domingo, 27 de fevereiro de 2022

TIRA: ESPELHO MEU - FERNANDO GONSALES - VERBO TRANSITIVO DIRETO - COM GABARITO

 Tira: Espelho meu


Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEj8X5-0vLn9Ck4HCRvwFi3_FZCJWOyThG3iAPTv-SOEeaemOCmeiiTVmhEP_6zcJH9lYJx_tcOzHtE5lC44Ha6JWgRHsmL3jVMNBnW86n6HLVv2mwcmM6QEGZ0xWRtIQlPse5D_EuNoua4uVyaGBj1a2DI937ouxn1ouwMB7-EB7ozX7JR0LqjbHNCs=s397

Fernando Gonsales.

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 56.

Entendendo a tira:

01 – Observe a fala da bruxa no 1° balão:

a)   Qual é a predicação do verbo achar?

Verbo transitivo direto.

b)   Qual é a função sintática dos pronomes você e me?

Você: sujeito; me: objeto direto.

c)   O termo a mais linda de todas atribui uma característica a quem: ao sujeito ou ao objeto?

Ao objeto.

d)   Logo, sintaticamente, o termo a mais linda de todas desempenha a função sintática de predicativo do sujeito ou de predicativo do objeto?

Predicativo do objeto.

02 – Compare o balão do último quadrinho ao 1° balão da tira. Note que as estruturas sintáticas são semelhantes. Que termo do último balão corresponde sintaticamente a:

a)   Me? A sinceridade.

b)   A mais linda de todas? Uma coisa perigosa.

03 – Observe, agora, a fala da bruxa no 2° quadrinho. Qual é a função sintática:

a)   Do pronome me? Objeto direto.

b)   Do termo bonita? Predicativo do objeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário