Texto: São muitas as marcas conhecidas
São muitas as marcas conhecidas.
Algumas são os nomes das firmas que
fabricam os produtos; outras, os nomes dos próprios produtos; outras, ainda, um
simples desenho, um símbolo, uma letra, que fazem a gente imediatamente
identificar o produto.
Esses desenhos, essas letras, esses
símbolos são chamados de logotipos. E são criados e desenhados por artistas
especializados em comunicação visual.
Pela TV, [...] os programas mostram as
marcas das formas mais variadas e movimentadas. Andando na rua, basta observar,
as marcas estão em todos os lugares, na frente dos bancos, dos postos de
gasolina, das farmácias, das lojas, dos supermercados.
E estão também nos automóveis, nas
camisetas que as pessoas usam, nas calças, nos sapatos, nas bolsas...
Sem dúvida, existem marcas boas, que
oferecem qualidade e preço justo do produto, nas quais o consumidor adquire
confiança.
Como também existem as marcas que se
aproveitam de certas modas ou da fama e cobram muito mais do que realmente o
produto vale.
Será que vale a pena fazer grandes
sacrifícios, pagar muito dinheiro, só para ter uma determinada marca e se
exibir para sua turma?
Ou será que você também é um produto
que vai ser vendido, e a marca que você comprou funciona como sua embalagem?
IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele; WHITE,
Oriana M. Consumir é.... São Paulo: DeLeitura, 1999.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 242-3.
Entendendo o texto:
01 – Seus hábitos de consumo foram, de alguma forma, representados nesse
texto? Comente.
Resposta pessoal do aluno.
02 – Explique que relação pode ser estabelecida entre os questionamentos
apresentados nesse texto e as ideias da escritora Maria Helena Martins.
O texto defende uma ideia semelhante ao que falou a
escritora Maria Helena Martins em sua entrevista, pois questiona o leitor
quanto aos seus hábitos de consumo, chamando a atenção para o fato de que
comprar para sentir-se aliviado, realizado e feliz não é um bom caminho, as
sensações passam rapidamente, o que cria uma compulsão por comprar.
03 – Releia este trecho:
“Será que vale a pena fazer grandes
sacrifícios, pagar muito dinheiro, só para ter uma determinada marca e se
exibir para sua turma?
Ou será que você também é um produto
que vai ser vendido, e a marca que você comprou funciona como sua embalagem?”
a) Em sua opinião, esses questionamentos são válidos?
Resposta pessoal do aluno.
b) De que forma você responderia a essas perguntas?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Você já conhecia a
palavra logotipo? Releia os três primeiros parágrafos do texto e explique o que
ela significa.
Resposta pessoal
do aluno.
05 – Observe as imagens a
seguir:
a) Que símbolo é apresentado na imagem 1? O que ela representa?
Símbolo Olímpico. Representa o Comitê Olímpico Internacional.
b) O que representam os arcos e suas cores da imagem 1? Se necessário, faça uma pesquisa.
Os cincos arcos se referem aos cincos continentes do planeta: o
azul, à Europa; o amarelo, à Ásia; o preto, à África; o verde, à Oceania; e o
vermelho, às Américas.
c) O que a imagem 2 representa?
A Copa do Mundo de Futebol da Rússia 2018.
d) Com que objetivo ela foi criada?
Com o objetivo de promover e divulgar o evento.
e) É possível dizer que esse símbolo é um logotipo? Explique.
Sim. A imagem corresponde a um conjunto formado por elementos
verbais e visuais que identifica e simboliza uma marca – nesse caso, a Copa do
Mundo de Futebol da Rússia 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário