domingo, 29 de outubro de 2023

POEMA: MEU POVO, MEU POEMA - FERREIRA GULLAR - COM GABARITO

 Poema: Meu povo, meu poema

             Ferreira Gullar

Meu povo e meu poema crescem juntos

como cresce no fruto

a árvore nova

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggrVQjiFmOf0Za4KjQovIvbk707UOfmbGzszBLS2tbdBkL-M4kZvFMz0n_p4oFQVznw-NCIDwNqXWWcWHpZfghmm_38zz4KR_qKkp4ZJ9_gCn2W7O1tt2pYlUisUUAnOBbg3KyoxX9S7AmOc44KY8w1cv_zP0Ipyo1wXnfxqax9AP_nu-vTE11Zq-md0Y/s1600/POVO.jpg


 

No povo meu poema vai nascendo

como no canavial

nasce verde o açúcar

 

No povo meu poema está maduro

como o sol

na garganta do futuro

 

Meu povo em meu poema

se reflete

como a espiga se funde em terra fértil

 

Ao povo seu poema aqui devolvo

menos como quem canta

do que planta.

Ferreira Gullar. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o tema principal do poema "Meu Povo, Meu Poema" de Ferreira Gullar?

      O tema principal do poema é a relação entre o povo e a poesia, destacando como a poesia se desenvolve a partir das experiências e da cultura do povo.

02 – Como o poeta descreve a conexão entre o povo e a poesia no poema?

      O poeta descreve a conexão entre o povo e a poesia usando metáforas, comparando-a ao crescimento de árvores, canaviais e ao sol na garganta do futuro.

03 – Qual é a metáfora usada para ilustrar como a poesia se desenvolve no povo?

      O poema usa a metáfora do crescimento do açúcar no canavial, sugerindo que a poesia cresce naturalmente a partir das raízes do povo.

04 – O que o poeta quer dizer quando afirma que "Meu povo em meu poema se reflete"?

      O poeta está dizendo que o povo está incorporado à poesia, influenciando e sendo parte integrante do poema.

05 – Como o poema expressa a ideia de que o poeta está devolvendo a poesia ao povo?    

      O poeta expressa a ideia de devolução ao povo comparando-a a alguém que planta algo que crescerá e prosperará, enfatizando a importância de compartilhar a poesia com o povo.

06 – Que movimento literário Ferreira Gullar estava associado, e como isso pode influenciar a interpretação do poema?

      Ferreira Gullar estava associado ao Concretismo, um movimento literário que enfatizava a precisão e a clareza na poesia. Isso pode influenciar a interpretação do poema, pois o poema tende a ser conciso e simbólico, buscando uma relação direta entre a poesia e o povo.

07 – Qual é o tom geral do poema "Meu Povo, Meu Poema"?

      O tom geral do poema é de celebração e conexão entre o poeta e o povo, com um toque de otimismo e esperança em relação ao futuro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário