Texto: O que é consumismo?
Por Redator Rock Content
Publicado em 21 fev. 2017.
Atualizado em 3 maio 2018
O consumismo é o hábito
de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra
pelo desejo, e não pela necessidade.
Geralmente, é marcado
pelas compras por impulso e estimuladas pela ansiedade. Em casos
mais graves, pode vir a se tornar uma compulsão.
Além disso, o consumismo está ligado à
noção de que comprar mais vai trazer sensações
de felicidade e prazer momentâneo.
É também resultado da influência
de propagandas abusivas, que insistem em relacionar o consumo à felicidade
e, muitas vezes, criam uma imposição de necessidades, mostrando como certos
produtos ou serviços são capazes de tornar a vida das pessoas melhor.
O maior problema surge quando o
consumismo fica tão intenso que evolui para um comportamento compulsivo.
Por exemplo: há quem use as compras
como um gatilho para ajudar a melhorar
o humor e, por isso, frequentam o shopping sempre que se sentem estressados ou
angustiados.
São consumidores que precisam de
ajuda, porque muitas vezes se endividam devido à falta de planejamento
financeiro e de prioridade de despesas.
Inclusive, o consumismo tem uma outra
face — também problemática —, que é o consumismo infantil.
Quando os produtos são associados
a brindes, a personagens famosos ou a campanhas de
publicidade que focam em despertar a atenção das crianças, os pequenos
conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente em datas
comemorativas.
Mas sabemos que não é só no Dia das
Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.
O Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia
dos Namorados também são exemplos de datas em que as pessoas se sentem
induzidas a irem às compras.
[...]
Consumismo no Brasil:
Entenda o que realmente é e conheça o panorama no país. Marketing de conteúdo,
21 fev. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2KOr18W.
Acesso em: 28 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 252-3.
Entendendo o texto:
01 – Considerando o valor polissêmico da palavra gatilho destacada no texto, indique, entre as alternativas abaixo,
aquela que traz o sentido com que essa palavra foi empregada pelo autor.
I – Pequena peça presa a um fecho que, ao ser puxada, faz uma arma disparar.
II – Peça de metal que funciona como uma alavanca por meio de
determinado mecanismo.
III
– Algo que desencadeia um processo ou uma reação à maneira de um gatilho.
02 – Que relação é possível estabelecer entre o tema consumismo e a
palavra gatilho na acepção indicada como resposta à questão anterior?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O desejo de
consumir de maneira exagerada é disparado (ativado) quando as pessoas estão
angustiadas ou estressadas. Isso as leva a buscar lojas de produtos comerciais
e a consumir excessivamente como forma de melhorar o estado de ânimo ou de
espírito.
03 – Como você se comporta, enquanto consumidor, nas datas
comemorativas, em que as pessoas se sentem induzidas a comprar?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Releia este trecho do texto:
“Quando
os produtos são associados a brindes, a personagens famosos ou
a campanhas de publicidade que focam em despertar a atenção das crianças,
os pequenos conseguem facilmente influenciar a decisão dos pais, especialmente
em datas comemorativas.
Mas sabemos que não é só no Dia das
Crianças e no Natal que os consumidores compram além do necessário.
O Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia
dos Namorados também são exemplos de datas em que as pessoas se sentem
induzidas a irem às compras.”
a) Muitas vezes, para se evitar repetições de substantivos no texto, são usadas outras palavras ou expressões que façam referência a eles. Que expressões são usadas nesse trecho para se referir a Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados?
As expressões: datas comemorativas e datas.
b) Que termo o pronome relativo que substitui e qual a sua função no primeiro período do trecho destacado?
O pronome relativo que substitui o termo campanhas de publicidade.
Sua função é ligar as orações e estabelecer relação de sentido entre elas.
c) O uso da conjunção mas indica a introdução de que tipo de ideia: adição, consequência, causa, adversidade ou explicação? Explique.
Adversidade, ou seja, de uma ideia contrária. Essa conjunção
introduz a ideia de que não é somente em datas como o Dia das Crianças e no
Natal que os consumidores compram além do necessário: isso também acontece em
outras datas comemorativas.
d) Reescreva o período que traz a conjunção mas, substituindo-a por outra d igual sentido, ou seja, sem alterar o sentido expresso no trecho original.
Porém/ Contudo/ Todavia sabemos que não é só no Dia das Crianças e
no Natal que os consumidores compram além do necessário.
e) Você é capaz de dar exemplos de outras conjunções? Qual é a utilidade dessas palavras?
Resposta pessoal do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário