Propaganda: Campanha do Movimento Infância Livre de Consumismo
Campanha do Movimento
Infância Livre de Consumismo, 1° out. 2013. Disponível em: https://bit.ly/2Frgi2L.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 249-250.
Entendendo a propaganda:
01 – Essa propaganda está vendendo que ideia ao público? Justifique.
Está vendendo uma “ideia” que Dia das Crianças não
é para promover o consumismo, mas a presença, com leitura e abraços.
02 – Qual é o nome da Campanha? Quem a promove? Pesquise na internet o
proponente da campanha.
Dia das Crianças Sem Consumismo, promovida pelo
Movimento Infância Livre de Consumismo. De acordo com o site, trata-se de um
movimento formado por mães, pais e cidadãos comprometidos com uma infância
livre de publicidade dirigida as crianças.
03 – Toda propaganda tem um público-alvo, ou seja, é dirigida a uma
parcela específica da população. A quem se dirige essa propaganda?
Aos pais com filhos ainda na infância.
04 – Observe os recursos visuais e verbais:
a) O que você vê na imagem?
Mãe e filho abraçados, enquanto ela lê para a
criança.
b) Qual é o slogan dessa peça publicitária? Quais palavras apresentam sons parecidos? Que efeito produz?
Dia das crianças sem consumismo tem troca de
livros, histórias e abraços. As palavras crianças e histórias terminam com
“as”; Abraços e livros com “os”. Produzem ritmo, parecendo poesia.
c) A imagem relaciona-se com o slogan? Explique.
Sim. A imagem é a descrição do slogan da
propaganda.
05 – Releia o slogan da campanha:
“É de pequeno que se aprende”
a) Nesse slogan, qual som se repete?
Há a repetição da vogal “e”: É de pequeno que se aprende.
b) Pesquise a figura de linguagem que consiste na repetição desse som.
A figura de linguagem que consiste na repetição do
mesmo som vocálico é a assonância.
c) Que efeito essa figura de linguagem produz?
Produz musicalidade para chamar a atenção e
conquistar o público.
06 – Você conhece esse tipo de propaganda? Em caso afirmativo, comente
com os colegas as que lhe chamam mais atenção.
Resposta pessoal do aluno.
07 – Será que essas propagandas, realmente, sensibilizam as pessoas a
aderirem a causas ou a transformar ações? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
Muito bom ajudou muito 🙏
ResponderExcluirGostei muito meu site preferido a partir de hj lk
ResponderExcluirSempre que preciso venho aqui
ResponderExcluirMuito bom 🥰🥰🥰