quarta-feira, 11 de setembro de 2019

SONETO XXXVIII - GUILHERME DE ALMEIDA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Soneto: Soneto XXXVIII
          
   Guilherme de Almeida

Quando a chuva cessava e um vento fino
franzia a tarde tímida e lavada,
eu saía a brincar, pela calçada,
nos meus tempos felizes de menino.

Fazia, de papel, toda uma armada,
e estendendo meu braço pequenino,

eu soltava os barquinhos, sem destino.
ao longo das sarjetas, na enxurrada...

Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles,
que não são barcos de ouro os meus ideais:
são de papel, são como aqueles,

perfeitamente, exatamente iguais...
Que meus barquinhos, lá se foram eles!
Foram-se embora e não voltaram mais!

                                            Guilherme de Almeida. “Soneto”. In: Meus versos mais queridos. Rio de Janeiro, Tecnoprint, s.d. p. 41.
                                               Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p.71-3.
Entendendo o soneto:

01 – O poema pode ser dividido em dois segmentos. Que tempos verbais predominam em cada um deles?
      O passado (duas primeiras estrofes) e o presente (duas últimas).

02 – A que o poeta compara os seus ideais?
      A barcos de papel.

03 – Em: “Quando a chuva cessava e um vento fino / Franzia a tarde tímida e lavada.”, que ruído nos sugerem as consoantes constritivas ([v]]. [s], [f], [z])? Que nome se dá a este efeito sonoro?
      O ruído da chuva e do vento. Obs.: chamam-se construtivas porque, ao serem produzidas, a corrente de as produz um ruído semelhante a uma ligeira fricção. Aliteração.

04 – Além da regularidade de metro (todos os versos são decassílabos), que outro recurso sonoro contribui para a musicalidade do poema?
      As rimas.

05 – Com base nos estudos feitos em unidades anteriores, dê algumas características do gênero lírico.
      O texto lírico é uma manifestação do eu do poeta, uma expressão da sua subjetividade, dos seus sentimentos e emoções: o seu mundo interior. A musicalidade é outra característica importante do texto lírico: o poeta explora as sonoridades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário