domingo, 27 de fevereiro de 2022

TIRA: MIRIAN POODLE - PREDICADO VERBAL E NOMINAL - COM GABARITO

Tira: Mirian Poodle

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjkhI4PwIZabir_J20c62eMup8fA1aJJrMbjzHKxQBK5Zl5iqyy2hVi_qgxtuPRoWflD987UkfpVoFPi-HGmvEhHajMmvdZz1SYRETfT-KSMSTT-VmrCpxbFLDPdz2mJKVFKXULQsGalXEFbqlkJ01ekm5wp4nwHopk68cyPG6sQhqN9nIhCTbDMxpD=s231

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 53.

Entendendo a tira:

01 – A linguagem dos quadrinhos costuma reproduzir a linguagem oral, falada no dia a dia.

 a)   Que palavra ou expressão pode substituir a palavra , sem que o sentido do texto do 2° quadrinho seja alterado?

Então, naquele momento.

b)   Qual é o sentido da expressão estar duro(a)?

Estar sem dinheiro.

02 – No 7° ano, você aprendeu a reconhecer dois tipos de predicado: o verbal e o nominal. Leia as orações a seguir, retiradas da tira, e classifique o predicado delas como verbal ou nominal, utilizando seguinte código:

(1)  Predicado verbal.

(2)  Predicado nominal.

a)   (1) “Mas aí fui ao shopping”.

b)   (1) “e comprei roupas, bolsas, sapatos”.

c)   (2) “Agora estou deprimida”.

d)   (2) “porque estou dura”.

03 – Na oração “Acordei deprimidíssima com minha última desilusão amorosa”:

a)   Qual é o sujeito? Eu (desinencial).

b)   O verbo acordar é significativo ou de ligação? Significativo.

c)   A que termo da oração o adjetivo deprimidíssima atribui características? Ao sujeito (eu).

d)   Portanto, qual é a função sintática de deprimidíssima? Predicativo do sujeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário