quinta-feira, 19 de setembro de 2019

POEMA: A CRISTO N.S. CRUCIFICADO, ESTANDO O POETA NA ÚLTIMA HORA DE SUA VIDA - GREGÓRIO DE MATTOS E GUERRA - COM GABARITO


Poema: A CRISTO N. S. CRUCIFICADO, estando o poeta na última hora de sua vida
          
     Gregório de Mattos e Guerra

Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer,
Animoso, constante, firme e inteiro:

Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer;
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.

                    Gregório de Mattos. “A Cristo Senhor Nosso...”. In: AMADO, James. Obras completas de Gregório de Mattos. Bahia, Janaína, 1969. v. l, p. 47.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 148-9.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
  • Madeiro: Cruz.
  • Protesto: Prometo.
  • Animoso: Amoroso.
  • Inteiro: Resoluto, decidido.
02 – Por que o poeta se mostra confiante em obter o perdão divino? Em que estrofe ele justifica a sua confiança?
      Porque o amor divino é infinito.

03 – Que diferença o poeta mostra entre o pecado humano e o amor divino?
      O pecado humano é finito e o amor divino é infinito.

04 – A antítese é uma das figuras predominantes no estilo Barroco, revelando os conflitos. Copie as antíteses que se encontram no poema.
      “Em cuja lei protesto de viver / Em cuja santa lei hei de morrer”; “porém pode ter fim todo o pecar, /e não o vosso amor, que é infinito.”

05 – Há duas entidades no poema: a divina (Cristo) e a humana (o poeta). Quais são as doutrinas que se associam a esta oposição, uma medieval e a outra renascentista?
      O teocentrismo e o antropocentrismo.



8 comentários:

  1. O texto está escrito em prosa Ou verso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que é em versos, pois minha professora mim passou uma atividade que perguntava quantos versos tinha

      Excluir
  2. 1. Quanto à forma, como se classifica esse tipo de composição poética?

    2. Quanto ao assunto, que semelhanças há entre este texto e o anterior?

    3. A que lei refere-se o poeta na 1a estrofe?

    4. Em que versos do 1o quarteto o poeta faz uma declaração de fé cristã?

    5. Após reiterar sua fidelidade a Cristo, o poeta, na segunda estrofe, parece “cobrar” uma retribuição. o que ele espera de Cristo?

    ResponderExcluir
  3. No texto 2, no verso "Em cuja lei protesto de viver", a que lei refere-se o eu lírico? Em que versos do primeiro quarteto desse texto o eu lírico faz uma declaração de fé cristã?

    ResponderExcluir