quinta-feira, 19 de outubro de 2023

CRÔNICA: HORÓSCOPO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 CRÔNICA: HORÓSCOPO

              Carlos Drummond de Andrade

        -- Telefonaram do escritório, bem. Seu chefe mandou perguntar por que você não foi trabalhar?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0qCL7boqlhXy1ixf5pXOouxCrCoCc60qm_Udn0OG370jzTRdAj5Xqa7_jbeG56J4j-7ffBZcVEp26bI3z8UvhV2p0D4uAJdt1HD537vGGdYTCL8EWPssK3tNYJP4p-R53F7TCS0vrTQ5UlH4YAsDocDJ_Fa3yrLO2nciKWaSIINsCjX9cT0ChbVVeeT0/s1600/HOROSCOPO.jpg


        -- E você deu o motivo?

        -- Não.

        -- Ora, Alfredinho, isso é motivo que se dê?

        -- Por que não? Se há motivo, está justificado. Sem motivo é que não cola.

        -- Então eu ia dizer ao seu chefe que você não trabalha hoje porque o seu horóscopo aconselha: “Fique em casa descansando?”

        -- E daí amor? Se meu signo é Touro, e se Touro acha conveniente que eu não faça nada, como é que eu vou desobedecer a ele?

        -- É, mas com certeza seu chefe não é Touro, e não vai achar graça nisso.

        -- Ele é Áries, está ouvindo? E o dia não está para relações entre Áries e Touro. Pega aí o jornal. Faz favor de ler com esses belos olhos cor de pervinca: “Áries – evite rigorosamente discussões com subordinados”.

        -- Mas se ele evitar, não tem perigo para você.

        -- Ele pode evitar, sim, deve evitar. E para colaborar com ele, eu fico em casa.

        -- Mas se você não comparecer, ele pode vir ao telefone e pegar uma discussão danada com você, dessas de sair fogo.

        -- Não atendo telefone durante o dia. Não posso atender. Não vê que estou descansando, que o horóscopo me mandou descansar? É favor não fazer rebuliço nesta casa. Amor e paz, para o descanso do guerreiro.

        -- Para mim você está com preguiça e das bravas.

        -- Posso estar com preguiça, e daí? Preguiça é relaxante, restaura as energias, predispõe para o trabalho no dia seguinte. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se eu não faço nada hoje, não é porque estou com preguiça. É em atenção a um mandamento superior, à mensagem que vem dos astros, você não percebe?

        -- Percebo, sim, mas não concordo.

        -- Pode-se saber por que a excelentíssima não concorda com aquilo que percebe e que está devidamente explicado?

        -- Pode.

        -- Então explica, vamos.

        -- Gozado, Alfredinho, até parece que para você só existem dois signos no zodíaco: Touro e Áries, você e o patrão.

        -- Espera lá, você queria que eu prestasse atenção em Touro? Áries eu li hoje por acaso, porque está ao lado de Touro, em coluna paralela.

        -- Coincidência: você saber que seu chefe é Áries, e...

        -- É, sim.

        -- E por que você guardou na cabeça que ele é Áries?

        -- Ora por que! Ele fez anos no mês passado, amorzinho. Até contei a você que oferecemos a ele uma batedeira. Soubemos que a mulher dele precisava de batedeira, fizemos uma vaquinha, pronto. Mas por que você diz que para mim só existem dois signos?

        -- Pelo menos Sagitário você ignora.

        -- Como eu iria ignorar Sagitário, se é o signo de você, minha orquídea de novembro 25?

        -- É, mas esqueceu de ler que o dia é propício para reuniões sociais de Sagitário, e saiba que esta sua orquídea de novembro 25 vai reunir hoje as amigas aqui em casa. Trate de se mandar, querido.

        -- Sem essa! Touro me manda descansar em casa, e você me enche a casa com mulheres?

        -- É Sagitário que recomenda, monange.

        -- Sagitário não ia fazer isso comigo! Eu tinha harmonizado Touro com Áries!

        -- Pode continuar harmonizando, se for descansar em casa do Tostes, que é Virgem, eu sei, ele é nosso padrinho de casamento.

        Assim, Touro, Virgem, Áries e Sagitário ficam inteiramente harmonizados, cada um na sua, um por todos, todos por um. Ande, vá se vestir rapidinho, rapidinho, e rua, seu vagabundo!

Carlos Drummond de Andrade.

Entendendo o texto:

01 – Por que Alfredo não foi trabalhar, de acordo com o texto?

      Alfredo não foi trabalhar porque seu horóscopo, como signo de Touro, aconselhou que ele ficasse em casa descansando.

02 – Qual é o signo do chefe de Alfredo?

      O chefe de Alfredo é do signo Áries.

03 – Por que Alfredo acredita que não deve ir trabalhar quando seu chefe é de Áries?

      Alfredo acredita que não deve ir trabalhar porque o horóscopo recomendou que ele evitasse discussões com subordinados, e ele quer colaborar com o chefe evitando conflitos.

04 – Qual é o signo da esposa de Alfredo?

      A esposa de Alfredo é de Sagitário.

05 – Por que a esposa de Alfredo está reunindo suas amigas em casa?

      Ela está reunindo suas amigas em casa porque o horóscopo de Sagitário recomenda reuniões sociais, e ela deseja seguir essa recomendação.

06 – Qual é o argumento de Alfredo para justificar sua recusa em ir para casa quando sua esposa está reunindo amigas?

      Alfredo argumenta que seu horóscopo de Touro recomenda que ele descanse em casa, o que entra em conflito com a recomendação do horóscopo de Sagitário de sua esposa.

07 – Qual é a relação de Virgem com o texto?

      Virgem é mencionado no final do texto como o signo de Tostes, o padrinho de casamento de Alfredo e sua esposa, o que contribui para a harmonia dos signos no contexto da história.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário