quinta-feira, 19 de outubro de 2023

POEMA: MINHA CIDADE - CORA CORALINA - COM GABARITO

 Poema: Minha cidade

             Cora Coralina

Goiás, minha cidade… 
Eu sou aquela amorosa 
de tuas ruas estreitas, 
curtas, 
indecisas, 
entrando, 
saindo 
uma das outras. 
Eu sou aquela menina feia da ponte da Lapa. 
Eu sou Aninha. 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXJVxaC4XAz8ZeytBx-0EbW9znUOzTWBLlt_SR8PTYnW0mjQNLyu5wb3sxkS9_h1I20pI3AVXBdbeX0bg4bZOgOwmPNPmCKF-4RxgGQP4rkon07Bt6SKixsdLdZyHc9Vk44BCN07r2zLAW3Gxidhk7TsaH1GG42BqZrvgGBsGRUtBG2G46k1Y-BSJ_M0U/s1600/GOIAS.jpg


Eu sou aquela mulher 
que ficou velha, 
esquecida, 
nos teus larguinhos e nos teus becos tristes, 
contando estórias, 
fazendo adivinhação. 
Cantando teu passado. 
Cantando teu futuro. 

Eu vivo nas tuas igrejas 
e sobrados 
e telhados 
e paredes. 

Eu sou aquele teu velho muro 
verde de avencas 
onde se debruça 
um antigo jasmineiro, 
cheiroso 
na ruinha pobre e suja. 

Eu sou estas casas 
encostadas 
cochichando umas com as outras. 
Eu sou a ramada 
dessas árvores, 
sem nome e sem valia, 
sem flores e sem frutos, 
de que gostam 
a gente cansada e os pássaros vadios. 

Eu sou o caule 
dessas trepadeiras sem classe, 
nascidas na frincha das pedras: 
Bravias. 
Renitentes. 
Indomáveis. 
Cortadas. 
Maltratadas. 
Pisadas. 
E renascendo. 

Eu sou a dureza desses morros, 
revestidos, 
enflorados, 
lascados a machado, 
lanhados, lacerados. 
Queimados pelo fogo. 
Pastados. 
Calcinados 
e renascidos. 
Minha vida, 
meus sentidos, 
minha estética, 
todas as virações 
de minha sensibilidade de mulher, 
têm, aqui, suas raízes. 

Eu sou a menina feia 
da ponte da Lapa. 
Eu sou Aninha. 

                     Cora Coralina. Poema dos becos de Goiás e histórias mais. Rio de Janeiro: Global, 1985. p. 47-48.

Entendendo o poema:

01 – Quem é a autora do poema "Minha cidade"?

      A autora do poema "Minha cidade" é Cora Coralina.

02 – Qual é o título do livro em que este poema foi publicado?

      O poema faz parte do livro "Poema dos becos de Goiás e histórias mais," publicado em 1985.

03 – Onde se passa a história narrada no poema?

      A história narrada no poema se passa na cidade de Goiás, que é a cidade natal da autora.

04 – Qual é o personagem mencionado no poema que se identifica como "a menina feia da ponte da Lapa"?

      A personagem referida como "a menina feia da ponte da Lapa" é a própria autora, Cora Coralina, quando era jovem.

05 – O que a autora faz nos "larguinhos e nos becos tristes" da cidade?

      Nos "larguinhos e nos becos tristes" da cidade, a autora conta histórias, faz adivinhações e canta o passado e o futuro da cidade.

06 – Que elementos naturais são mencionados no poema, associados à cidade de Goiás?

      Elementos naturais como igrejas, sobrados, telhados, árvores, muros com avencas e morros são mencionados no poema, todos associados à cidade de Goiás.

07 – Como a autora descreve a relação das pessoas com a natureza na cidade?

      A autora descreve a relação das pessoas com a natureza na cidade como uma ligação forte e resiliente, onde árvores, trepadeiras e morros são descritos como indomáveis e renascendo, representando a persistência da natureza e sua importância na vida das pessoas da cidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário