REPORTAGEM: Brasil tem quase 1 milhão de
crianças e adolescentes em trabalho irregular
JOANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL AO RIO
29/11/2017 10h00 -
Atualizado às 15h04
O trabalho infantil atingia 1,8 milhão
de crianças e adolescentes no Brasil em 2016. Cerca de 998 mil delas, em
situação irregular.
Segundo dados divulgados nesta
quarta-feira (29) pelo IBGE, havia, no ano passado, 30 mil crianças entre 5 a 9
anos de idade trabalhando e outras 160 mil entre no grupo de 10 a 13 anos.
Nesse grupo dos pequenos, de 5 a 13
anos, 74% não receberam nenhum tipo de renda monetária decorrente do trabalho,
sinal de que o dinheiro pode não ter sido a principal causa do ingresso precoce
no mundo das obrigações.
As conclusões, que estão na Pnad
Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), desenham um
cenário mais grave no Norte, a região com maior proporção de trabalho infantil
a ser erradicado. Lá, o nível de ocupação das crianças entre 5 e 13 anos de
idade chega a 1,5%. No Sudeste a taxa de ocupação desta faixa etária fica em
torno 0,3%.
A maior parte são meninos (65,3%),
pretos ou pardos (64,1%) e chegam a trabalhar em média 25,3 horas por semana.
Mão de obra infantil
Três quartos das crianças
ocupadas
De 5 a 13 anos não são
remuneradas.
Total de crianças de 5 a
17 anos no Brasil em 2016
1,8 milhão crianças
ocupadas.
40,1 milhões.
Segundo a legislação brasileira, a
idade mínima para a entrada no mercado e trabalho é de 16 anos. Antes disso,
com 14 ou 15 anos é permitido o trabalho apenas na condição de aprendiz. Com 16
ou 17, o adolescente pode trabalhar desde que esteja registrado e não seja
exposto a abusos físicos, psicológicos e sexuais. A lei também não permite que
a pessoa com menos de 18 anos exerça atividades usando equipamentos perigosos
ou em meio insalubre.
Em resumo, qualquer forma de trabalho
realizado entre 5 e 13 anos está irregular e precisa ser abolido, segundo a
legislação. As atividades exercidas por essa faixa etária apresentam
características muito diferentes das praticadas por jovens entre 14 e 17 anos e
por isso foram tratadas separadamente pelas estatísticas.
Em 2016 havia 40,1 milhões de crianças
e adolescentes entre 5 e 17 anos no país. Ou seja, 4,5% realizavam algum tipo
de trabalho no período.
Os dados do IBGE confirmam uma
preocupação de especialistas em relação à evasão escolar provocada pela entrada
prematura no mercado de trabalho. Enquanto a taxa de escolarização das crianças
ocupadas entre 5 e 13 anos atinge 98,4% —pouco abaixo da taxa registrada entre
as crianças não ocupadas—, no grupo dos ocupados com 16 e 17 anos de idade,
essa taxa de escolarização cai para 74,9%.
[...]
NÍVEL
DE OCUPAÇÃO DAS PESSOAS DE 5 A 17 ANOS POR REGIÃo Em %
Norte: 5,7.
Nordeste: 4,4.
Sudeste: 3,7.
Sul:
6,3.
Centro-Oeste: 5. Fonte: Pnad Contínua.
Os maiores, de 14 a 17 anos, aparecem
com mais frequência em atividades de comércio e reparação.
"Nenhuma criança pode trabalhar
com menos de 14 anos de idade. Com 14 e 15, só pode mediante o processo de
aprendizado. Com 16 e 17, desde que não tenha condições como trabalho noturno,
uso de químicos, objetos cortantes etc. Independentemente de ser algo cultural,
precisa ser abolido", diz Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e
Rendimento do IBGE.
Dentre os jovens de 14 ou 15 anos
ocupados 89,5% não tinham carteira de trabalho assinada, ou seja, estavam
irregulares. Entre os de 16 e 17 anos, 70,8% estavam sem registro, conforme os
dados do levantamento.
A pesquisa não tem histórico para
comparações porque esta é a primeira vez que a Pnad Contínua divulga o módulo
de trabalho infantil, depois que o IBGE promoveu mudanças na forma de captação
das informações. Mas especialistas estimam que a divulgação desta quarta-feira
deve refletir um agravamento do problema.
[...]
CUNHA, Joana.
Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes em trabalho irregular.
Folha de São Paulo. São Paulo, 29 nov. 2017.
Fonte: Livro – Tecendo
Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP p. 266-9.
Por dentro do texto:
01 – Releia o título da
reportagem: “Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes em trabalho
irregular”.
a) Qual fato deu origem à reportagem?
Os dados de pesquisa que mostram o alto número de
crianças e adolescentes em trabalho irregular.
b) Qual informação chama atenção no título?
O número de “1 milhão” relacionado a crianças e
adolescentes trabalhando ainda de forma irregular.
c)
Pesquise o
significado da palavra irregular aplicada ao contexto.
A palavra assume o sentido de desrespeito às leis,
às regras, aos costumes estabelecidos.
02 – Os dados da reportagem são da Pesquisa Nacional por Amostra em
Domicílios (PNAD) contínua do IBGE, realizada em 2018. Responda:
a)
Quantas
crianças e adolescentes trabalham no Brasil em 2016, em números absolutos e
percentuais, quando os dados foram coletados?
No momento da pesquisa, trabalhavam no Brasil 1,8
milhão, totalizando 4,5% do total de crianças e adolescentes.
b)
Quantas dessas
crianças e adolescentes trabalharam em situação irregular?
Trabalhavam em situação irregular 998 mil jovens,
ou seja, cerca de 60% de crianças e adolescentes estavam trabalhando em
situação irregular.
c)
Das crianças
entre 5 e 13 anos que trabalhavam em situação irregular, quantas não recebiam
nenhuma remuneração?
Não recebiam qualquer remuneração 74% das crianças
que trabalham nessa faixa etária.
03 – Segunda a reportagem, o número de crianças pequenas trabalhando,
com idade entre 5 e 13 anos, é mais grave no Norte do país. Com base nesse
dado, responda.
a)
Qual é o
percentual de crianças trabalhando entre 5 e 13 anos nessa região em comparação
com a região Sudeste?
O nível de ocupação das crianças entre 5 e 13 anos
de idade chega a 1,5%. No Sudeste a taxa de ocupação desta faixa etária fica em
torno de 0,3%.
b)
Dentre essas
crianças, qual é o percentual de meninos e de pretos ou pardos que trabalham?
A maior parte são meninos (65,3%) e pretos ou
pardos correspondem a 64,1% deles.
c)
Qual é a média
de horas trabalhadas por semana por essas crianças?
Essas crianças chegam a trabalhar em média 25,3
horas por semana.
04 – Reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre da
legislação brasileira presentes na reportagem.
Legislação brasileira sobre trabalho de crianças e adolescentes:
PROIBIÇÕES = Trabalho de
crianças e adolescentes em qualquer circunstância é permitido somente a partir
dos 16 anos; a pessoa com menos de 18 anos não pode exercer atividades usando
equipamentos perigosos ou em meio insalubre, inclusive em horário noturno.
PERMISSÕES= Adolescentes de 14 e 15 anos podem trabalhar na condição de aprendizes,
adolescentes de 16 e 17 anos podem trabalhar desde que sejam registrados e não
sejam expostos a abusos físicos, psicológicos e sexuais.
05 – Com base nas informações do texto, defina trabalho infantil
irregular.
Todo trabalho realizado por crianças até os 13 anos
de idade é irregular. O trabalho de adolescentes entre 13 e 14 anos é
irregular, exceto na condição de aprendiz. Entre 16 e 17 anos, o trabalho é
irregular quando o adolescente não tem a sua carteira assinada, realiza
trabalho noturno de qualquer natureza ou é exposto a qualquer risco a sua saúde,
podendo sofrer abusos sexuais, psicológicos e físicos.
06 – Releia o trecho a seguir: "Nenhuma criança pode
trabalhar com menos de 14 anos de idade. Com 14 e 15, só pode mediante o
processo de aprendizado. Com 16 e 17, desde que não tenha condições como
trabalho noturno, uso de químicos, objetos cortantes etc. Independentemente de
ser algo cultural, precisa ser abolido", diz Cimar Azeredo, coordenador de
Trabalho e Rendimento do IBGE.
a)
De quem é o depoimento?
O depoimento é de Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e
Rendimento do IBGE.
b)
Da fala do entrevistado, o que pode ser
considerado fato?
Nenhuma criança pode trabalhar com menos de 14 anos de idade. Com 14
e 15, só pode mediante o processo de aprendizado. Com 16 e 17, desde que não
seja submetido a condições como trabalho noturno, uso de químicos, objetos
cortantes.
c)
Nesse excerto, o que pode ser considerado
opinião e o que pode ser considerado como transmissão de informação? Você
concorda com a opinião do emissor? Explique.
Discuta a respeito do trecho lido com os alunos, procurando
auxiliá-los a identificar o momento em que o autor expressa sua opinião, por
meio do uso de verbos como precisar, que auxilia na expressão de uma opinião.
Nosaaaa como ajudou🤩🤩🤩 obg🤗🤗🤗🤗🤗🤗
ResponderExcluirAjudou muito, muito obg .Mas n tem a 7 e a 8
ResponderExcluirObrigada 🙏🙏
ResponderExcluirMe ajudo muito obg
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