sábado, 7 de outubro de 2023

ATIVIDADES DA MÚSICA: NUVEM PASSAGEIRA - HERMES DE AQUINO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Nuvem Passageira

            Hermes de Aquino

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA-qtuizRiMJx2QUuVhCLRbPKPDE36W1OqlLF750j2UIsFb_vN3Zj9NHi4LjaNw8c_t61DA8ab0s_hgROPqFrqUcdGalpaYSQJLp7qCfURzKtrTJt1GESPbSzWA7nOyQAzBNMAo5JyHJQX3u0wLDLS-ex22FQS4vgph1SuSEdH4sk9GQtS8TCP8s-qM7E/s320/NUVEM.jpg


Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois esta pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo?
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

A Lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito

Composição: Hermes Aquino.

Entendendo a canção:

01 – Qual é a metodologia utilizada pelo eu lírico para descrever sua própria existência e sua visão da vida?

      O eu lírico utiliza a metáfora de "nuvem passageira" e "cristal que se quebra quando cai" para descrever sua efemeridade e fragilidade diante das situações da vida, expressando sua percepção de que a vida é transitória e frágil, assim como uma nuvem levada pelo vento ou um cristal que se parte ao cair.

02 – Como o eu lírico aborda a passagem do tempo e a efemeridade da vida em sua poesia?

      O eu lírico aborda a passagem do tempo e a efemeridade da vida através da analogia do "castelo de areia na beira do mar". Ele ressalta que, assim como um castelo de areia é temporário e sujeito à erosão pelas ondas do mar, nossa existência também é transitória e está sujeita à passagem implacável do tempo, simbolizada pelo vento e pela transformação da pedra em pó. A Lua e o futuro também são mencionados para ilustrar a luta constante entre viver o momento presente e as preocupações com o amanhã.

03 – Qual é a principal metodologia utilizada na canção "Nuvem Passageira" de Hermes de Aquino e o que ela representa?

      A metáfora principal é a "nuvem passageira", que representa a efemeridade e a transitoriedade da vida humana, assim como a natureza fugaz e temporária de uma nuvem que é levada pelo vento.

04 – Como o eu lírico expressa sua atitude em relação à inevitabilidade da impermanência na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico aceita a inevitabilidade da impermanência ao adotar uma postura de viver o presente e aproveitar a vida, simbolizada pela vontade de dançar na chuva, deixando de lado preocupações com o futuro e aceitando sua natureza efêmera.

05 – Quais elementos da natureza são mencionados na canção "Nuvem Passageira" e como estão relacionados ao tema central da música?

      Na música, são considerados elementos como o vento, a chuva, o mar e a lua cheia. Eles estão relacionados ao tema central da efemeridade e da transitoriedade, pois simbolizam uma mudança constante e a passagem da existência humana.

06 – Como a análise da vida e das relações pessoais é abordada na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico reflete sobre a brevidade da vida e as complexidades das relações interpessoais, ilustrando como as experiências e interações são temporárias, semelhantes a um "cristal bonito que se quebra quando cai".

07 – De que forma o eu lírico retrata suas emoções e sentimentos em relação à sua própria existência na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico expressa sentimentos de resignação, acessíveis e desejo de viver o momento presente, apesar da consciência da fugacidade da vida. Ele manifesta uma atitude de aproveitar cada momento, dançando na chuva e deixando as preocupações de lado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário