MÚSICA:
ERA UMA VEZ
(Interpretação:
Sandy e Junior)
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
( REFRÃO )
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(Composição: Toquinho)
Interpretando
o texto
1. Quem compôs a música
acima?
Toquinho.
2. Quem são os intérpretes?
Sandy e Junior.
3. Na sua opinião,
para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?
Não. Porque o dinheiro
não é tudo, e não traz a felicidade.
4. O que o autor do
texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?
Cultivar as nossas
amizades.
5. Você se considera
feliz? Por quê?
Resposta Pessoal.
6. “ Um lugarzinho no
meio do nada” quer dizer:
( ) Um lugar que
não existe.
( x ) Um lugar
que só existe na nossa imaginação.
7. Retire do texto:
a) dois substantivos comuns: chocolate – terra.
b) dois substantivos abstratos: felicidade – amizade.
c) dois substantivos concretos: amigos – criança.
d) dois substantivos derivados: lugarzinho –
simplicidade.
e) dois substantivos primitivos: cheiro – verdade.
8. Pinte os substantivos pedidos:
a) epicenos:
gato
|
jacaré
|
leão
|
tubarão
|
b) simples:
chuva
|
guarda-roupa
|
pé
|
couve-flor
|
c) compostos
arco
|
arco-íris
|
parque
|
guarda-parque
|
d) comuns de dois gêneros
pintor
|
desenhista
|
criança
|
motorista
|
e) sobrecomuns
pessoa
|
sambista
|
jovem
|
testemunha
|
9. Marque o substantivos primitivo
destes coletivos.
1.aglomeração
( 1 ) de
pessoas ( 7 ) de espigas
2.biblioteca
( 8 ) de
leis ( 2 ) de livros
3.bagagem
( 9 ) de roupas
( 3 ) de objetos de
viagens
4.constelação
( 10 ) de
ilhas ( 4 ) de estrelas
5.bando
( 5 ) de
aves ( 11 ) de músicos
6.esquadra
( 12 ) de ladrões
( 6
) de navios
7.atilho ( 13 ) de
atores (16 ) de trabalhadores
8.código
( 15 ) de
espigas ( 14
) de montanhas
9.enxoval
10.arquipélago
11.banda
12.corja
13.elenco
14-serra
15-feixe
16-turma
10. Circule os encontros vocálicos
das palavras abaixo.
iguais
leite
saudade
papai
choveu
11. Destaque os encontros
consonantais.
frango ...FR.. e ....NG..
fraco ....FR.....
cravo ...CR......
encontro .NC... e ....TR..
biscoito ...SC..
grande ..GR... e ....ND..
12. Separe as palavras abaixo
conforme a sua classificação.
Uruguai primeiro saúde
céu lua partiu
ensaiou maestro meu iguais
país enxaguou
ditongo
|
tritongo
|
hiato
|
meu
|
En-xa-guou
|
Pa-ís
|
céu
|
Pri-mei-ro
|
Sa – ú - de
|
lua
|
Ma- es- tro
|
En- sai - ou
|
Par-tiu
|
U-ru-guai
|
i-gua- is
|
13.Sublinhe os encontros consonantais
e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.
farinha = dígrafo
Páscoa = dígrafo
absurdo = encontro consonantal
chapéu = dígrafo
excelente = dígrafo
diante = encontro consonantal
piadinha = dígrafo
14. Sublinhe os numerais do texto abaixo e depois
classifique-os.
Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a
festa de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar
foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras que costuma fazer e,
sozinho, comeu um
quarto do bolo.
cardinal
|
Cento e cinquenta;
Duzentos
|
multiplicativo
|
dobro
|
fracionário
|
Um quarto
|
ordinal
|
primeiro
|
Ótimo
ResponderExcluir