Música(Atividades): Mundo
Novo, Vida Nova
Gonzaguinha
Mundo novo, vida nova
Buscar um mundo novo, vida nova
E ver, se dessa vez, faço um final feliz
Deixar de lado
Aquela velha estória
O verso usado
O canto antigo
Vou dizer adeus
Fazer de tudo e todos mera lembrança
Deixar de ser só esperança
E por minhas mãos, lutando, me superar
Vou rasgar no tempo o meu próprio caminho
E assim, abrir meu peito ao vento, me libertar
De ser somente aquilo que se espera
Em forma, jeito, luz e cor
E vou, vou pegar um mundo novo, vida nova
Vou pegar um mundo novo, vida nova
Buscar um mundo novo, vida nova
E ver, se dessa vez, faço um final feliz
Deixar de lado
Aquela velha estória
O verso usado
O canto antigo
Vou dizer adeus.
Composição:
Luiz Gonzaga Jr
Fonte: Livro - Para Viver
Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.
146.
Entendendo a canção:
01 – No texto, expressa-se
um desejo de mudança. Qual é a mudança pretendida?
O eu lírico
deseja deixar para trás a vida monótona, com situações repetidas (“velhas
histórias”) e sem originalidade (“verso usado”, “canto antigo”), para ter uma
vida nova.
02 – Que adjetivos
caracterizam a mudança que o eu lírico pretende realizar?
Novo(a) e feliz.
03 – Se invertermos a
posição dos adjetivos das expressões velhas histórias e canto antigo, ocorrerá
mudança de sentido? Explique.
No primeiro caso,
haverá alteração de sentido. A expressão velhas histórias, no texto, refere-se
a histórias repetidas, histórias de sempre, mesmas histórias; histórias velhas
significa histórias antigas, que perderam a atualidade. Já na expressão canto
antigo, a mudança de posição do adjetivo não altera o sentido.
04 – Identifique no texto um
adjetivo uniforme e registre sua flexão no grau superlativo absoluto sintético.
Feliz (adjetivo uniforme); Felicíssimo
(superlativo absoluto sintético).
05 – A respeito da tipologia
textual apresentada através do texto “Mundo
novo, Vida nova” trata-se de um(a):
a)
Texto que se volta inteiramente para a
realidade.
b)
Texto que se volta para a expressão, que nele
é tão ou mais importante do que a própria realidade retratada.
c)
Texto que tem como objetivo transmitir
conteúdo.
d)
Texto que tem uma linguagem objetiva e
impessoal.
e)
Linguagem que tende a denotação.
06 – “Vou traçar no tempo meu próprio caminho”. O vocábulo
destacado NÃO tem o significado do contexto em:
a)
O caminho dos justos se renova sempre.
b)
A sua vida está entre um caminho e outro.
c)
O caminho para o sucesso é longo.
d)
Em seu caminho, Pedro observa a
paisagem.
e)
O caminho para a vitória tem muitos
obstáculos.
07 – Identifique o trecho a
seguir em que o termo destacado atua como conector contribuindo para a coesão
textual:
a)
“Buscar um mundo novo, vida nova”.
b)
“E ver, se desta vez, faço um final feliz”.
c)
“Vou dizer adeus”.
d)
“E por minhas mãos,
lutando...”.
e)
“Vou pegar um mundo novo, vida nova”.
08 – O sinônimo que traduz
“traçar” na oração: “Vou traçar no tempo” está corretamente indicado em:
a)
Representar.
b)
Descrever.
c)
Projetar.
d)
Tracejar.
e)
Delimitar.
09 – A respeito do tema
principal enfocado pelo texto, é adequado dizer que:
a)
O autor faz uma perspectiva do futuro
avaliando o passado através de uma retrospectiva.
b)
É claro o sentimento de angústia e pessimismo
presente em todo o texto.
c)
A ansiedade por uma vida nova faz com que o
passado esteja cada vez mais presente.
d)
O passado deve ser apagado na visão
do autor para que haja possibilidade de que se tenha uma vida nova.
e)
Para que haja uma vida nova é necessário que
exista uma continuidade das antigas experiências.
10 – “(...) E vou /
Vou pegar um mundo novo, vida nova /”. O termo destacado anteriormente uma
relação de:
a)
Adição.
b)
Contraste.
c)
Escolha.
d)
Conclusão.
e)
Motivo.
11 – Exemplificando o modo
como se relacionam os adjetivos e substantivos, temos a seguinte alternativa:
a)
“Vou dizer adeus”.
b)
“Mundo novo, vida nova”.
c)
“Deixar de ser só esperança”.
d)
“De ser somente aquilo que se espera”.
e)
“E assim abrir meu peito ao vento”.
12 – “Deixar de ser só
esperança” não é o mesmo que ser uma pessoa desesperançosa. Tal conclusão é possível
sabendo-se que, neste caso, o prefixo des
tem o sentido de:
a)
Negação.
b)
Contrariedade.
c)
Intensidade.
d)
Destruição.
e)
Separação.
vc podia fazer uma resposta completa na questão 11 esves de só uma alternativa ok
ResponderExcluir