sexta-feira, 18 de junho de 2021

CRÔNICA(FRAGMENTO) - BRIGA DE IRMÃO - THALITA REBOUÇAS - COM GABARITO

 Texto(Fragmento) - Briga de irmão

                                  Thalita Rebouças

Com o nascimento do Mário Márcio no ano passado tive de dar um gás no trabalho. O dinheiro que eu ganhava passou a ser pouco para alimentar duas crianças e dois adultos. Decidi correr atrás de clientes maiores oferecendo o serviço de assessoria de imprensa, um trabalho que pode ser feito em casa, sem maiores danos à minha vida de mãe e dona de casa. Mas Mário Márcio não deixa ninguém trabalhar. Tudo o que Maria de Lourdes teve de quietinha, Mário Márcio tem de chorão, manhoso, grudento, agitado. Virou meu xodó, mas às vezes cansa. O menino exige demais de mim. E não tem se dado muito bem com a irmã. — Mãe, o MáioMáxio pegou minha bola. A reclamação tem hora para começar: acontece sempre que estou no meio de um raciocínio, no meio de uma frase. (...)

 Thalita Rebouças. Fala sério, mãe! Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

Fonte: Trilhando novos caminhos – Língua Portuguesa, 6º ano,2021, p.5-7.


Entendendo o texto

1) Observe a fala: “— Mãe, o MáioMáxio pegou minha bola”. Destaque:

a) o emissor ou locutor  

     Maria de Lourdes.

 b) o receptor ou locutário  

     A mãe das crianças.

 c) a mensagem

     “— Mãe, o MáioMáxio pegou minha bola”.

 d) o código

    A língua falada.

 

2) No trecho: “Com o nascimento do Mário Márcio no ano passado tive de dar um gás no trabalho”.

A expressão dar um gás significa

(A) manter o interesse.

(B) dedicar-se ao máximo.

(C) despreocupar-se.

(D) diminuir o ritmo.

 

3) O texto lido é um trecho de um(a)

(A) conto.

(B) fábula.

(C) crônica.

(D) notícia.

 

4) Observe as palavras abaixo. Em cada sequência, há uma palavra que não é substantivo e sim, adjetivo. Sublinhe-a.

a) Mário – gás – trabalho – manhoso.

b) Clientes – quietinha – bola – mãe.

c) Grudento – casa – imprensa – xodó.

 

5) Analise as palavras e sublinhe as que são substantivos compostos.

terça-feira

Maria

guarda-chuva

mãe

grudento

 

6) Escreva o plural das palavras abaixo:

a) gás –  gases

b) serviço -   serviços

c) mãe -   mães

d) cão -  cães

e) bombom -  bombons

f) ímpar -  ímpares

g) barril -   barris

 

3 comentários:

  1. Boa Tarde meu nome é Juliana, trabalho na editora Ibep e estamos produzindo um livro didático, gostaria de encaminhar um pedido de autorização de uso do conteudo do site de vocês, podem me dar uma contato de email para que eu possa entrar em contato? aguardo e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Sou a Professora Jaqueline, meu email jaquelineuriassantos@hotmail.com, aguardo contato.

    ResponderExcluir