terça-feira, 10 de setembro de 2019

POEMA: LETRAS LOUVANDO PELÉ - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: Letras louvando Pelé
             Carlos Drummond de Andrade

        Pelé, pelota, peleja. Bola, bolão, balaço. Pelé sai dando balõezinhos. Vai, vira, voa, vara, quem viu, quem previu? GGGGoooollll.
        Menino com três corações batendo nele, mina de ouro mineira. Garoto pobre sem saber que era tão rico. Riqueza de todos, a todos doada, na ponta do pé, na junta do joelho, na porta do peito.
        E dança. Bailado de ar, bola beijada, beleza. A boa bola bólide, brasil-brincando. A trave não trava, trevo de quatro, de quantas pétalas, em quantas provas, que não se contam? Mil e muitas. Mundo.
        O gol de letra, de lustre, de louro. O gol de placa, implacável. O gol sem fim, nascendo natural, do nada, do nunca; se fazendo fácil na trama difícil, flóreo. Feliz. Fábula.
        Na árvore de gols Pelé colhe mais um, romã rótula. No prato de gols papa mais um, receita rara. E não perde a fome? E não periga a força? E não pesa a fama?
        Ama.
        Ama a bola, que o ama, de mordente amor. Os dois combinam, mimam-se, ameigam-se, amigam-se. “Vem comigo”, e entram juntos na meta. Quem levou quem? Onde um termina e a outra começa, mistura fina?
        Saci-pererê, saci-pelelê, só pelé, Pelé, na pelada infantil. Assim se forma um nome, curto, forte, aberto. Saci com duas pernas pulando por quatro. Nunca vi. Nem eu. Mas vi. Saci corta o ar em fatias diáfanas. Corta os atacantes os defensores, saci-bola, tatu-bola, roaz, reto, resplandece.
                      ANDRADE, Carlos Drummond de. “Letras louvando Pelé”. In: MONTEIRO, J. Lemos. A estilista. São Paulo, Ática, 1991. p. 120-1.
                                               Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 44-5.
Entendendo o poema:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Peleja: Combate, luta, batalha.

·        Três corações: Referência a Três Corações (MG), cidade onde Pelé nasceu.

·        Bólide: Meteorito.

·        Flóreo: Florido.

·        Romã: Fruta doce e de forma esférica.

·        Rútila: Brilhante.

·        Mordente: Provocante, excitante.

·        Diáfana: Transparente, fina.

·        Roaz: Destruidor, devastador, voraz.

02 – O que a afirmação “O gol sem fim, nascendo natural, do nada, do nunca...” expressa?
      Surpresa e admiração.

03 – Chama-se simbiose à associação entre dois seres vivos com o objetivo de se beneficiarem mutuamente e, por extensão, à associação e entendimento íntimo entre duas pessoas. Copie do texto o parágrafo que, através de uma prosopopeia, revela a simbiose entre Pelé e a bola.
      Ama a bola, que o ama, de mordente amor. Os dois combinam, mimam-se, ameigam-se, amigam-se. “Vem comigo”, e entram juntos na meta. Quem levou quem? Onde um termina e a outra começa, mistura fina?     

04 – Com que comparação (e metáfora) Carlos Drummond de Andrade expressa ser Pelé o autor de jogadas mágicas, sobrenaturais?
      Chamando-o de saci-pelelê.

05 – O que se destaca mais no texto: o significado das palavras ou o significante e o ritmo?
      O significante e o ritmo.

06 – Você acredita que a formação escolar é dispensável quando se tem o dom e a habilidade para se tornar um atleta profissional bem-sucedido?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Para você o que o esporte pode representar para os jovens de origem humilde?
      Resposta pessoal do aluno.

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