ADJETIVO-FORMAÇÃO-GÊNERO-GRAU
– PÁTRIO -ATIVIDADES COM GABARITO
Conceito: é a palavra que caracteriza o
substantivo.
FORMAÇÃO DO ADJETIVO:
Primitivo: é aquele que não deriva de outra
palavra.
Ex.: doce criatura.
Derivado: é aquele que deriva de outra
palavra. (Geralmente de substantivos ou de verbos).
Ex.: funcionária preguiçosa (do
substantivo preguiça).
Simples: é aquele formado de apenas um
radical.
Ex.: Ruas escuras.
Problemas brasileiros.
Composto: é aquele formado com mais de um
radical.
Ex.: Cabelos castanho-escuros.
GÊNERO DO ADJETIVO
Quanto ao
gênero, os adjetivos podem ser:
Uniformes: possuem apenas uma forma, que se
aplica tanto a substantivos masculinos como a substantivos femininos.
Ex.: O moço
feliz.
A moça
feliz.
Biformes: possuem duas formas; uma para
o masculino e outra para o feminino.
Ex.: O amigo
brincalhão.
A
amiga brincalhona.
ATIVIDADES:
1 – Complete as frases com adjetivos derivados dos
substantivos ou dos verbos dos parênteses.
a) A cena foi COMOVENTE.
(Comover).
b) Gislene é uma pessoa AMÁVEL. (Amar).
c) Foi uma descoberta GENIAL. (Gênio).
d) Esta estrada é PERIGOSO. (Perigo).
e) É um trabalho EMOCIONANTE. (Emocionar).
f)
O
jovem está muito ESPERANÇOSO. (Esperança).
g) Isso são coisas DISPENSÁVEIS. (Dispensar).
2 – Informe se o adjetivo destacado é primitivo ou derivado:
a) O atleta nadador foi desclassificado: Derivado.
b) O pai chegou cansado e não jantou: Derivado.
c) A funcionária alta alcançou a lâmpada queimada:
Primitivo e derivado.
d) O prédio novo foi multado
pela prefeitura: Primitivo.
e) Um grande borrão de tinta marcava o seu uniforme: Primitivo.
3 – Relacione:
a) Produto que se incendeia facilmente.
b) Líquido que não tem cheiro.
c) Esmalte que não tem cor.
d) Comida que não tem sabor.
e) Material que se pode reciclar.
f)
Hambúrguer
que não tem sal.
g) Lembrança que não se pode apagar.
( g ) Indeletável.
( a ) inflamável.
( d ) Insosso.
( b ) Inodoro.
( f )
Insípida.
( e ) Reciclável.
( c ) Incolor.
4 – Substitua as locuções adjetivas em destaque pelo adjetivo
correspondente:
a) Carne de boi – bovina.
b) Defeito de audição – auditivo.
c) Região da cidade – urbana.
d) Insuficiência do coração – cardíaca.
e) Impressão de dedo – digital.
f)
Úlcera
de estomago – estomacal.
5 – Classifique os adjetivos em: primitivo, derivado, simples
ou compostos.
a) Mal-educado: composto
b) Doce: simples/primitivo
c) Trabalhador: derivado
d) Amarelado: derivado
e) Grande: simples/primitivo
f)
Feliz:
simples/primitivo
g) Azul-escuro: composto
h) Gorduroso: derivado
i)
Alto:
simples/primitivo
j)
Pequeno:
simples/primitivo
6 – Forme substantivos derivados de:
- Pedra: pedreiro - Sol: solar
- Livro: livraria -
Rio: riacho
- Flor: floricultura - Rei: reinado
- Jardim: jardineiro - Banana: bananeira
- Mar: maresia - Máquina: maquinário
- Jornal: jornaleiro - Dia: diário
7 – Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos
derivados abaixo:
- Pobreza: pobre - Leiteiro: leite
- Porteiro: porta - Paliteiro: palito
- Cavaleiro: cavalo - Mangueira: manga
- Cachorrada: cachorro
- Peixeiro: peixe
- Casebre: casa - Asneira: asno
- Camponesa: campo
8 – Leia as frases abaixo e responda as perguntas:
a) O cafezal é uma plantação: De café.
b) O relojoeiro é especialista em
consertar: Relógios.
c) Comprei um ramalhete de flores: Na floricultura.
d) O religioso é uma pessoa que serve a:
Deus.
9 – Qual é o substantivo derivado presente na frase abaixo:
- Eu adoro comer
pastéis da pastelaria que fica na rua próxima à minha casa. Pastelaria
- Comprei um
ramalhete de flores na floricultura. Floricultura
10 – Qual é o substantivo primitivo que originou o
substantivo derivado presente na frase abaixo.
- O religioso é
uma pessoa que serve a Deus.
Religião.
11 – Sublinhe os adjetivos
a) O aluno estudioso
consegue bons resultados.
b) As crianças pequenas estavam alegres.
c) A menina ficou irritada com o irmão.
d) O homem usava um chapéu grande.
e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado.
f)
Esse
menino tem cabelos pretos e encaracolados.
12 – Escreva o plural das frases:
a) Aquele equipamento é útil, mas
perigoso.
Aqueles equipamentos são
úteis, mas perigosos.
b) Este aluno é capaz de realizar
qualquer atividade.
Estes alunos são capazes de
realizarem quaisquer atividades.
c) O resultado é possível.
Os resultados são
possíveis.
d) Ele é um homem gentil e amoroso.
Eles são homens gentis e
amorosos.
e) A menina estudiosa recebe bom
resultado.
As meninas estudiosas
recebem bons resultados.
f)
O
homem português recebeu congratulação.
Os homens portugueses
receberam congratulações.
13 – Escreva ao lado de cada adjetivo a seguir, um
substantivo a que você possa atribuir a característica indicada.
cabelo prateado.
faca afiada.
mangas maduras. língua venenosa.
casa
distante. gente competente.
chefes nervosos. cheiro desagradável.
pessoa inteligente.
14 – Reescreva as frases no feminino plural.
a) O professor inglês cuidou do velho
cristão a noite toda.
As professores inglesas
cuidaram das velhas cristãs a noite toda.
b) O cidadão é um homem ativo na
sociedade.
As cidadãs são umas mulheres
ativas na sociedade.
c) O operário inexperiente aprendia com
seu mestre inteligente.
As operárias inexperiente
aprendiam com suas mestres inteligentes.
d) O garoto parecia meio confuso.
As garotas pareciam meio
confusas.
e) Ele é um homem gentil e amoroso.
Elas são umas mulheres
gentis e amorosas.
15 – Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
Substantivo primitivo Substantivo derivado.
( 1 ) Dente ( 4 )
Goiabeira.
( 2 ) Pente ( 6 ) Ventania.
( 3 ) Cabelo ( 7 ) Floricultura.
( 4 ) Goiaba ( 8 ) Barbudo.
( 5 ) Pedra ( 1 )
Dentadura.
( 6 ) Vento ( 3 )
Cabeludo.
( 7 ) Flor ( 2 )
Penteado.
( 8 ) Barba ( 5 )
Pedraria.
GRAU DO ADJETIVO
Comparativo:
O grau comparativo compara dois seres ou dois grupos de seres
que são qualificados com um adjetivo em comum. Podem comparar por
superioridade, por inferioridade ou igualdade.
Comparativo de
superioridade:
Ex.: O carro é mais bonito que a moto.
Comparativo de
inferioridade:
Ex.: O carro é
menos bonito que a moto.
Comparativo de
igualdade:
Ex.: O carro é
tão bonito quanto a moto.
Atividades:
1 – Complete as frases de acordo com o grau comparativo
pedido:
Superioridade:
a) Mônica é mais
elegante que a Marta.
b) Meu sapato é mais confortável que o
dela.
c) Este professor é mais calmo que o
outro.
Inferioridade:
a) O gato é menos
feroz que o cão.
b) Pedro é menos
estudioso que o Diogo.
c) Meus dentes são menos brancos que
o dele.
Igualdade:
a) Mariana é tão
inteligente quanto sua irmã.
b) A onça é tão
rápida quanto o leopardo.
c) Seu computador é tão bom quanto.
2 – Complete as frases de acordo com grau comparativo pedido.
a) Mônica é mais
elegante que Marta. (Superioridade).
b) O gato é menos
feroz que o cão. (Inferioridade).
c) Mariana é tão
inteligente que sua irmã. (Igualdade).
d) Meu sapato é mais confortável quanto
o dela. (Superioridade).
e) Meus dentes são menos brancos que
o dele. (Inferioridade).
f)
Seu
computador é tão bom quanto o meu. (Igualdade).
g) Este professor é mais calmo que
o outro. (Superioridade).
h) Pedro é menos
estudioso que Diogo. (Inferioridade).
i)
A
onça é tão rápida quanto o leopardo. (Igualdade).
j)
José
é tão aplicado quanto Adriano. (Igualdade).
k) Marcia é mais
esperta que Ana. (Superioridade).
l)
O
carro é menos veloz que o avião. (Inferioridade).
3 – Forme frases com as palavras abaixo, usando adjetivos no
grau comparativo de superioridade.
a) Marcelo é mais
alto que Carlos.
b) Meu sapato é mais bonito que
o da Joana.
c) Café é mais
gostoso que chá.
d)
Jorge
é mais estudioso que Jaime.
4 – Numere
de acordo com a legenda:
a)
Grau
comparativo de igualdade.
b)
Grau
comparativo de superioridade.
c)
Grau
comparativo de inferioridade.
( a ) Luiza está tão alegre quanto Marisa.
( b ) O coelho é mais esperto que a tartaruga.
( c ) A laranjeira é menor que a mangueira.
( b ) Meu pai é mais alto que o seu.
( c ) O automóvel é menos veloz que o avião.
( b ) Suco natural é mais saudável que refrigerante.
( a ) A maçã é tão saborosa quanto o caqui.
( c ) O Brasil é menos populoso que a China.
5 – Complete
as frases com: melhor, pior, maior, menor.
a)
Tomar
suco é melhor
que tomar café.
b)
A
terra é maior
que a lua.
c)
Um
inseto é menor
que um réptil.
d)
Subir
a rua é pior
que descer.
e)
Sorrir
é melhor
que chorar.
6 –
Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases comparativas a partir das
sugestões propostas entre parênteses:
Ex.:
política econômica ______ perversa______ ineficiente (igualdade).
Esta
política econômica é tão perversa quanto ineficiente.
a)
Mário
_______ estudioso ______ irmão (superioridade)
Mário é mais estudioso que seu irmão.
b)
Trabalho
_____ monótono _____ cansativo (inferioridade).
Seu trabalho é menos cansativo do que monótono.
c)
Atitude
_____ energia _____ justa (superioridade).
Necessitamos de uma atitude mais enérgica do que
justa.
d)
Aplicado
_____ aluno _____ gentil (igualdade).
Este aluno é tão gentil quanto aplicado.
ADJETIVOS PÁTRIOS
São denominados
pátrios os adjetivos que indicam o lugar de origem, referindo-se a continentes,
países, estados, cidades, etc.
Relação de
alguns adjetivos pátrios:
Acre = acreano. Maceió = maceioense.
Amapá = amapaense. Manaus = manauense.
Aracaju = aracajuense. Marajó = marajoara.
Belém (Pará) = belenense. Moscou = moscovita.
Boa vista = boa-vistense Natal = natalense.
Brasília = brasiliense. Pequim = pequinês.
Buenos Aires = portenho Petrópolis = petropolitano.
Cabo Frio = cabo-friense Porto Alegre = porto-alegrense.
Campinas = campineiro Porto Velho = porto-velhense.
Cuiabá = cuiabano Recife = recifense.
Espirito Santo = capixaba. Rio de Janeiro = fluminense.
João Pessoa = pessoense São Paulo = paulista.
Juiz de Fora = juiz-forense Teresina = teresinense.
Lisboa = lisboeta Três Corações = tricordiano.
Macapá = macapaense Vitória = vitoriense.
ATIVIDADES:
1 – Dê os adjetivos referentes aos lugares de origem:
- Brasil = brasileiro. – Brasília = brasiliense.
- Acre = acreano. – Japão = japonês.
- Marajó = marajoara. – Campinas = campineiro.
- Amapá = amapaense. – Cuiabá = cuiabano.
- Belém (Pará) = belenense. – Vitória = vitoriense.
- Porto Alegre = porto-alegrense. – Recife = recifense.
- Salvador = salvadorense. – São Luiz = são-luisense.
- Sergipe = sergipano.
2 – Dados os adjetivos pátrios, informe o lugar de origem.
- Gaúcho = Rio Grande do Sul. – Carioca = Rio
de Janeiro (cidade).
- Paulistano = São Paulo. – Teresinense = Teresina.
- Rondoniense = Rondônia. – Fluminense = Rio de Janeiro (estado).
- Paulista = São
Paulo (estado). – Catarinense =
Santa Catarina.
- Tricordiano = Três Corações.
– Moscovita = Moscou.
- Aracajuense = Aracaju. – Boa-vistense = Boa Vista.
- Maceioense = Maceió.
– Salvadorenho = El Salvador.
- Potiguar = Rio
Grande do Norte.
3 – Substitua a locução adjetiva pelo
adjetivo pátrio correspondente.
a)
Literatura
da Grécia e de Roma.
Literatura greco-romana.
b)
Aliança
entre a Espanha e a França.
Aliança franco-espanhola.
c)
Relações
entre o Brasil e África.
Relações afro-brasileiras.
d)
Conversações
entre a França e a Inglaterra.
Conversações anglo-francesa.
e)
Pacto
entre a União Soviética e Cuba.
Pacto Cubano-soviético.
f)
Acordo
entre Portugal e Brasil.
Acordo luso- brasileiro.
4 – Complete com os adjetivos pátrios
pedidos entre.
a)
“O
meu pai era paulista (São Paulo – estado).
b)
Meu
avô, pernambucano (de Pernambuco).
c)
O
meu bisavô, mineiro (de Minas Gerais).
d)
Meu
tataravô, baiano (da Bahia).
5 – Complete as lacunas abaixo:
a)
Quem
nasce em Três Rios é trirriense.
b)
Quem
nasce em Três Corações é tricordiano.
c)
Já
quem nasce no Brasil é brasileiro.
d)
E
quem nasce em Três Lagoas é três-lagoense.
e)
Quem
nasce em Portugal é português.
f)
Quem
nasce no Japão é japonês.
g)
Quem
nasce em Paris é parisiense.
h)
Quem
nasce nos Estados Unidos é americano.
i)
Quem
nasce no Canadá é canadense.
6 – Escreva os adjetivos pátrios
correspondentes:
a)
O
povo do Ceará é extremamente gentil.
Cearense
b)
O
xinxin de galinha é um prato da cozinha da
Bahia. Baiano
c)
O
chimarrão é uma bebida do Rio Grande do
Sul. Gaúcho
d)
Ana
Laura e sua irmã nasceram no Paraná.
Paranaense
7 – Leia e complete com adjetivos
pátrios.
a)
Coreano é o
indivíduo da Coreia, que é um país da Ásia. Portanto, todo coreano também
é asiático.
b)
Mineiro é o
indivíduo de Minas Gerais, que é um estado do Brasil. Portanto, todo mineiro também é brasileiro.
8 – Escreva 10 adjetivos pátrios que
indiquem as seleções que jogaram aqui no Brasil na última copa.
Chile - chileno Portugal - português
Alemanha- alemão Argentina - argentino
África - africano Bolívia - boliviano
Itália - italiano Paraguai - paraguaio
França - francês Uruguai - uruguaio
9 – Circula os substantivos
compostos:
- beija-flor
– avião – Marcelo – pé-de-moleque –televisão –
formiga.
10 – Demonstre seus conhecimentos
sobre o referido assunto, apontando os adjetivos pátrios correspondentes a:
- Palmas = palmense.
- Florianópolis = florianopolitano.
- Minas Gerais = mineiro.
- Belém = belenense.
- Curitiba = curitibano.
- Aracaju = aracajuense
ou aracajuano.
- Piauí = piauiense.
- Espirito Santo = capixaba ou espirito-santense.
11 – Vamos descobrir a que locução
adjetiva referem-se os adjetivos abaixo.
Exemplo: impressão digital = impressão dos dedos.
- Carne de porco = carne suína.
- Olhar felino = olhar de gato.
- Industria têxtil = indústria de tecidos.
- Fruto silvestre = fruto do mato.
12 – Escreva:
a)
Dois
substantivos derivados de vento. ventania - ventilador
b)
O
substantivo que deu origem a livraria, livrinho e livreiro. livro
13 – Transforme os adjetivos
destacados nas locuções adjetivas.
a)
Seres
terrestre = da terra
b)
Rua
florida = de flores
c)
Fauna
marinha = do mar
d)
Prova
bimestral = dois meses
e)
Amigo
corajoso = de coragem
f)
Pessoa
faminta = com fome
g)
Dia
Nublado = com nuvens
GRAU SUPERLATIVO
A característica atribuída pelo
adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta.
Superlativo absoluto analítico –
o destaque é assinalado pelo emprego de certos termos que denotam ideia de
acréscimo. Tal modalidade é expressa por meio dos advérbios muito, extremamente, excepcionalmente,
etc, antepostos ao adjetivo.
Ex.: Somos excessivamente otimistas.
É um criminoso extremamente violento.
Superlativo absoluto sintético –
é marcado pelo uso de sufixos, tais como: íssimo, rimo, imo.
O superlativo absoluto sintético
pode se apresentar sob duas formas: uma erudita, de origem latina e outra
popular, a forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino
combinada aos sufixos – íssimo, imo ou érrimo.
Ex.: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.
José é magérrimo.
A forma popular é formada pelo radical
do adjetivo português combinada ao sufixo – íssimo: pobríssimo, agilíssimo.
Ex.: Ferrari é um carro caríssimo.
ATIVIDADES:
1 – Reescreva as frases mudando os
adjetivos em destaque no grau superlativo absoluto sintético.
a)
A
prova estava difícil.
A prova estava dificílima.
b)
O
autor é engraçado e humilde.
O autor é engraçadíssimo e humílimo.
c)
A
professora é magra e sensível.
A professora é magérrima e sensibilíssima.
d)
Pedro
é amável e divertido.
Pedro é amabilíssimo e divertidíssimo.
2 – Transforme os adjetivos
analíticos abaixo:
a)
Fraquíssimo
= fraco
b)
Terribilíssimo
= terrível
c)
Calmíssimo
= calmo
d)
Cheíssimo
= cheio
e)
Pouquíssimo
= pouco
f)
Agilíssimo
= ágil
g)
Dulcíssimo
= doce
h)
Belíssimo
= belo
3 – Passe as palavras para o
superlativo conforme modelo:
- Ágil = agílimo
- Difícil = dificílimo
- Frágil = fragílimo
- Alto = altíssimo
- Baixo = baixíssimo
- Feio = feiíssimo
- Útil = utilíssimo
- Capaz = capacíssimo
- Feliz = felicíssimo
- Feroz = ferocíssimo
- Veloz = velocíssimo