terça-feira, 17 de setembro de 2019

TEXTO:GREVE - GIANFRANCESCO GUARNIERI - COM GABARITO

Texto: Greve
      
   Gianfrancesco Guarnieri

[...]

Tião – Não te mete nisso, Bráulio!
Bráulio – Não te mete, não te mete! Assim é fácil! Me desculpe D. Romana, mas não sei porque seu filho veste calças!
Romana (confusa e irritada) – Pera aí, seu Bráulio! O que é que houve?
Tião – Nada, mãe! Só que eu fui um dos dezoito que furaram a greve. Só isso!
Bráulio – De tu eu não esperava isso, Tião!
Tião – Bráulio! Tu não sabe por que foi!
Bráulio – Não, velho, pra isso não tem desculpa. Tu traiu a gente e isso não tem desculpa.
Maria (segurando a mão de Tião) – Por que, Tião?
Tião – Não te preocupa, Maria. O que interessa pra gente é que eu não vou perde o emprego. Eu entrei, furei a greve, o encarregado tomou nota do nome da gente. Deu mil cruzeiros pra cada um de gratificação e disse que a gente não ia arrepende. Pra mim é o que basta.
Romana – Desta vez, filho, tu fez besteira!
Tião – Cada um resolve seus galhos como pode! O meu, eu resolvi desse jeito.
Bráulio – Traindo teus companheiros! Se todo o mundo pensasse assim, adeus aumentos, meu velho!
Tião – Eu não podia arrisca!
Bráulio – Arrisca o que?
Tião – Meu emprego. A gente precisa viver!
Bráulio – O que é que tu arriscava, não arriscava nada!
Tião – Como não? Se eu perco meu emprego como é que eu fico?
Bráulio – Não fica muito pior, não! Arriscá salário mínimo é o mesmo que não arriscá nada. E depois, todo mundo tem seus galhos pra quebrá, ninguém ia aguentá muito tempo. Tu quis agir sozinho, meu velho, e sozinho não adianta!
Tião (obstinado) – Greve é defesa de um direito. Eu não quis defender meu direito e chega!
Bráulio – Tu te sujou, Tião! Agora vai sê pior!...
Tião – Tenho meu emprego!
Bráulio (exaltando-se mais) – Ninguém vai perde o emprego, a gente já venceu a greve!
Tião – Podia não vencer!
[...]
               GUARNIERI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 7. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991. p. 99-100.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 86-7.

Entendendo o texto:

01 – As primeiras falas de Tião, Bráulio e Romana já nos permitem identificar a que classe social estes personagens pertencem. Que elemento nos permite, de imediato, essa identificação?
      A linguagem.

02 – Qual foi a reação de Maria ao saber que Tião tinha “furado” a greve?
      De surpresa.

03 – Na primeira fala de Romana, o autor da peça indica quais sentimentos a atriz que a interpretará deve demonstrar. Como Romana se sente diante da situação?
      Confusa e irritada.

04 – O que levou Tião a não participar da greve?
      O medo de perder o emprego.

05 – Você acha que a greve é um direito que deve ser exercido pelos cidadãos? Em que condições você admitiria uma greve de estudantes? Furar uma greve é um direito do indivíduo? Qual a importância da união entre trabalhadores para a conquista de direitos ou para a melhoria da qualidade de vida?
      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário: