Cartas de amor
Eu era aluno do Júlio de Castilhos e
estudava à tarde (as manhãs, naquela época, estavam reservadas às turmas
femininas). Um dia cheguei para a aula, coloquei meus livros na carteira e ali
estava, bem no fundo, um papel cuidadosamente dobrado. Era uma carta; dirigida
não a mim, mas "ao colega da tarde". E era uma carta de amor. De amor
não; de paixão. Paixão fogosa, incontida, transbordante, a carta de uma alma
sequiosa de afeto. À qual o jovem escritor não teve a menor dificuldade de
responder.
Iniciou-se assim uma correspondência
que se prolongou pelo ano letivo, não se interrompendo nem com as provas, nem
com as férias de julho. À medida que o ano ia chegando a seu fim, os arroubos
epistolares iam crescendo. Cheguei à conclusão de que precisava conhecer a
minha misteriosa correspondente, aquela bela da manhã que me encantava com suas
frases.
Mas... Seria realmente bela? A julgar
pela letra, sim; eu até a imaginava como uma moça esguia, morena, de belos
olhos verdes. Contudo, nem mesmo os grandes especialistas em grafologia estão
imunes ao erro, e um engano poderia ser trágico. Além disto, eu já tinha uma
namorada que não escrevia, mas era igualmente fogosa.
Optei, portanto, pelo mistério, pelo
"nunca te vi, sempre te amei". A minha história de amor continuou
somente na fantasia. Que é o melhor lugar para as grandes histórias de amor.
Moacyr
Scliar. “Cartas de amor”. In: Minha mãe não entende nada. 2. ed. Porto Alegre,
L&PM, 1996. p. 85-6.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed.
Ática – 2000- p. 10-11.
Entendendo o texto:
01 – De acordo com texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Fogoso: Ardente, caloroso.
·
Incontido: Que não pode ser contido.
·
Sequioso: Desejoso, ávido.
·
Arroubo: Arrebatamento, precipitação.
·
Epistolar: Relativo a epístola, carta.
·
Encantar: Enfeitiçar, seduzir.
·
Esguio: Alto e delgado, magro.
·
Grafologia: Análise da personalidade de um indivíduo por meio da sua
escrita.
·
Imune: Isento, livre.
·
Fantasia: Imaginação.
02 – Destaque do primeiro
período o verbo e a locução adverbial que indicam a distância temporal do
narrador em relação ao fato narrado.
Era; naquela
época.
03 – Que sentimentos,
manifestados na carta, faziam com que ela não fosse uma simples carta de amor?
A carta revelava
uma paixão fogosa e incontida, transbordante. Sua autora manifestava um grande
desejo de afeto.
04 – Que argumento o jovem
utilizou para desistir de tentar conhecer a sua misteriosa correspondente?
Ela poderia não corresponder à sua
fantasia. Além disso, ele já tinha namorada.
05 – Na sua opinião, por que
o narrador afirma que a fantasia é o melhor lugar para as grandes histórias de
amor?
Resposta pessoal
do aluno.
06 – Na sua opinião, o que é
melhor: amar ou estar apaixonado?
Resposta pessoal do aluno.
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