domingo, 29 de outubro de 2023

POEMA: SENTIMENTO DO MUNDO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: SENTIMENTO DO MUNDO

            CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZaoGZgfMNagPaWX7pw6zNbCd741nnf_V_MW9B9isy9T53DU7hmHXjfuf-DqfhqxaFG7y-5tF7j82bOPLIk5vTv_iJuZDNVGcGu4lWh0O9P8gGJzgk3OyDPyA9Zx2QTMRAWJAEyu4DClsTB9pO0NKapUGCCURUTJZN3lV5b9qv3FuGpix_WGv9adNgReY/s320/SENTIMENTO.jpg


Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.

Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que me perdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer

esse amanhecer
mais noite que a noite.

Carlos Drummond de Andrade.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o sentimento predominante no poema?

      O sentimento predominante no poema é de desolação e alienação em relação ao mundo.

02 – Que metáfora é usada para descrever a sensação de solidão no poema?

      A metáfora usada é a de "ficar sozinho desfiando a recordação", o que sugere uma sensação de isolamento.

03 – O que o autor expressa sobre o estado do mundo e sua própria condição no poema?

      O autor expressa um sentimento de desamparo e desconexão em relação ao mundo. Ele se sente impotente diante das injustiças e da degradação do mundo e da sociedade.

04 – Por que o autor menciona "escravos" no início do poema?

      O autor menciona "escravos" no início do poema para simbolizar a sensação de sobrecarga e opressão que ele sente, como se estivesse sobrecarregado com as preocupações do mundo.

05 – O que os camaradas do autor não disseram e por que isso é significativo?

      Os camaradas não disseram que havia uma guerra e que era necessário trazer fogo e alimento. Isso é significativo porque sugere que o autor se sente despreparado e não informado em um momento crítico, o que aumenta seu sentimento de impotência.

06 – Qual é o significado da última estrofe, que menciona o "amanhecer mais noite que a noite"?

      A última estrofe sugere um amanhecer sombrio e desolador, simbolizando a falta de esperança e a escuridão que o autor sente em relação ao mundo e à sua própria vida.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário