sábado, 12 de junho de 2021

TIRINHA: MAFALDA E FELIPE - QUINO - COM GABARITO

 Tirinha: Mafalda e Felipe




    
QUINO. Toda Mafalda: da primeira à última tira. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 140.

Entendendo a tirinha:

01 – A ideia que a tirinha pretende passar por meio da fala dos personagens Mafalda e Felipe é de humor ou de crítica? Explique.

      A ideia é de crítica, uma vez que esses personagens fazem uma avaliação desfavorável à humanidade no sentido de que não deu certo e que precisa começar de novo.

02 – Observe a expressão do interlocutor das crianças nos três quadrinhos. De que modo a expressão são desse personagem reflete o sentido produzido nas falas e posturas das crianças?

      No primeiro quadrinho, a expressão é de curiosidade e ele se mostra atento para saber sobre o que Mafalda e Felipe conversam. No segundo quadrinho, a expressão é de alegria associada ao fato de achar que as crianças estão brincando. No terceiro quadrinho, a expressão é de espanto por ter sido surpreendido com a resposta inesperada de Mafalda, não prevista para uma criança.

03 – No terceiro quadrinho, Mafalda emprega uma forma verbal na terceira pessoa do plural. Explique como se dá a concordância verbal na fala de Mafalda nesse quadrinho.

      Ao empregar a forma verbal estamos, Mafalda faz referência a ela e ao personagem Felipe. Trata-se de um sujeito composto e, em decorrência disso, o verbo precisou flexionar para concordar com esse sujeito. Equivale a: “Eu (Mafalda) e Felipe estamos falando da humanidade.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário