sábado, 26 de junho de 2021

REPORTAGEM: BULLYING É DA MINHA CONTA! SAFERNET - COM GABARITO

 REPORTAGEM: Bullying é da minha conta!

 Bullying consiste em uma violência física e/ou psicológica, que pode se manifestar de diferentes maneiras e influenciar as relações interpessoais, com a disseminação de mentiras ou boatos, por um agressor cuja intenção é atacar uma mesma pessoa repetidamente.

Quem pratica o bullying possui um comportamento prejudicial e agressivo; geralmente, não consegue posicionar-se pelo diálogo e atinge as pessoas com depreciações e humilhações. A vítima agredida passa por situações de hostilidade, fica retraída e sofre em demasia. Tudo isso pode ocasionar graves consequências, como depressão e ansiedade, e até dificultar a socialização do indivíduo.

No cenário da prática de bullying, o espectador é a “terceira personagem”. Trata-se da pessoa que, normalmente, adota uma atitude passiva, talvez por receio de se expor, por falta de iniciativa de se posicionar e/ou por medo de também ser alvo de ataques. O espectador é uma testemunha que não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Com essa postura, contribui para a continuidade do conflito.

O bullying também pode ser cometido por meio das tecnologias de comunicação. Tal prática, mais comum do que se imagina, é descrita como cyberbullying e ocorre quando agressão e violência são feitas em meio virtual e se tornam ainda mais cruéis, pois o constrangimento torna-se abrangente através das redes sociais e de diversos aplicativos de comunicação instantânea. Isso faz com que a vítima não se sinta mais segura em lugar nenhum, em momento algum.

Em parceria com as grandes redes sociais Facebook e Instagram, a SaferNet lançou em abril de 2019 a campanha #ÉDaMinhaConta, com o objetivo de promover reflexões acerca do assunto e de inibir a prática do cyberbullying. A campanha teve origem no Dia da Internet Segura, realizado no Brasil, em 05 de fevereiro do mesmo ano, a partir do encontro de um grupo de jovens. Os materiais da campanha #ÉDaMinhaConta foram criados para abordar o tema, promover reflexões e atitudes, como: a) o que fazer ao identificar alguém que é alvo de bullying; b) ser uma vítima de bullying, e c) ser acusado de praticar bullying.

De acordo com Natalia Paiva, gerente de Relações Institucionais do Instagram, “o objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças”. Para participar, basta entrar nas redes sociais, postar e compartilhar as histórias sobre o tema. Também é possível utilizar as peças publicitárias criadas para o evento, como os adesivos GIF exclusivos de #ÉDaMinhaConta.

Daniele Kleiner, gerente de bem-estar do Facebook, informou que se alguém postar algo que o leitor considera ser ofensivo ou intimidador, o fato pode ser denunciado na/à própria rede social. “Trabalhamos para combater o bullying em todas as suas formas, tanto pessoalmente quanto online, e reforçamos que não há lugar para isso em nossa plataforma”.

  A ONG (Organização Não Governamental) SaferNet é uma referência na defesa dos direitos humanos na Internet no Brasil. Atua na educação e orientação de crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores sobre o uso responsável e seguro da Internet. A organização mantém um serviço gratuito para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da rede e também orientar sobre casos de violência online, como humilhação, intimidação, chantagem ou compartilhamento não autorizado de imagens íntimas. O canal está disponível em dois endereços: www.helpline.org.br  ou www.canaldeajuda.org.br.

Conheça a campanha Acabar com o Bullying #ÉDaMinhaConta. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/content/conheca-campanha-acabar-com-o-bullying-edaminhaconta>. Acesso em: 12 out. 2019.

Entendendo o texto

1- Assinale a alternativa correta. Qual a finalidade e a intencionalidade do texto “Bullying é da minha conta!”?

a) organizar projetos escolares contra a prática de bullying;

b) descrever situações da prática de bullying entre estudantes;

c) informar o leitor e conscientizar sobre as consequências da prática de bullying;

d) promover o diálogo entre estudantes para o combate ao bullying.

2- De acordo com o texto, o que a prática de bullying desencadeia nas vítimas?

A vítima sofre e pode ser vítima de graves consequências, como depressão e ansiedade, além de encontrar dificuldades de socialização.

 3- Pela leitura do texto, é possível inferir que os três “agentes” envolvidos em uma situação de bullying/cyberbullying são:

a) agressor, apoiador e vítima.

b) vítima, agressor e julgador.

c) vítima, apoiador e julgador.

d) agressor, vítima e espectador.

4- Observe o emprego de aspas no trecho em destaque:

“[...] De acordo com Natalia Paiva, gerente de Relações Institucionais do Instagram, ‘o objetivo é criar uma reflexão, estimulando a empatia e o respeito às diferenças’”.

Qual é a função das aspas no trecho sublinhado? Há outras maneiras de escrever esse trecho? Proponha uma delas.

A função das aspas é marcar a citação da fala de Natalia Paiva. Outra maneira de formular o trecho é: Natalia Paiva informou que o objetivo era criar uma reflexão, para estimular a empatia e o respeito às diferenças.

5- Com base na reportagem, qual é a principal diferença entre bullying e ciberbullying?

O bullying é uma forma de violência física ou psicológica, que pode se manifestar de diferentes maneiras e influenciar as relações interpessoais, com a disseminação de mentiras ou boatos sobre alguém. O cyberbullying acontece quando a agressão e a violências sofridas ocorrem em meio virtual.

 6- De acordo com a reportagem, quem idealizou a campanha #ÉDaMinhaConta? Onde e por que meios essa campanha se propagou? Quem pode participar?

Em parceria com as grandes redes sociais Facebook e Instagram, a SaferNet lançou em abril de 2019 a campanha #ÉDaMinhaConta.

Se propagou pelo Instagram e o Facebook.

Para participar, basta entrar nas redes sociais, postar e compartilhar as histórias sobre o tema.

 7- O que é # (hashtag)? Quando e onde o símbolo pode ser utilizado? Você já fez uso alguma vez? Em que situação?

Hashtag (#) é um termo estrangeiro cuja função é identificar o tema do conteúdo compartilhado nas redes sociais. O tema é antecedido pelo símbolo do “jogo da velha” (cerquilha).

8- Observe o trecho a seguir:

“Trabalhamos para combater o bullying em todas as suas formas, tanto pessoalmente quanto online, e reforçamos que não há lugar para isso em nossa plataforma”.

a) Que sentido a palavras “suas” acrescenta à palavra “formas”?

A palavra “suas” produz o sentido de “posse/possuidor”. Equivale a dizer “as formas do bullying”.

 b) Assim, a palavra “suas” acompanha e modifica ou substitui a palavra “formas”?

A palavra “suas” acompanha a palavra “forma”, interferindo no significado.

 c) Que sentido a palavra “nossa” acrescenta à palavra “plataforma”?

Acrescenta o sentido de posse/possuidor.

 d) Logo, qual é a função da palavra “nossa”: acompanhar e modificar ou substituir a palavra “plataforma”?

A função de “nossa” é acompanhar e modificar a palavra “plataforma”

e) Qual é o sentido e a função da palavra “isso” no trecho lido?

A palavra “isso” retoma a informação anterior e a substitui o procedimento de retomada e estabelecimento de coesão). Equivale a dizer “não há lugar para bullying”.

Um comentário: