quinta-feira, 19 de setembro de 2019

POESIA: CANTIGA DE AMOR - PAIO SOARES DE TAVEIRÓS - COM GABARITO

Poesia: Cantiga de amor
      
        Paio Soares de Taveirós

Como morreu quen nunca ben
houve da ren que máis amou,
e quen viu quanto receou
dela, e foi morto por én:
     ai mia senhor, assí moir'eu!

Como morreu quen foi amar
quen lhe nunca quis ben fazer,
e de quen lhe fez Deus veer
de que foi morto con pesar:
     ai mia senhor, assí moir'eu!

Com'home que ensandeceu,
senhor, con gran pesar que viu,
e non foi ledo nen dormiu
depois, mia senhor, e morreu:
     ai mia senhor, assí moir'eu!

Como morreu quen amou tal
dona que lhe nunca fez ben,
e quen a viu levar a quen
a non valía, nen a val:
     ai mia senhor, assí moir'eu!

Como morreu quem nunca amar
se faz pela coisa que mais amou,
e quanto dela receou
sofreu, morrendo de pesar,
ai, minha senhora, assim morro eu.

Como morreu quem foi amar
quem nunca bem lhe quis fazer,
e de quem Deus lhe fez saber
que a morte havia de alcançar,
ai, minha senhora, assim morro eu.

Igual ao homem que endoideceu
com a grande mágoa que sentiu,
senhora, e nunca mais dormiu,
perdeu a paz, depois morreu,
ai, minha senhora, assim morro eu.

Como morreu quem amou tal
mulher que nunca lhe quis bem
e a viu levada por alguém
que a não valia nem a vale,
ai, minha senhora, assim morro eu.

TAVEIRÓS, Paio Soares de. “Cantiga de amor”. In: CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores. 2. ed. Lisboa, Editorial Estampa, 1978. p. 56-7.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 102-3.

Entendendo a poesia:
01 – Que tipo de sentimento é exteriorizado nos versos “Como morreu quen nunca bem / houve da ren que máis amou”?
      Amor não correspondido.

02 – Que expressão de tratamento demonstra a posição de vassalagem (submissão) do trovador em relação à mulher amada?
      “Minha senhora”.

03 – Na terceira estrofe, o poeta assinala as consequências de um amor não correspondido. Quais são elas?
      A loucura, a grande mágoa, a insônia, a perda da paz e a morte.

04 – Em cada uma das estrofes o trovador descreve fatos que levaram quatro homens à morte. Que fatos antecederam a morte de cada um deles?
      O primeiro não se faz amar pela coisa que mais amou; o segundo amou quem não lhe queria bem; o terceiro enlouqueceu com a grande mágoa que sentiu; o quarto viu sua amada ser levada por alguém que não a merecia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário