sexta-feira, 25 de junho de 2021

TEXTO: MARCELO MAGNO E A LUTA CONTRA COVID-19: "SOMOS MAIS FORTES QUE ESSE VÍRUS" - COM GABARITO

 Texto: Marcelo Magno e a luta contra Covid-19: “Somos mais fortes que esse vírus”

Apresentador recebeu alta após passar oito dias intubado na UTI e afirma estar curado do coronavírus Marcelo Magno, apresentador da TV Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí, diagnosticado com coronavírus, recebeu alta do hospital e já está em casa. O jornalista passou doze dias internado – sendo oito deles na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) intubado. “Somos mais fortes que esse vírus. Juntos vamos vencer”, disse ele em um vídeo publicado em suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira, 27.

De máscara e emocionado, Magno mostrou o resultado do exame para a Covid-19 e revelou que está curado. O apresentador afirma que está com dificuldade de falar e agradeceu por todas as mensagens de apoio que recebeu: “Fiquei surpreso. Ainda não consegui ler tudo, mas queria agradecer por todas as pessoas que oraram, que mandaram mensagens e vibraram positivamente pela minha recuperação”.

Ele segue em tratamento, mas com a certeza de que não tem mais o vírus. O jornalista aproveitou para elogiar os profissionais da saúde e reforçar seu apoio às políticas de quarentena. “Precisamos obedecer às recomendações médicas e ficar em casa. Os governantes precisam pensar em maneiras de ajudar a população. Enquanto isso não acontece, vamos todos ficar em casa, com muita fé em Deus, lavando as mãos, muita higiene e evitando aglomerações”.

O apresentador foi internado na quarta-feira, 18. Ele foi intubado com o intuito de se recuperar mais rapidamente. Segundo comunicado feito por William Bonner, no Jornal Nacional, Magno pode ter contraído o vírus no aeroporto, depois de ter assumido a bancada do JN no Rio de Janeiro, no dia 7 de março.

 Fonte da imagem- https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.pfizer.com.br%2Fsua-saude%2Fcovid-19-coronavirus&psig=AOvVaw16lg2eAa_ev8SuQKY6pJdZ&ust=1624745152511000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCLj628Pls_ECFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o texto

 01) Os gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida. O texto acima pode ser enquadrado em que gênero?

(A) Reportagem.

(B) Notícia.

(C) Crônica.

(D) Entrevista.

 

Antes de responder à pergunta (02), vamos conversar sobre FATO e OPINIÃO?

 Segundo o dicionário Michaelis:

Fato sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor.

Opinião sf (lat opinione) 1 Maneira de opinar; modo de ver pessoal; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto.

Com base nessas definições, vê-se que fato é algo que aconteceu, uma informação a ser transmitida; e opinião é o que alguém pensa sobre um fato. Por exemplo, “UM ACIDENTE OCORREU NA MANHÃ DE ONTEM” é um fato, mas se um jornalista diz: “O TRÁGICO ACIDENTE OCORRIDO NA MANHÃ DE ONTEM PODERIA TER SIDO EVITADO”, ele estará dando sua opinião sobre o fato.

O uso do adjetivo “trágico” e da frase “poderia ter sido evitado” são marcas que revelam a opinião do autor, ou melhor, sua visão sobre os fatos.

(https://canal.cecierj.edu.br/012016/b98373cf72c08053ff6c31a7b6f5acdc.pdf)

 

03) Qual é o fato divulgado pelo texto?

       Respostas pessoais.

 04) Que outro título você daria para esse texto?

      Respostas pessoais.

 05) No trecho “Ele foi intubado com o intuito de se recuperar mais rapidamente”, a parte destacada indica

(A) proporção.

(B) finalidade.

(C) comparação.

(D) consequência.

 06) Observe o trecho que foi escrito na voz passiva do verbo: “O apresentador foi internado na quarta-feira, 18.” A forma ativa dessa frase é:

(A) O apresentador fora internado na quarta-feira, 18.

(B) O apresentador tinha sido internado na quarta-feira, 18.

(C) Eles internaram o apresentador na quarta-feira, 18.

(D) O apresentador precisou ser internado na quarta-feira, 18.

 

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo.

 (https://www.conjugacao.com.br/voz-ativa/#:~:text=A%20diferen%C3%A7a%20entre%20a%20voz,a%20a%C3%A7%C3%A3o%20expressa%20pelo%20verbo.)

 07) O trecho desse texto que apresenta uma opinião é:

(A) “O jornalista passou doze dias internado.”

(B) “Somos mais fortes que esse vírus. Juntos vamos vencer".

(C) “Ele segue em tratamento, mas com a certeza de que não tem mais o vírus."

(D) “Ele foi intubado com o intuito de se recuperar mais rapidamente."

 Para saber mais sobre FATO e OPINIÃO, que tal assistir ao vídeo http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/video/1943-fato-ou-opini%C3%A3o

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário