quinta-feira, 19 de outubro de 2023

POEMA: MEU EPITÁFIO - CORA CORALINA - COM GABARITO

 Poema: MEU EPITÁFIO

            Cora Coralina

Morta… serei árvore
Serei tronco, serei fronde
E minhas raízes
Enlaçadas às pedras de meu berço
são as cordas que brotam de uma lira.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRbNSRXEJvUhP3aTxOVOd7vb1_61Iet6_X7rL0zFhcxrpIFdcLUZP4c9H9laHl4BTsSCRbvW9PnI5v1lZBXoOheRAgfuArxp1e9B_cq2wIlyqrJ2kx9o0s_Y0MF1hDbuyjp47PpYcMbzo1Us31P6nkPhwBMXLuhaAGJ2JDXYQNgC2x4iXAW6ZNWYRL5gI/s1600/PAINEIRA.jpg


Enfeitei de folhas verdes
A pedra de meu túmulo
num simbolismo
de vida vegetal.

Não morre aquele
que deixou na terra
a melodia de seu cântico
na música de seus versos.

Cora Coralina, meu livro de cordel.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o título do poema e quem é a autora?

      O título do poema é "MEU EPITÁFIO" e a autora é Cora Coralina.

02 – Como a autora descreve sua transformação após a morte?

      A autora descreve que após a morte, ela se transformará em uma árvore, com tronco, fronde e raízes enlaçadas às pedras de seu berço.

03 – Qual é o simbolismo por trás da autora enfeitando a pedra de seu túmulo com folhas verdes?

      O simbolismo por trás disso é a representação da vida vegetal, sugerindo que a morte não é o fim, mas uma continuação da vida de alguma forma.

04 – O que a autora quer dizer com "Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos"?

      A autora está afirmando que a imortalidade está ligada à contribuição que deixamos na Terra, especialmente através de nossas palavras e criações artísticas, que permanecem após nossa morte.

05 – Qual é a imagem poética central usada pela autora neste poema?

      A imagem poética central é a transformação da autora em uma árvore após a morte, simbolizando a continuidade da vida e da influência por meio da natureza e da arte.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário