domingo, 27 de fevereiro de 2022

TIRA: SURIÁ SANDUÍCHE DE MORTADELA - LAERTE - VOCATIVO/APOSTO - COM GABARITO

 Tira: Suriá sanduíche de mortadela

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Laerte. Suriá contra o dono do circo. São Paulo: Devir, 2003. p. 50.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 81.

Entendendo a tira:

01 – Há, na tira, dois vocativos. Identifique-os.

      Suriá; tio Flip.

02 – No balão do 1° quadrinho, o termo o meu favorito explica o sanduíche. Como se classifica esse termo?

      Aposto.

03 – Na fala da Suriá, no 2° quadrinho, o termo uma isca refere-se a sanduíche. Nesse caso, o termo uma isca é aposto ou predicativo do sujeito? Por quê?

      É predicativo do sujeito, porque uma isca liga-se ao sujeito (sanduíche) por meio de um verbo de ligação (ser).

04 – Ao responder às questões anteriores, você deve ter observado que o oposto tem um caráter nominal, isto é, uma natureza substantiva. Considerando o contexto, compare os termos destacados nas frases abaixo e explique por que o da primeira frase é oposto e o da segunda é adjunto adnominal.

·        O poeta Camões notabilizou-se na literatura mundial não só porque escreveu o poema épico Os lusíadas, mas também porque foi um grande sonetista.

·        Os sonetos de Camões falam de amor e do desengano da vida.

      Na primeira frase, o termo destacado é aposto porque específica, individualiza o poeta. Na segunda, o termo destacado equivale a um adjetivo – camonianos – e funciona, portanto, como adjunto adnominal.

 

ANÚNCIO: CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - COMPLEMENTO NOMINAL - COM GABARITO

 Anúncio: Campanha contra a Exploração sexual de crianças e adolescentes

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www.empresacontraexploracao.com.br.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 72-3.

Entendendo o anúncio:

01 – Na parte superior do anúncio, vemos, pendurado por um guindaste, o slogan “Campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes”.

a)   O que sugere a figura do guindaste puxando o slogan para cima?

O guindaste dá a entender que está sendo iniciada a construção de uma luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

b)   A quem você acha que se destina esse anúncio?

A qualquer tipo de pessoa, desde aquelas que eventualmente exploram crianças e adolescentes (nesse caso, o anúncio serve como um alerta), até aquelas que queiram participar da campanha.

02 – Examine sintaticamente os termos do slogan:

a)   Qual é o complemento do nome campanha?

Contra a exploração sexual.

b)   Qual é o complemento da expressão exploração sexual?

De crianças e adolescentes.

03 – Na parte de baixo do anúncio, em letras menores, lê-se:

        “Agora, várias empresas estão participando de uma grande campanha de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. A garantia dos direitos humanos de nossas crianças e adolescentes é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Participe também desta campanha.”

Indique a função sintática dos termos:

a)   De uma grande campanha: objeto indireto.

b)   De enfrentamento: complemento nominal.

c)   À exploração sexual: complemento nominal.

d)   De crianças e adolescentes: complemento nominal.

e)   Dos direitos humanos: complemento nominal.

f)    De nossas crianças e adolescentes: adjunto adnominal.

g)   Para o desenvolvimento: complemento nominal.

h)   Do Brasil: complemento nominal.

i)     Desta campanha: objeto indireto.

04 – Observe as funções sintáticas que você identificou na questão anterior.

a)   Qual delas predomina no texto?

A de complemento nominal.

b)   Levante hipóteses: A que você atribui a predominância desse termo sintático no texto?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O texto trabalha com ideias abstratas e defende a necessidade de agir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes; daí a presença de substantivos abstratos derivados de verbos de ação: enfrentamento, exploração, desenvolvimento. Esses substantivos exigem complemento nominal.

 

ANÚNCIO: ÁGUA TRATADA COMO LIXO VIRA LUXO - COM GABARITO

 Anúncio: Água tratada como lixo vira luxo

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http://roupanovaral.wordpress.com/2008/06/09/semana-do-meio-ambiente-unimed-manaus/.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 69-71.

Entendendo o anúncio:

01 – Qual é a ideia veiculada pelo anúncio?

      A ideia da importância de tratar bem a água, usando-a com racionalidade.

02 – A Unimed, a empresa anunciante, é uma cooperativa que trabalha com planos de saúde. Levando em conta essa informação, identifique no anúncio a frase que estabelece uma relação direta entre a área de atuação da empresa e a ideia veiculada pelo anúncio.

      A saúde do planeta está em suas mãos.

03 – Observe a imagem apresentada no anúncio.

a)   O que é essa imagem?

É uma ralo.

b)   Que outra imagem ela lembra, relacionada com o assunto principal do texto?

Ela lembra a imagem da Terra sem água, dando uma ideia de como o planeta ficaria caso a água acabasse.

04 – Na frase: “Água tratada como lixo vira luxo”, em destaque no anúncio, há um jogo verbal construído com as palavras lixo e luxo.

a)   Observe o sentido dessas palavras no contexto e relacione as duas colunas abaixo:

I – Tratada como lixo.

II – Vira luxo.

( I ) As pessoas não dão à água o devido valor.

     ( II ) A água vai se tornar um bem para poucos.

b)   Conclua: Qual é o efeito de sentido criado pela contraposição entre lixo e luxo no texto?

O sentido de que as pessoas utilizam a água como se ela fosse inesgotável e não tivesse valor, ou seja, como se fosse lixo, e que essa forma de utilizá-la vai levar ao esgotamento das fontes e, consequentemente, à transformação dela em um amigo de luxo.

05 – Leia o seguinte trecho do texto verbal do anúncio, observando que os termos destacados são complementos de outro termo.

        “70% da superfície da Terra é recoberta de água. Mas ainda assim o mundo está muito perto de uma crise de abastecimento. [...] já em 1995 especialistas anunciavam que as guerras do próximo século seriam motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo [...] enquanto o homem não manipular a água com racionalidade e grande preocupação com as gerações futuras, estaremos literalmente jogando água pelo ralo.” 

Qual é o termo, no trecho, que é completado por:

a)   De uma crise? Perto.

b)   De água? Disputa.

c)   Do petróleo? Disputa.

d)   Com as gerações futuras? Preocupação.

06 – Observe as palavras que você deu como resposta na questão anterior. Como você pode notar, há substantivos abstratos e advérbio.

a)   Distribua essas palavras na tabela abaixo.

Substantivos abstratos: preocupação e disputa.

Advérbio: perto.

b)   As palavras que são substantivos abstratos derivam de verbos. Quais são os verbos que deram origem a elas?

Preocupar-se e disputar.

c)   Essas palavras que são substantivos abstratos nomeiam seres (coisas, pessoas) ou ações?

Nomeiam ações.

d)   Entre os termos destacados no trecho lido e os substantivos e o advérbio que eles completam, há certo tipo de relação. De que tipo é essa relação?

(  ) Posse.

(X) Alvo de uma ação.

(  ) Indicação de tipo.

e)   Considerando o tipo de relação existente entre os termos destacados no trecho lido e os nomes que eles complementam, responda: Qual é a função sintática dos termos destacados?

Complemento nominal.

07 – Observe esta frase do anúncio:

        “Por que, então, desperdiçamos, poluímos, desrespeitamos e interrompemos o ciclo natural das águas?”

a)   Qual é o termo que completa as formas verbais poluímos, desrespeitamos e interrompemos? Qual é a função sintática desse termo?

O ciclo natural das águas / Objeto direto.

b)   Com base na frase lida e empregando substantivos abstratos no lugar dos verbos, complete:

Por que, então, ainda há desperdício, poluição, desrespeito e interrupção do ciclo natural das águas?

c)   Na frase formada no item anterior, qual é o termo correspondente ao alvo sobre o qual recaem as ações nomeadas pelos substantivos abstratos? Qual é, portanto, a função sintática desse termo?

O ciclo natural das águas / Complemento nominal.

08 – Considerando que o anúncio tem em vista sensibilizar a sociedade para a importância do uso racional da água, levante hipóteses: Por que, na frase reproduzida na questão 7, o anunciante optou por empregar verbos na 1ª pessoa do plural, em vez de substantivos abstratos correspondentes a eles?

      Utilizando verbos na 1ª pessoa do plural, o anunciante concretiza o agente das ações: nós. Assim, a responsabilidade pelas ações fica atribuída à sociedade em geral, ideia que se perderia caso fossem empregadas as palavras respeito, desperdício, poluição, que, por serem substantivos abstratos, dizem respeito a conceitos.

 

TIRA: HAGAR GRUPO DE GUERREIROS - VERBO TER E HAVER - COM GABARITO

 Tira: Hagar grupo de guerreiros

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Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 59-60.

Entendendo a tira:

01 – Observe situação de comunicação em que estão as personagens da tira. A que equivale a afirmação de Hagar, conforme permitem inferir o negrito e as exclamações empregadas na fala dele?

(  ) Um pedido aos companheiros.

(X) Uma advertência aos companheiros.

(  ) Um ensinamento aos companheiros.

02 – Observe a caracterização física de Eddie Sortudo, a personagem que fala no segundo balão.

a)   Qual é a diferença entre o porte físico e as vestimentas dele e dos outros vikings?

Eddie é franzino, bem mais magro que os outros vikings, e usa um funil na cabeça, em vez de chapéu viking.

b)   Pela expressão dos outros vikings, um comentário como o de Eddie Sortudo era esperado? Por quê?

Não, ele surpreende, porque o esperado era que todos, ao se apresentarem, se mostrassem de acordo com a condição exigida pelo líder, ou seja, garantissem não serem covardes.

c)   Que relação há entre a resposta de Eddie e o humor da tira?

O humor da tira é construído com base na quebra de expectativa entre o esperado como comentário e o que diz o viking, que não garante ser totalmente corajoso, por sentir um frio na barriga.

03 – Os verbos ter e haver, em algumas situações, podem ser considerados sinônimos. Observe estas orações que aparecem nas falas das personagens na tira.

        “Não há lugar no meu grupo para guerreiros covardes!”

        “Você tem lugar para alguém”.

a)   Identifique o sujeito e o objeto de cada oração.

A 1ª oração não tem sujeito; o objeto direto (do verbo haver) é lugar. Na 2ª oração, o sujeito é você; o objeto direto (do verbo ter) é lugar.

b)   É possível substituir o verbo haver pelo verbo ter na primeira oração, sem que haja mudança de sentido? Em caso afirmativo, como ficaria a oração?

Sim. /Não tem lugar no meu grupo para guerreiros covardes!

c)   É possível substituir o verbo ter pelo verbo haver na segunda oração, sem que haja mudança de sentido? Em caso afirmativo, como ficaria a oração?

Não.

d)   Na(s) frase(s) em que a substituição indicada nos itens b e c é possível, qual é a diferença entre a versão com verbo ter e a versão com o verbo haver?

Na 1ª oração, o verbo ter pode ser empregado no lugar de haver e adquire o sentido de existir, tornando-se impessoal; nesse caso, a oração é sem sujeito. Na 2ª oração, o verbo ter tem o sentido de “possuir”, e, nesse caso, não pode ser substituído por haver.

e)   Levante hipóteses: Por que, na situação da tira, Hagar emprega haver e não ter?

Como Hagar está em uma posição de liderança, ele opta por empregar uma linguagem mais formal.

 

ANÚNCIO: HAVAIANAS - PREDICATIVO DO SUJEITO - COM GABARITO

 Anúncio: Havaianas

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http://orangesketch.blogspot.com/2009/08/havaianas-fit-nova-campanha-estreia-em.html.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 57-8.

Entendendo o anúncio:

01 – Na oração “Você vai deixar os homens mudos”, da parte verbal do anúncio:

a)   Qual é o sujeito? Você.

b)   Qual é a predicação da locução verbal vai deixar? Locução transitiva direta.

c)   Qual é a função sintática do termo os homens? Objeto direto.

d)   A qual outro termo da oração se refere o termo mudos? Qual é a sua classificação sintática? Refere-se a homens, que é objeto direto; logo, sua classificação sintática é predicativo do objeto.

02 – Na oração “Muitos ficam bem melhores assim”:

a)   Qual é o sujeito? O sujeito é muitos.

b)   Qual é a predicação do verbo ficar? Verbo de ligação.

c)   Qual é a função sintática do termo melhores? Predicativo do sujeito.

03 – Classifique os predicados das orações:

a)   “Você vai deixar os homens mudos”. Predicado verbo-nominal.

b)   “Muitos ficam bem melhores assim”. Predicado nominal.

04 – Segundo o anúncio, a mulher que usa sandálias da marca anunciada vai “deixar os homens mudos”.

a)   Considerada apenas na frase da qual faz parte, qual é o sentido da expressão “deixar os homens mudos”?

Os homens ficarão encantados, sem palavras para comentar a beleza das mulheres que usam essa marca de sandália.

b)   Esse sentido ´literal ou figurado?

É figurado.

05 – Observe agora toda a parte verbal do anúncio:

        “Você vai deixar os homens mudos.

         E, acredite, muitos ficam bem melhores assim”.

Dois termos da segunda frase fazem referência a termos da primeira. A qual termo da primeira frase faz referência:

a)   Muitos? Homens.

b)   Assim? Mudos.

06 – Depois da leitura da oração “muitos ficam bem melhores assim”, a frase “Você vai deixar os homens mudos” ganha um novo sentido.

a)   Qual é esse sentido?

O de que os homens vão ficar quietos, vão parar de falar.

b)   Como se dá a mudança de sentido da frase “Você vai deixar os homens mudos”?

A expressão “deixar os homens mudos” é ambígua. Inicialmente a entendemos em sentido figurado, com o significado de deixar os homens encantados. Após a leitura de “muitos ficam bem melhores assim”, a expressão “deixar os homens mudos” perde o sentido figurado e recupera o sentido literal, ou seja, passa a significar deixar os homens quietos, calados.

c)   Que efeito tem no anúncio a mudança de sentido da expressão “deixar os homens mudos”?

Um efeito humorístico.

d)   De acordo com a exploração de sentidos da expressão “deixar os homens mudos”, feita no anúncio, quais seriam as vantagens, para as mulheres, de usar sandálias da marca?

Os homens ficariam encantados e quietos, o que seria um ganho no caso de homens que falam muita bobagem.

07 – Considerando que o anúncio lido tem finalidade publicitário, responda:

a)   A quebra de sentido de um trecho do texto verbal observada é importante para que o anúncio cumpra seu objetivo? Por quê?

Sim, pois, com isso, o anúncio atrai a atenção do leitor e ganha sua simpatia.

b)   Levante hipóteses: Onde esse anúncio provavelmente foi veiculado? Justifique.

Provavelmente, em revistas femininas, pois mostra o produto a partir de um interesse das mulheres (atrair os homens) e procura mostrar cumplicidade com elas, ao fazer crítica a homens.

 

TIRA: ESPELHO MEU - FERNANDO GONSALES - VERBO TRANSITIVO DIRETO - COM GABARITO

 Tira: Espelho meu


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Fernando Gonsales.

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 56.

Entendendo a tira:

01 – Observe a fala da bruxa no 1° balão:

a)   Qual é a predicação do verbo achar?

Verbo transitivo direto.

b)   Qual é a função sintática dos pronomes você e me?

Você: sujeito; me: objeto direto.

c)   O termo a mais linda de todas atribui uma característica a quem: ao sujeito ou ao objeto?

Ao objeto.

d)   Logo, sintaticamente, o termo a mais linda de todas desempenha a função sintática de predicativo do sujeito ou de predicativo do objeto?

Predicativo do objeto.

02 – Compare o balão do último quadrinho ao 1° balão da tira. Note que as estruturas sintáticas são semelhantes. Que termo do último balão corresponde sintaticamente a:

a)   Me? A sinceridade.

b)   A mais linda de todas? Uma coisa perigosa.

03 – Observe, agora, a fala da bruxa no 2° quadrinho. Qual é a função sintática:

a)   Do pronome me? Objeto direto.

b)   Do termo bonita? Predicativo do objeto.



TIRA: MIRIAN POODLE - PREDICADO VERBAL E NOMINAL - COM GABARITO

Tira: Mirian Poodle

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Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 53.

Entendendo a tira:

01 – A linguagem dos quadrinhos costuma reproduzir a linguagem oral, falada no dia a dia.

 a)   Que palavra ou expressão pode substituir a palavra , sem que o sentido do texto do 2° quadrinho seja alterado?

Então, naquele momento.

b)   Qual é o sentido da expressão estar duro(a)?

Estar sem dinheiro.

02 – No 7° ano, você aprendeu a reconhecer dois tipos de predicado: o verbal e o nominal. Leia as orações a seguir, retiradas da tira, e classifique o predicado delas como verbal ou nominal, utilizando seguinte código:

(1)  Predicado verbal.

(2)  Predicado nominal.

a)   (1) “Mas aí fui ao shopping”.

b)   (1) “e comprei roupas, bolsas, sapatos”.

c)   (2) “Agora estou deprimida”.

d)   (2) “porque estou dura”.

03 – Na oração “Acordei deprimidíssima com minha última desilusão amorosa”:

a)   Qual é o sujeito? Eu (desinencial).

b)   O verbo acordar é significativo ou de ligação? Significativo.

c)   A que termo da oração o adjetivo deprimidíssima atribui características? Ao sujeito (eu).

d)   Portanto, qual é a função sintática de deprimidíssima? Predicativo do sujeito.


sábado, 26 de fevereiro de 2022

TEXTO: CROISSANT - MARCELO DUARTE - VERBO TRANSITIVO DIRETO - COM GABARITO

 Texto: Croissant

         Marcelo Duarte

    Em 1869, os turcos otomanos se preparavam para invadir Viena, na Áustria. Planejavam atingir o centro da cidade à noite, cavando galerias subterrâneas. Os padeiros vienenses, que começavam seu trabalho durante a madrugada, deram o alarme. O exército local conseguiu evitar a invasão. Aí o imperador da Áustria pediu aos padeiros que fizessem um pão que tornasse o fato inesquecível. Assim nasceu o croissant, representando a lua crescente do estandarte otomano.

Marcelo Duarte. O livro das invenções. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 82.

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 50-1.

Entendendo o texto:

01 – Na oração “que tornasse o fato inesquecível”, presente no texto:

a)   Qual é a predicação do verbo tornar?

Verbo transitivo direto.

b)   Se o verbo tornar apresenta complemento(s), identifique-o(s) e classifique-o(s).

O fato: objeto direto.

02 – Nessa oração, a palavra inesquecível é adjetivo, pois indica uma característica do substantivo a que se refere.

a)   Qual é esse substantivo?

Fato.

b)   Como ficaria o adjetivo inesquecível se o substantivo estivesse no plural?

Inesquecíveis.

03 – Você conhece a história de algum invento? Conte para os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.