domingo, 18 de junho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): ERA UMA VEZ - SANDY E JUNIOR - QUESTÕES DE SUBSTANTIVO/ENCONTRO VOCÁLICO/CONSONANTAL/NUMERAL - COM GABARITO

MÚSICA: ERA UMA VEZ
                                                      (Interpretação: Sandy e Junior) 



Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada                      
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade

( REFRÃO )

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia

                                                                (Composição: Toquinho)

Interpretando o texto

1.    Quem compôs a música acima?
Toquinho.


2.    Quem são os intérpretes?
Sandy e Junior.

3.    Na sua opinião, para uma pessoa ser feliz ela precisa ser rica? Por quê?
Não. Porque o dinheiro não é tudo, e não traz a felicidade.

4.    O que o autor do texto diz que é preciso fazer para a gente ser feliz?
Cultivar as nossas amizades.

5.    Você se considera feliz? Por quê?
Resposta Pessoal.

6.    “ Um lugarzinho no meio do nada”  quer dizer:
           (    ) Um lugar que não existe.

           (  x ) Um lugar que só existe na nossa imaginação.

7. Retire do texto:

a) dois substantivos comuns: chocolate – terra.
b) dois substantivos abstratos: felicidade – amizade.
c) dois substantivos concretos: amigos – criança.
d) dois substantivos derivados: lugarzinho – simplicidade.
e) dois substantivos primitivos: cheiro – verdade.

8. Pinte os substantivos pedidos:

a) epicenos:

gato
jacaré
leão
tubarão

b) simples:

chuva
guarda-roupa
couve-flor

c) compostos

arco
arco-íris
parque
guarda-parque

d) comuns de dois gêneros

pintor
desenhista
criança
motorista

e) sobrecomuns

pessoa
sambista
jovem
testemunha

9. Marque o substantivos primitivo destes coletivos.

1.aglomeração    ( 1  ) de pessoas    ( 7  ) de espigas
2.biblioteca         ( 8  ) de leis       ( 2  ) de livros
3.bagagem         (  9 )  de roupas ( 3 ) de objetos de viagens
4.constelação     ( 10 ) de ilhas     ( 4  ) de estrelas
5.bando              ( 5  ) de aves       ( 11 ) de músicos
6.esquadra         ( 12  ) de ladrões  (  6 ) de navios
7.atilho                ( 13  ) de atores    (16 ) de trabalhadores 
8.código              ( 15  )  de espigas ( 14 ) de montanhas
9.enxoval
10.arquipélago
11.banda
12.corja
13.elenco
14-serra
15-feixe
16-turma

10. Circule os encontros vocálicos das palavras abaixo.

   iguais         leite       saudade            papai        choveu

11. Destaque os encontros consonantais.

frango ...FR.. e ....NG..      fraco ....FR.....     cravo ...CR......    
encontro .NC... e ....TR..    biscoito ...SC..     grande ..GR... e ....ND..

12. Separe as palavras  abaixo conforme a sua classificação.

Uruguai   primeiro    saúde   céu     lua    partiu    ensaiou   maestro  meu  iguais     país     enxaguou
ditongo
tritongo
hiato
      meu
En-xa-guou
Pa-ís
      céu
Pri-mei-ro
Sa – ú - de
      lua
Ma- es- tro
En- sai - ou
      Par-tiu
U-ru-guai
i-gua- is








13.Sublinhe os encontros consonantais e escreva se há encontro consonantal ou dígrafo.

farinha = dígrafo
scoa = dígrafo
absurdo = encontro consonantal
chapéu = dígrafo           
excelente = dígrafo
diante = encontro consonantal
piadinha = dígrafo

14. Sublinhe  os numerais do texto abaixo e depois classifique-os.

Mamãe preparou cento e cinquenta docinhos e duzentos salgadinhos para a festa de aniversário de Mariana.
O primeiro convidado a chegar foi Davi. Ele fez o dobro de travessuras que costuma fazer e, sozinho, comeu um quarto do bolo. 

cardinal
Cento e cinquenta;
Duzentos
multiplicativo
dobro
fracionário
Um quarto
ordinal
 primeiro


Um comentário: