sábado, 12 de junho de 2021

INFOGRÁFICO: FIQUE ATENTO - PEDRO MARCONI - COM GABARITO

Infográfico: Fique Atento

MARCONI, Pedro. Celular ou computador prejudica a visão das crianças? Folha de Londrina, Paraná, 23 jul. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2DGFTTK. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.193.

Entendendo o infográfico:

01 – Que informações são veiculadas nesse infográfico? Qual é o objetivo de produção e leitura desse tipo de texto? Onde foi publicado?

      O infográfico veicula informações sobre a exposição de crianças a telas e os problemas de visão que essa exposição pode causar, bem como traz recomendações para evitar tais problemas. O objetivo é apresentar as informações de forma mais didática ao público leitor do jornal Folha de Londrina, onde foi publicado.

02 – Qual é a relação entre a imagem da criança e as informações sobre os principais problemas de visão?

      A imagem da criança exposta à tela do celular reitera os problemas gerados, conforme pesquisas: pontos secos, ardência, lacrimejamento, vermelhidão e miopia.

03 – Quais dados são divulgados que relacionam os problemas de visão ao uso abusivo de telas por crianças?

      70% das crianças e jovens fazem uso da internet pelo menos uma vez por dia e 20% das crianças em idade escolar apresentam pelo menos um problema de visão.

04 – Observe a oração: “Uso de tablets e celulares por crianças de 2 a 5 anos não deve ultrapassar uma hora por dia”.

a)   Qual é o sujeito dessa oração?

O sujeito é: “Uso de tablets e celulares por crianças de 2 a 5 anos”.

b)   Qual é a função da expressão uma hora por dia? Como se classifica essa expressão?

Função: complemento verbal; Classificação: objeto direto.

05 – Leia as dicas apresentadas no infográfico e classifique os verbos aproximar, manter e tirar que as compõem.

      Aproximar: verbo transitivo direto e indireto (bitransitivo); manter: verbo transitivo direto; tirar: verbo transitivo direto e indireto.

Um comentário: