domingo, 22 de outubro de 2023

POEMA: CANTIGA DE VIÚVO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: CANTIGA DE VIÚVO

            Carlos Drummond de Andrade

A noite caiu na minh’alma,
fiquei triste sem querer.
Uma sombra veio vindo,
veio vindo, me abraçou.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBJOqbUv0rIWC_dmrMIQG0lrxyCTym37XLJRfI6vqMlr2aZ5lHqmHWk_DZGec8xC1QprLqW5O2zi6jyTTJ07af3KPx7SOkDNSMgeF__YzdSOmLpNaLHjf8xXQbtwcNUNsWASmELF2iuoyhaoB3iXWQ0TPK2_A5fHxc7aRap39kRuV9jS-uYXtfR25zcNw/s1600/ALMA.jpg


Era a sombra de meu bem
que morreu há tanto tempo.

Me abraçou com tanto amor
me apertou com tanto fogo
me beijou, me consolou.

Depois riu devagarinho,
me disse adeus com a cabeça
e saiu. Fechou a porta.
Ouvi seus passos na escada.
Depois mais nada...

acabou.

 Carlos Drummond de Andrade, Fazendeiro do ar.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o sentimento predominante no poema "Cantiga de Viúvo"?

      O sentimento predominante no poema é a tristeza.

02 – Quem é a sombra que o eu lírico descreve no poema?

      A sombra descrita no poema é a sombra de alguém que o eu lírico amava e que morreu há muito tempo.

03 – Como a sombra é descrita quando abraça o eu lírico?

      A sombra é descrita como abraçando o eu lírico com amor, apertando-o com fogo e o beijando, proporcionando consolo.

04 – O que a sombra faz após abraçar o eu lírico?

      Após abraçar o eu lírico, a sombra ri devagarinho, diz adeus com a cabeça e sai, fechando a porta.

05 – O que o eu lírico ouve após a sombra sair e fechar a porta?

      O eu lírico ouve os passos da sombra na escada.

06 – Qual é a sensação final do eu lírico no poema?

      A sensação final do eu lírico é de que tudo acabou após a saída da sombra.

07 – Qual é o tema central do poema "Cantiga de Viúvo"?

      O tema central do poema é a solidão e a saudade de alguém que partiu, deixando o eu lírico com um profundo sentimento de perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário