sábado, 21 de outubro de 2023

POEMA: LEVAVA EU UM JARRINHO - FERNANDO PESSOA -COM GABARITO

 Poema: Levava eu um jarrinho

             Fernando Pessoa

Levava eu um jarrinho

P’ra ir buscar vinho

Levava um tostão

P’ra comprar pão;

E levava uma fita

Para ir bonita.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyqbcIGqe5eZJ4-3TMSM_9jy2q1cmd_z6AL5RUnvfUmCYte4A6wu_hEPIQK_sPQw6ehGAG_cwNfE43Qul6Sp8yYyxSQWcRVCcFHP23eKyMZpkVKxn7TUy7exQ896H7Ve9o8oiM2qSW5nNoD_09Yz7tY1ZvinbyHdzIxKwV38OdpXihsBxKI9qo5Jb6sEQ/s320/jarro-1.jpeg


Correu atrás

De mim um rapaz:

Foi o jarro p’ra o chão,

Perdi o tostão,

Rasgou-se-me a fita...

Vejam que desdita!

Se eu não levasse um jarrinho,

Nem fosse buscar vinho,

Nem trouxesse uma fita

Para ir bonita,

Nem corresse atrás

De mim um rapaz

Para ver o que eu fazia,

Nada disto acontecia.

Quadras ao Gosto Popular. Fernando Pessoa. (Texto estabelecido e prefaciado por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1965. (6ª ed., 1973). 

 - 118-119.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o título do poema?

      O título do poema é "Levava eu um jarrinho".

02 – Quais eram os objetos que a pessoa estava carregando no poema?

      A pessoa estava carregando um jarrinho, um tostão e uma fita.

03 – Por que a pessoa levou um tostão consigo?

      A pessoa levou um tostão consigo para comprar pão.

04 – O que aconteceu com o jarrinho no poema?

      No poema, o jarrinho caiu ao chão.

05 – Por que a pessoa perdeu o tostão?

      A pessoa perdeu o tostão quando o jarrinho caiu.

06 – O que aconteceu com a fita no poema?

      A fita rasgou-se no poema.

07 – Qual é a ironia presente no poema?

      A ironia presente no poema está relacionada ao fato de que, se a pessoa não tivesse levado o jarrinho, o tostão e a fita, nada disso teria acontecido, sugerindo que as coisas simples da vida podem levar a infortúnios inesperados.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário