domingo, 18 de junho de 2017

N U M E R A L- CLASSIFICAÇÃO E ATIVIDADES COM GABARITO


N U M E R A L

          Entre as palavras que, na frase, se relacionam ao substantivo há também o numeral.

Exemplos:
          Comprou duas caixinhas de música.
          O investigador fez a primeira pergunta.

          Numeral é a palavra que se refere ao substantivo dando ideia de número.

Ex.: “Perseguido por três policiais um homem corre pelas ruas da cidadezinha”.
         “Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto...”

          O numeral pode indicar:

Quantidade:    Choveu durante quatro semanas.
Ordem:             O terceiro aluno da fila era o mais alto.
Multiplicação: O operário pediu o dobro do salário.
Fração:              Comeu meia maçã.

          CLASSIFICAÇÃO DO NUMERAL

          De acordo com o que indica, o numeral pode ser:
CARDINAL:        Indica uma quantidade determinada de seres: um, dois, três, quatro, cinco...
ORDINAL:        Indica a ordem (posição) que o ser ocupa numa série: primeiro, segundo, terceiro...
MULTIPLICATIVO:     Expressa ideia de multiplicação, indicando quantas vezes a quantidade foi aumentada: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo... 
FRACIONÁRIO:          Expressa ideia de divisão, indicando em quantas partes a quantidade foi dividida: meio, terço, quarto, quinto...
UMartigo com sentido de qualquer.
UMnumeral – sentido somente apenas.
        

 RELAÇÃO DE ALGUNS NUMERAIS

CARDINAIS                                     ORDINAIS
Um                                                   Primeiro
Dois                                                  Segundo.
Três                                                  Terceiro.
Quatro                                              Quarto.
Cinco                                                Quinto.
Seis                                                   Sexto.
Sete                                                  Sétimo
Oito                                                   Oitavo
Nove                                                 Nono.
Dez                                                    Décimo
Onze                                                  Décimo primeiro.
Doze                                                  Décimo segundo.
Treze                                                 Décimo terceiro.
Quatorze                                           Décimo quarto.
Quinze                                              Décimo quinto
Dezesseis                                         Décimo sexto.
Dezessete                                         Décimo sétimo.
Dezoito                                             Décimo oitavo.
Dezenove                                         Décimo nono.
Vinte                                                 Vigésimo.
Trinta                                                Trigésimo.
Quarenta                                           Quadragésimo.
Cem                                                   Centésimo
Duzentos                                           Ducentésimo.

MULTIPLICATIVOS                          FRACIONÁRIOS
Dobro                                                Meio.
Triplo                                                 Terço.
Quádruplo                                        Quarto.
Quíntuplo                                         Quinto.
Sêxtuplo                                            Sexto.
Sétuplo                                              Sétimo.
Óctuplo                                             Oitavo.
Nônuplo                                            Nono.
Décuplo                                             Décimo.
Undécuplo                                        Onze avos.
Duodécuplo                                      Doze avos.
----                                                      Vinte avos.
----                                                      Trinta avos.
----                                                      Noventa avos.
Cêntuplo                                           Centésimo.
----                                                      Ducentésimo.
----                                                      Milésimo.
----                                                      Milionésimo.
----                                                      Bilionésimo.

1 – Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.
       1 – Numeral cardinal.
       2 – Numeral ordinal.
       3 – Numeral multiplicativo.
       4 – Numeral fracionário.
       5 – Numeral coletivo.

( 1 ) José chega ao aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.
( 2 ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
( 4 ) Ainda resta a metade da torta.
( 3 ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
( 4 ) Recebi um doze avos do meu salário.
( 4 ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
( 5 ) Vendi duas dúzias de ovos.

2 – Complete com numeral conveniente:

a)    Hoje é o sexto dia da semana.
b)    No sétimo dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c)    Junho é o sexto mês do ano.
d)    Oito é o dobro de quatro.
e)    D. Pedro segundo, filho de D. Pedro primeiro governou o Brasil durante quase um século.

3 – Escreva por extenso os numerais:

a)    Rodrigo e Rafael, fizeram dezesseis pontos no jogo de basquete. (16).
b)    Estamos no décimo segundo mês do ano (12º).
c)    Vinícius é o vigésimo nono da chamada (29º).
d)    Leonardo comemorou o sexagésimo aniversário do seu avó (60º).
e)    Joaquim tem onze anos (11).
f)     Marcos mora no décimo sexto andar daquele prédio (16º).
g)    Esta é a milésima vez que lhe telefono (1000º)

4 – Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:

a)    Só consegui terminar um quarto do bordado. (1/4).
b)    Maria trabalhou dobro do que sua irmã. (Duas vezes mais).
c)    Apliquei três doze avos do meu salário na poupança. (3/12)
d)    Comprei o mesmo tecido por um terço do preço que você pagou. (1/3).
e)    Pedi a ele que trouxesse o primeiro jornal que encontrasse. (1º).
f)     O padre João convocou os fiéis para rezar as nove. (9).

5 – Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

a)    Fernanda comeu um terço da torta: fracionário.
b)    Esse filme é de segunda categoria: ordinal.
c)    Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola: multiplicativo.
d)    Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa: Cardinal.
e)    Metade da tarefa de Rafaela já foi feita: fracionário.
f)     Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião: Cardinal.
g)    Vamos apresentar agora a décima candidata: ordinal.

6 – Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural.

a)    3 pão = três pães.
b)    12 porco = doze porcos.
c)    14 papel = catorze papéis.
d)    660 grama = seiscentos e sessenta gramas.
e)    1001 razão = mil e uma razões.

7 – Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:

a)    Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
Quinquagésimo primeiro.
b)    Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
Quarenta por cento/mil e quinhentos por cento.
c)    O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.
Seis mil.
d)    Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.
Sessenta quilômetros por hora/Vinte graus Celsius/Cinquenta graus Celsius.

8 – Escreva os ordinais por extenso:
- 30º = Trigésimo.
- 45º = Quadragésimo quinto.
- 68º = Sexagésimo oitavo.
- 100º = Centésimo.
- 94º = Nonagésimo quarto.
- 50º = Quinquagésimo.

9 – Classifique os numerais das orações abaixo:

a)    Nossa equipe fez seis pontos.
Cardinal.
b)    Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.
Fracionário.
c)    Consegui alcançar o segundo lugar.
Ordinal.
d)    Meu amigo recebeu o triplo de mim.
Multiplicativo.
e)    Daremos às meninas o dobro de nossos brindes.
Multiplicativo.

MÚSICA(ATIVIDADES): ERA UMA VEZ - SANDY E JUNIOR - QUESTÕES DE SUBSTANTIVO/ENCONTRO VOCÁLICO/CONSONANTAL/NUMERAL - COM GABARITO

MÚSICA: ERA UMA VEZ
                                                      (Interpretação: Sandy e Junior) 



Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada                      
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade

( REFRÃO )

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia

                                                                (Composição: Toquinho)

Interpretando o texto

1.    Quem compôs a música acima?
Toquinho.


2.    Quem são os intérpretes?
Sandy e Junior.

3.    Na sua opinião, para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?
Não. Porque o dinheiro não é tudo, e não traz a felicidade.

4.    O que o autor do texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?
Cultivar as nossas amizades.

5.    Você se considera feliz? Por quê?
Resposta Pessoal.

6.    “ Um lugarzinho no meio do nada”  quer dizer:
           (    ) Um lugar que não existe.

           (  x ) Um lugar que só existe na nossa imaginação.

7. Retire do texto:

a) dois substantivos comuns: chocolate – terra.
b) dois substantivos abstratos: felicidade – amizade.
c) dois substantivos concretos: amigos – criança.
d) dois substantivos derivados: lugarzinho – simplicidade.
e) dois substantivos primitivos: cheiro – verdade.

8. Pinte os substantivos pedidos:

a) epicenos:

gato
jacaré
leão
tubarão

b) simples:

chuva
guarda-roupa
couve-flor

c) compostos

arco
arco-íris
parque
guarda-parque

d) comuns de dois gêneros

pintor
desenhista
criança
motorista

e) sobrecomuns

pessoa
sambista
jovem
testemunha

9. Marque o substantivos primitivo destes coletivos.

1.aglomeração    ( 1  ) de pessoas    ( 7  ) de espigas
2.biblioteca         ( 8  ) de leis       ( 2  ) de livros
3.bagagem         (  9 )  de roupas ( 3 ) de objetos de viagens
4.constelação     ( 10 ) de ilhas     ( 4  ) de estrelas
5.bando              ( 5  ) de aves       ( 11 ) de músicos
6.esquadra         ( 12  ) de ladrões  (  6 ) de navios
7.atilho                ( 13  ) de atores    (16 ) de trabalhadores 
8.código              ( 15  )  de espigas ( 14 ) de montanhas
9.enxoval
10.arquipélago
11.banda
12.corja
13.elenco
14-serra
15-feixe
16-turma

10. Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.

   iguais         leite       saudade            papai        choveu

11. Destaque os encontros consonantais.

frango ...FR.. e ....NG..      fraco ....FR.....     cravo ...CR......    
encontro .NC... e ....TR..    biscoito ...SC..     grande ..GR... e ....ND..

12. Separe as palavras  abaixo conforme a sua classificação.

Uruguai   primeiro    saúde   céu     lua    partiu    ensaiou   maestro  meu  iguais     país     enxaguou
ditongo
tritongo
hiato
      meu
En-xa-guou
Pa-ís
      céu
Pri-mei-ro
Sa – ú - de
      lua
Ma- es- tro
En- sai - ou
      Par-tiu
U-ru-guai
i-gua- is








13.Sublinhe os encontros consonantais e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.

farinha = dígrafo
scoa = dígrafo
absurdo = encontro consonantal
chapéu = dígrafo           
excelente = dígrafo
diante = encontro consonantal
piadinha = dígrafo

14. Sublinhe  os numerais do texto abaixo e depois classifique-os.

Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a festa de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras que costuma fazer e, sozinho, comeu um quarto do bolo. 

cardinal
Cento e cinquenta;
Duzentos
multiplicativo
dobro
fracionário
Um quarto
ordinal
 primeiro