domingo, 10 de dezembro de 2017

TEXTO: O SERTÃO NORDESTINO - COM GABARITO

Texto: O Sertão Nordestino

 A maior parte do Nordeste corresponde a uma área conhecida como Sertão Nordestino. Grande parte dessa sub-região é recoberta pela caatinga. Essa vegetação aparece em quase todos os estados da região, como Ceará, Rio Grande do Norte e a maior parte de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e o interior da Bahia.

 O norte de Minas Gerais também tem características semelhantes às demais áreas do Sertão Nordestino.
        A caatinga é formada por árvores baixas, arbustos e cactos, resistentes à seca. Nesse período, as plantas perdem as folhas. Isso é uma adaptação à falta de água, pois elas transpiram pelas folhas e perdem água. Sem as folhas, a perda de água é mínima. Mas para conhecer de verdade a caatinga é preciso percorrê-la em dois momentos: nas secas e após as chuvas. A paisagem verdejante durante as chuvas torna a caatinga tão diferente que fica difícil reconhece-la.
        Vários rios que atravessam o Sertão Nordestino apresentam grande variação do volume de água nas secas e nas chuvas. São os chamados rios temporários, como é o Jaguaribe, no Ceará. O São Francisco e o Parnaíba são dois rios permanentes. Embora não sequem, a sua quantidade de água fica reduzida no período seco. Há muitos anos, os governos estudam formas de levar a água do São Francisco para as regiões mais secas, mas isso sempre é motivo de muita discórdia.
        Muitos brasileiros imaginam que o Sertão Nordestino é uma área onde não chove ou chove pouco. Mas isso não é correto. Poucas regiões desse tipo, chamadas de semiáridas, recebem a quantidade de chuvas que cai no Nordeste. O que ocorre é que as chuvas concentram-se em três meses do ano. O sertanejo já sabe que a cada cinco ou seis anos as chuvas ficam mais irregulares. Outro fator é a elevada evaporação por causa da forte insolação que ocorre ali. Já se sabe também que a descida de ar seco sobre a região é uma das causas do clima seco.
        Mesmo assim, os sertanejos aprenderam há muito tempo a conviver com as secas. É a região semiárida mais populosa do mundo, com mais de 25 milhões de pessoas. Muitos são agricultores que plantam no período das chuvas ou armazenam a água das chuvas em cisternas. As cisternas são tanques construídos ao lado das casas das famílias. Elas podem guardar água em quantidade suficiente para uma família de sete pessoas beber água, cozinhar e tomar banho por até oito meses. Nos últimos anos, centenas de comunidades têm construído esse reservatórios. Com isso, consomem agua de boa qualidade evitando-se doenças.

Interpretação do texto:
01 – Qual é o tema geral tratado no texto?
      É a seca da região do Sertão Nordestino.

02 – A partir do que você já sabe sobre o Sertão Nordestino, crie um novo título para o texto, que dê mais informações sobre essa região.
        Resposta pessoal do aluno.

03 – Pesquise no dicionário o significados das palavras do texto:
      - Caatinga: É o tipo de vegetação que vive no Nordeste.
      - Verdejante: Que se torna verde, viçoso, ou ostenta a cor verde.
      - Semiáridas: São áreas que circundam regiões áridas.
      - Insolação: Ação dos raios solares sobre um objeto.
      - Cisternas: Reservatório subterrâneo de água potável.
      - Evaporação: Desaparecimento, dissipação de alguma coisa.

04 – Abaixo estão os assuntos tratados em cada parágrafo do texto. Escreva no caderno esses assuntos na mesma ordem em que eles aparecem no texto:
      - Os rios do sertão Nordestino.
      - A convivência dos sertanejos com a seca.
      - Características da caatinga.
      - Localização do Sertão Nordestino.
      - A distribuição das chuvas no Sertão Nordestino.
      1° Localização do Sertão Nordestino.
      2° Características da caatinga.
      3° Os rios do Sertão Nordestino.
      4° A distribuição das chuvas no Sertão Nordestino.
      5° A convivência dos sertanejos com a seca.

05 – Escreva no caderno as duas colunas a seguir e faça a associação entre elas, ligando o fato a uma explicação sobre o que ocorre no Nordeste.
(A)                Seca no Sertão Nordestino.
(B)                Rios temporários.
(C)                Paisagens verdejantes na caatinga.
(D)                Plantas das caatingas perdem as folhas.

(D) Diminui a perda de água.
(C) Período das chuvas.
(B) Descida de ar seco.
(A) Período prolongado de seca.

06 – Em quais parágrafos do texto encontramos informações sobre:
a)   O volume dos rios no Nordeste?
3° parágrafo.

b)   A chuva em algumas regiões do Nordeste?
4° parágrafo.

c)   A caatinga?
2° parágrafo.

07 – Qual é o tipo de vegetação da caatinga?
      É formada por árvores baixas, arbustos e cactos.

08 – Quais são os rios permanentes e qual é o temporário?
      Os rios permanentes: São Francisco e o Parnaíba.

      O temporário: Jaguaribe.

TEXTO: O QUE É DEMOCRACIA - COM GABARITO

Texto: O que é Democracia

     A palavra democracia tem origem na cultura grega e pode ser traduzida como governo do povo ou de todos os cidadãos. Na cidade de Atenas, por volta do ano 500 a. C. (Antes do nascimento de Cristo), criou-se o sistema de governo que chamamos de democracia. Nessa sociedade, havia homens livres, que eram cidadãos, e os escravos, que além de trabalhar para os homens livre não tinham direitos políticos. Para ser um cidadão, era preciso também ser filho de pais atenienses. Portanto, nem os estrangeiros nem os escravos poderiam ser cidadãos.
        Os cidadãos, por sua vez, exerciam a democracia direta, quer dizer, reuniam-se em um local público para tomar decisões importantes sobre os destinos da cidade. As leis eram criadas e aprovadas por essa assembleia de cidadãos.
        Já nos dias atuais, a democracia se organiza de outra forma. Em geral, ela se relaciona com um tipo especial de governo republicano. Nas sociedades republicanas democráticas, os governantes são eleitos diretamente pelo povo, como ocorre no Brasil atualmente. No entanto, diferentemente do que ocorria em Atenas na Antiguidade, nos dias de hoje não podemos aprovar diretamente com nosso voto as leis que são propostas. Quem faz isso são os deputados e senadores que escolhemos para nos representar.
        Em uma democracia, deve haver também liberdade de expressão. Ninguém pode ser proibido de manifestar livremente o seu pensamento, nem ser preso sem que se prove que tenha cometido um crime previsto em lei. O cidadão tem o direito de se opor às ideias dos governantes e de participar de movimentos sociais que proponham mudanças no município, no estado ou no país.
        Nos governos ditatoriais, ocorre o inverso. Com apoio militar, em geral, um grupo toma o poder pela força e impõe suas regras e leis a toda a população. Assim, não há liberdade de expressão e aqueles que discordarem das ideias desse governo podem ser presos ou excluídos da sociedade. Em vários casos, como ocorreu no Chile e no Brasil, milhares de pessoas foram mortas por discordar dos governos militares.
        É importante compreender que nos governos ditatoriais ocorre, quase sempre, um fortalecimento do Poder Executivo (do chefe de governo, em especial, do presidente) e um enfraquecimento do Poder Legislativo (deputados, senadores ou vereadores, que elaboram e aprovam as leis). O presidente que tomou o poder e seus ministros decidem o destino da nação sem que os deputados e senadores possam interferir. Em ditaduras, como já ocorreu no Brasil, o Poder Legislativo até mesmo deixou de funcionar.
        Nos governos democráticos republicanos, os direitos dos cidadãos, as obrigações do Estado e dos governantes e suas funções são definidas por uma Constituição. Ela é elaborada por representantes eleitos pelos cidadãos, reunidos no que se denomina de Assembleia Constituinte. Essa Constituição passa a ser a lei maior do país, definindo a forma de eleição do presidente, dos deputados, dos governadores e dos prefeitos.

Interpretação do texto:
01 – Qual é o tema geral tratado no texto?
      Trata-se da origem e formas de governo na Democracia.

02 – Numere os parágrafos do texto. Em seguida, escreva uma frase que mostre qual é o assunto de cada parágrafo.
      1° parágrafo: Origem da democracia, com seus direitos e deveres.     
      2° parágrafo: As leis eram criadas e aprovadas pela Assembleia de cidadãos.
      3° parágrafo: Nas sociedades republicanas democráticas as leis são aprovadas pelos deputados e senadores eleitos pelo povo.
      4° parágrafo: O cidadão tem direito a liberdade de expressão, de opinar e participar do movimentos sociais.
      5° parágrafo: No governo ditatoriais, com apoio dos militares, eles impõem as leis e regras a toda população.
      6° parágrafo: Nos governos ditatoriais, há um fortalecimento do Poder Executivo e um enfraquecimento do Poder Legislativo. Onde o destino do País e decidido pelo presidente e seus ministros.
      7° parágrafo: Nos governos democráticos republicanos, as leis são elaboradas pelos representantes eleitos pelos cidadãos, que se reuni em Assembleia Constituinte.

03 – Segundo o texto, a democracia em Atenas foi criada por volta do ano 500 a.C., no período conhecido como Antiguidade. Indique quantos anos se passaram desde essa data até o ano em que você está vivendo.
      Passaram 2.517 anos.

04 – Indique uma característica importante da democracia em Atenas.
      É a Democracia direta.

05 – Indique uma característica importante da democracia existente no Brasil atual.
      É a Democracia Representativa, onde o povo elege seus representantes através do voto.

06 – Conforme o que você leu no texto, explique o significado dos termos a seguir:
a)   República: Forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral, dos cidadãos.

b)   Constituição: Ato, processo ou efeito de constituir.
                      Conjunto dos elementos que constituem algo; composição.

07 – Explique a frase a seguir, utilizando as informações do texto: “A democracia ateniense excluía parte da população, enquanto as democracias modernas incluem o maior número possível de eleitores”.
      A Democracia Ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe atenienses) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.

      Já na democracia moderna, onde a maioria dos cidadãos são pobres e são eles que elegem os políticos. Cabe aqui uma frase de Sócrates: “A Democracia é o governo dos ignorantes.”

REDAÇÃO DISSERTATIVA - PASSO A PASSO


REDAÇÃO DISSERTATIVA


             Olá, Leitor!

        Todo estudante precisa saber fazer uma boa redação dissertativa, ela é essencial, pois é o tipo de redação pedida no ENEM e em outros vestibulares. Se você ainda não aprendeu ou tem dificuldade de elaborar uma boa redação neste estilo, não deixe de conferir nossas dicas.
        Antes de começar a escrever, você precisa primeiro entender o que é uma redação dissertativa. Esse estilo de redação é caracterizado pela exposição e defesa de uma determinada ideia. Ela será analisada, debatida e você irá apresentar um ponto de vista como base.
        Para elaborar um texto dissertativo, é essencial que o aluno tenha um conhecimento profundo na língua portuguesa. É essencial que haja uma organização de palavras clara e objetiva, vocabulário rico e ortografia correta.
        Também é necessário discutir, apresentar argumentos, justificar, explicar e persuadir. E para te ajudar a construir uma redação dissertativa.

        Passo a passo para criar uma redação dissertativa.

        Agora que você já sabe o que é uma redação dissertativa e o que ela precisa ter, vamos ao passo a passo de como criar sua redação. Qualquer estudante consegue escrever uma boa redação, não tem segredo, não tem mistério. Se você souber como faz e treinar, pode ter certeza que vai conseguir uma boa nota.
        Seu texto precisa ter uma boa estrutura, é importante se preocupar com ela, principalmente quando falamos em redação de ENEM. Você não precisa mostrar uma ideia revolucionária, mas precisa estar dentro dos critérios do avaliador.
        Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para fazer essa organização e ficar dentro dos critérios estabelecidos você precisa ter em mente os seguintes aspectos:

        Introdução: Deve conter um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. Você só deve colocar nela o básico, dizendo o que vai falar na redação.

        Desenvolvimento: Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que você vai argumentar, analisar e discutir o tema da redação.

        Conclusão: É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.
        Agora que já sabe como fica a estrutura de uma boa redação, está na hora do próximo passo, construí-la. Veja a seguir!

        Como construir uma boa redação.

        No momento que estiver escrevendo seu texto, você deve responder algumas perguntas para garantir que está cumprindo com o que cada uma das frases pede. Durante a introdução você deve se perguntar: “o que eu penso sobre isso”?
        É com essa pergunta que você deve basear sua introdução, pois o desenvolvimento vai discorrer dependendo dela.

        Durante o desenvolvimento você vai responder perguntas:
·         “Como posso provar isso?”
·         “Quais as causas disso?”
·         “Quais as consequências disso?”
·         “Como isso acontece?”
·         “De que forma posso realizar isso?”

        É no desenvolvimento que você vai tratar o assunto, mas lembre-se, você não pode apresentar nenhuma solução para o problema, você fará isso na próxima etapa.
        E por fim a conclusão, e a pergunta que que deve te orientar é “Que lição pode ser tirada disso?” É a partir dessas respostas que você vai organizar sua redação. É importante saber que os avaliadores não enxergam a redação como algo único, eles a dividem em partes, assim como mostramos. Por isso, você também deve fazer uma redação deixando bem claro as divisões: Introdução, desenvolvimento e conclusão.


        Seu texto será avaliado por etapas, por isso se preocupe com cada uma delas, é importante garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam. 



DEZ DICAS RÁPIDAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

2) Na dissertação, não use expressões como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", que  mostram dúvidas em  seus argumentos.

3) Uma redação "brilhante" mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.















quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE - MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

Música(Atividades): Bola de Meia, Bola de Gude

                                                 Milton Nascimento
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito

Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero

Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.

Entendendo a canção:


01 - Qual é o gênero do texto?                                  
     a) Uma narração
          b) Um poema
          c) Um anúncio
          d) Uma propaganda

      02 – Quantas estrofes aparecem no texto? Quantos versos o texto possui ao todo?
      São seis estrofes. E vinte e nove versos.

 03 – Quais estrofes possuem mais versos? Quantos versos as compõem?
      A primeira, a segunda, a quarta, a quinta e a sexta estrofe. São cinco versos.

 04 – Qual estrofe possui menos versos? Quantos versos a compõe?
      A terceira. Possui quatro versos.

 05 – Releia a primeira estrofe. O que o autor quis dizer?
          a) Que as crianças gostam muito dele, por isso o ajudam.
           b) Que em sua casa tem uma criança que está sempre o ajudando.
           c) Que em seu coração mora uma criança que o ajuda nas dificuldades.

 06 – O que o autor quis dizer com os versos abaixo? Marque a alternativa correta.    
a)   Que há uma bruxa fazendo bruxarias para ele.
          b) Que nas dificuldades o menino que vive em seu coração o ajuda.
           c) Que há um menino morando com a bruxa.

  07 – Releia a terceira estrofe e responda: Quais as coisas que o compositor acha que sempre devem existir?
       Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor.

  08 – Releia a quarta estrofe. O que o autor não consegue aceitar?
      Qualquer sacanagem ser coisa normal.

  09 – Todas as frases a seguir correspondem a momentos em que, segundo o texto, o autor pode contar com o apoio do menino que existe dentro dele, EXCETO:
      a) Quando o adulto balança.
      b) Quando o adulto fica triste.
      c) Quando o adulto fraqueja.
      d) Quando o adulto joga bola de gude.
  
   10 – Parafraseando a letra da música Bola de meia, bola de gude, em que    Milton Nascimento nos recorda que há um menino / há um moleque / morando sempre [em nosso] coração / toda vez que o adulto balança / ele vem para [nos] dar a mão, é fundamental refletir sobre o respeito por este menino moleque e suas formas de produzir cultura, a entender como é, e como são vistas as crianças e suas produções artísticas.

Sobre o trabalho com Artes no contexto escolar, avalie as asserções abaixo:
     I – Uma estratégia de ensino da arte precisa provocar os alunos sem impor limites estéticos, sem limitar o uso de cores, formas, traçados ou qualquer padronização.
    II – Uma estratégia de ensino da arte deve partir do pressuposto de que há como educar sem considerar o aluno por inteiro, sua cultura, necessidades, experiências, gosto e desejos.
    III – Uma estratégia de ensino da arte deve contemplar meramente os mais renomados artistas, pois o contexto cultural da criança poder ser pouco interessante.
   IV – Uma estratégia de ensino da arte necessita propor atividades de memorização, coordenação motora e repetição para que os alunos avancem.

É correto apenas o que se afirma em:
a)   I e IV.
b)   III e IV.
c)   I, II e III.
d)   I e II.
e)   I, II, III e IV.

   11 – O “eu poético” é um adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do adulto a criança se faz presente?
      Toda vez que o adulto balança, ou seja, diante de problemas, desafios e da tristeza.

   12 – Que referências do texto dizem respeito ao mundo da criança?
      “Bruxa”, “Bola de meia e bola de gude.”

   13 – Releia estes versos: “Há um passado no meu presente / Um sol bem quente lá no meu quintal.”
a)   Como você explica a expressão destacada?
Que o menino que ele foi um dia, ainda está presente nele adulto.

b)   Com base nesse raciocínio, qual o significado do segundo verso da dessa questão?
   O sol quente simboliza o calor, o aconchego, a proteção e também a luz. A referência a esse ambiente remete a ideia de segurança e proteção.

  14 – O “eu poético” diz “Pois não posso, não devo, não quero / Viver como toda essa gente insiste em viver.”
a)   Quem é “essa gente” a quem ele se refere?
Ele diz que não vai deixar de ser alegre, deixar o menino que vive nele morrer.

b)   Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, o “eu poético” assume uma atitude diante das coisas que lhe considera erradas. Como ele quer viver?
      Ele quer viver acreditando nas coisas bonitas como: amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor.

   15 – O que o menino representa para o adulto nessa canção?
      O menino representa nós mesmos na forma mais pura r livre de toda a bagagem negativa que nós adquirimos ao longo dessa vida de ilusões eu somos ensinados a viver.

  16 – Pode-se dizer que o menino também representa para o adulto um amigo, aquele em quem ela busca apoio em sua caminhada pela vida? Explique.
      Sim. Pois na canção percebe que quando o adulto passa por dificuldades chama o menino para ampará-lo, dando-lhe força e coragem.



MÚSICA(ATIVIDADES):BORBOLETAS - VICTOR E LÉO - COM GABARITO

Música(Atividades): Borboletas

                                       Victor e Léo
Percebo que o tempo já não passa
Você diz que não tem graça amar assim
Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito
Parecido com borboletas de um jardim

Agora você volta
E balança o que eu sentia por outro alguém
Dividido entre dois mundos
Sei que estou amando, mas ainda não sei quem

Não sei dizer o que mudou
Mas nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu

Percebo que o tempo já não passa
Você diz que não tem graça amar assim
Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito
Parecido com borboletas de um jardim

Agora você volta
E balança o que eu sentia por outro alguém
Dividido entre dois mundos
Sei que estou amando, mas ainda não sei quem

Não sei dizer o que mudou
Mas, nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu

Não sei dizer o que mudou
Mas nada está igual
Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal
Você tenta provar que tudo em nós morreu
Borboletas sempre voltam
E o seu jardim sou eu

Sempre voltam
E o seu jardim sou eu.

Figuras de linguagem na música BORBOLETAS:

Assonância em: Percebo que o tempo já não passa.
                           Você diz que não tem graças.
                          Amar assim com borboletas de um jardim entre outros.

Comparação: Mas voou pro infinito parecido com borboletas de um jardim.

Metonímia: Morreu (acabou)
                   Dividido entre dois mundos (pessoas)
                   E o jardim sou eu (eu sou a pessoa certa).

Metáforas: “Borboletas sempre voltam...” significa que os amores sempre voltam...

Interpretação da canção:
1 – Analise o verso a seguir: “Percebo que o tempo já não passa”.
 O agente da ação verbal expressa pela palavra destacada é?
   a.(   )sujeito simples
   b.(   )oração sem sujeito
   c.(X) sujeito oculto
   d.(   ) sujeito indeterminado

2 – Na oração…” Você diz que não tem graça amar assim…” Quem é o sujeito? Como podemos classificá-lo?
   a.(X)sujeito simples
   b.(   )oração sem sujeito
   c.(   ) sujeito oculto
   d.(   ) sujeito indeterminado

3 – Releia esses versos: “Agora você volta / E balança o que eu sentia por outro alguém.”  
a)   Quem é o sujeito do verbo “volta”? Como podemos classificá-lo?
Sujeito Você. Podemos classifica-lo como sujeito simples.

4 – Leia os versos abaixo:
      “Dividido entre dois mundos/Sei que estou amando, mas ainda não sei quem…
Os verbos destacados são respectivamente:
   a.(   )sujeito simples, sujeito simples
   b.(   )oração sem sujeito, sujeito indeterminado
   c.(X) sujeito oculto, sujeito oculto
   d.(   ) sujeito indeterminado, sujeito composto

5 – ”… Você tenta provar que tudo em nós morreu…”
  Como podemos classificar o sujeito dessa oração? Identifique-o.
        Sujeito simples. Você.

6 – O que o autor quis dizer, com a frase: “Foi tudo tão bonito, mas voou pro infinito.”?
      Refere-se ao termino do amor.

7 – O que acontece com o eu poético, quando a amante volta?
      Ele fica dividido entre dois mundos, ou seja, dividido entre o amor antigo e o novo.

8 – Na frase: “Borboletas sempre voltam / E o seu jardim sou eu!” Qual é a mensagem transmitida?
      Que o eu poético e a pessoa certa, e a amada vai sempre volta pra ele.

9 – Quantas estrofes possui a música? E quantos versos?
      Possui 08 estrofes, e 36 versos.

10 – Qual o título da Música? E quem é o compositor?
      Borboletas, composta por Victor e Leo.