terça-feira, 10 de outubro de 2023

FÁBULA: O COELHO E A CABRA - ANA CINTIA DA SILVA ROCHA - COM GABARITO

 Fábula: O coelho e a cabra

        Um belo dia, o coelhinho saiu para colher cenouras, e acabou deixando a porta de sua casa aberta. Ao voltar, ele percebeu que a casa estava fechada, então pensou:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYLLpeZuLQ_3JpxdqxiEVVIRe1uOOLcdoiOz69LdMIYnwZsbou7gB1ZMj-M5RLhTN90VAmprcdFamIolEmLS4i1ls4zCuL2wswosvveEXPOTDGR28OPihiTvpBqpMUikI0yAVNVuGRV8ATdUZcxPl3xezPx1ZhsrO37I1IbwNuqEGZ1_A9U53DFkmBHH8/s320/CABRA.jpg


        -- Quem está aí dentro?

        O coelho bateu à porta e, apareceu uma cabra dizendo:

        -- Saia da minha casa! Eu sou a cabra Cabrez, te dou um salto e te parto em três.

        O coelhinho saiu correndo, viu um boi, pediu:

        -- Seu boi uma cabra invadiu minha casa, ainda disse que me dá um salto e me parte em três. Ajude-me, seu boi.

        O boi teve medo, e disse para o coelho que estava muito ocupado.

        O coelho viu o cachorro dormindo, e disse:

        -- Acorda pra latir.

        Respondeu o cachorro:

        -- Au, au!!!

        O coelho pediu:

        -- Seu cachorro, pode me ajudar? A cabra Cabrez invadiu minha casa e ela disse que me dava um salto e me partia em três.

        O cachorro estava com muito sono e preferiu voltar a dormir.

        Assim, o animalzinho se desesperou e começou a chorar, quando veio uma abelhinha bem pequena e disse:

        -- Por que está chorando, coelhinho?

        Ele respondeu:

        -- Porque a cabra Cabrez invadiu minha casa, e ela disse que me dá um salto e me parte em três.                          

        A abelhinha foi até a casa do coelho e bateu à porta. A cabra já queria saltar em cima da abelha, mas a abelha deu uma ferroada tão forte na cabra, que ela correu e nunca mais se ouviu falar na cabra Cabrez.

        Moral da história: Tamanho não é documento.

Ana Cíntia da Silva Rocha. E. E. F. M. Manuel Sátiro

Entendendo a fábula:

01 – Qual foi o motivo que levou o coelho a deixar a porta de sua casa aberta?

      O coelho saiu para colher cenouras e deixou a porta aberta acidentalmente.

02 – Quem apareceu na casa do coelho quando ele voltou e encontrou a porta fechada?

      Uma cabra chamada Cabrez apareceu na casa do coelho.

03 – O que a cabra Cabrez disse ao coelho quando ele bateu à porta de sua própria casa?

      A cabra Cabrez ameaçou o coelho, dizendo que o partiria em três com um salto.

04 – A quem o coelho pediu ajuda após sair correndo da casa da cabra?

      O coelho pediu ajuda a um boi que estava próximo.

05 – Por que o boi se recusou a ajudar o coelho?

      O boi estava com medo e disse que estava muito ocupado.

06 – Qual foi a resposta do cachorro quando o coelho pediu sua ajuda?

      O cachorro respondeu com um latido ("Au, au!!!") e depois voltou a dormir.

07 – Quem finalmente ajudou o coelho a se livrar da cabra Cabrez?

      Uma abelhinha pequena foi a que finalmente ajudou o coelho a se livrar da cabra Cabrez, dando uma ferroada forte na cabra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário