De acordo com o
texto, que características fundamentais servem para contrapor o romantismo
moderno ao romantismo do século XIX?
O que ele procura
fazer para atingir o seu objetivo? Vender produtos. Para isso, procura adaptar
a atmosfera romântica aos dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário