domingo, 27 de junho de 2021

PROPAGANDA: CAMPANHA DO MOVIMENTO INFÂNCIA LIVRE DE CONSUMISMO - COM GABARITO

 Propaganda: Campanha do Movimento Infância Livre de Consumismo 



Campanha do Movimento Infância Livre de Consumismo, 1° out. 2013. Disponível em:
https://bit.ly/2Frgi2L. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 249-250.

Entendendo a propaganda:

01 – Essa propaganda está vendendo que ideia ao público? Justifique.

      Está vendendo uma “ideia” que Dia das Crianças não é para promover o consumismo, mas a presença, com leitura e abraços.

02 – Qual é o nome da Campanha? Quem a promove? Pesquise na internet o proponente da campanha.

      Dia das Crianças Sem Consumismo, promovida pelo Movimento Infância Livre de Consumismo. De acordo com o site, trata-se de um movimento formado por mães, pais e cidadãos comprometidos com uma infância livre de publicidade dirigida as crianças.

03 – Toda propaganda tem um público-alvo, ou seja, é dirigida a uma parcela específica da população. A quem se dirige essa propaganda?

      Aos pais com filhos ainda na infância.

04 – Observe os recursos visuais e verbais:

a)   O que você vê na imagem?

Mãe e filho abraçados, enquanto ela lê para a criança.

b)   Qual é o slogan dessa peça publicitária? Quais palavras apresentam sons parecidos? Que efeito produz?

Dia das crianças sem consumismo tem troca de livros, histórias e abraços. As palavras crianças e histórias terminam com “as”; Abraços e livros com “os”. Produzem ritmo, parecendo poesia.

c)   A imagem relaciona-se com o slogan? Explique.

Sim. A imagem é a descrição do slogan da propaganda.

05 – Releia o slogan da campanha:

        “É de pequeno que se aprende”

a)   Nesse slogan, qual som se repete?

Há a repetição da vogal “e”: É de pequeno que se aprende.

b)   Pesquise a figura de linguagem que consiste na repetição desse som.

A figura de linguagem que consiste na repetição do mesmo som vocálico é a assonância.

c)   Que efeito essa figura de linguagem produz?

Produz musicalidade para chamar a atenção e conquistar o público.

06 – Você conhece esse tipo de propaganda? Em caso afirmativo, comente com os colegas as que lhe chamam mais atenção.

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Será que essas propagandas, realmente, sensibilizam as pessoas a aderirem a causas ou a transformar ações? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

3 comentários: