quinta-feira, 12 de outubro de 2023

POEMA: DOM QUIXOTE DOS TEMPOS MODERNOS - ALBERTO RODRIGUES DA FONSECA - COM GABARITO

 Poema: DOM QUIXOTE DOS TEMPOS MODERNOS

               Alberto Rodrigues da Fonseca 

Eu, há já algum tempo vos tinha dito
Que eu era um Dom Quixote
Que me bato mesmo sem ter lança
Sem cavalo nem Sancho Pança.
Eu sou um Dom Quixote moderno.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVzNrAZ1WhDT_Q9LXyqN9gFMZ5okyn9FG1kFr25xg4tIL39aOnOFCZpB5MXwFfR5Dys3OZPPQ7G-prU9mJgPIIhSlisTZdndOvazF_HYs3P-jdjSZJiR9AXrwfU5iy_5w2azy1hVvRbcP-MLXj2Pwy4YyiFTNzQZRXZtumG9v4PM1w6N2F5Meb7b5aJ7Y/s1600/qUIXOTE.jpg


Faço-me sempre advogado do diabo
Tenho como recompensa, um pontapé no rabo.
Bato-me contra moinhos de vento
Mas os monstros, eu compreendo
Não estão cá para me escutar.
Bato-me contra as injustiças
Sem grades possibilidades, confesso,
Bato-me com gritos de revolta.
Mas sempre em vão, sem sucesso.
Esta noite sonhei que me batia
Contra um inimigo forte em demasia.
Ele tinha armas poderosas, aviões,
Mesmo contra essas aeronaves eu combatia,
Com jactos de água das lanças do meu jardim.
Mas batia-me, batia-me, eu sou assim.
Bato-me como posso neste inferno.
Mas que querem? Isto está em mim!
Sou um Dom Quixote dos tempos modernos.

Alberto R. da Fonseca

Entendendo o poema:

01 – Ao longo do poema, a forma verbal bato-me é utilizada em sentido diferente do usual. Assinale a alternativa cujo sentido do termo destacado equivale ao empregado no poema.

a)   O cavalo bateu a pata na árvore com violência;

b)   Os justos batem-se à vida inteira por seus valores;

c)   De repente, bateu-lhe um grande arrependimento;

d)   As informações não batem com os fatos;

e)   Meu coração bate acelerado.

02 – O Dom Quixote dos tempos modernos é um sujeito que:

a)   Não usa lança, nem cavalo, nem combate moinhos de vento;

b)   Luta por seus ideais, mesmo sem obter sucesso;

c)   Não combate os inimigos da modernidade;

d)   Se mostra indignado com armas poderosas, aviões e aeronaves;

e)   Acredita num mundo melhor, mas nada faz para obtê-lo.

03 – Considerando a reação que se estabelece entre o autor do poema e seus interlocutores, pode-se afirmar que:

a)   O uso de vos, no primeiro verso, indica respeito do autor por seus leitores;

b)   O autor dialoga hipoteticamente com Dom Quixote;

c)   O autor mostra-se indignado com as justiças sociais e revolta-se com seus leitores;

d)   O autor dialoga com seus leitores na tentativa de convencê-los a lutar pela sua causa;

e)   Os leitores são desconsiderados totalmente pelo autor do poema.

04 – Considerando que, no contexto apresentado pela tirinha, Dom Quixote enxerga um gigante, e Sancho Pança vê um moinho, podemos associá-los respectivamente a:

a)   Um corajoso e um medroso;

b)   Um sonhador e um realista;

c)   Um ambicioso e um simplório;

d)   Um otimista e um pessimista;

e)   Um privilegiado e um desfavorecido.

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário