sábado, 26 de junho de 2021

NOTÍCIA: FACEBOOK APOIA CURSO "VAZA FALSIANE!" PARA COMBATER FAKE NEWS - NEWSRROOM - COM GABARITO

 NOTÍCIA: FACEBOOK APOIA CURSO “VAZA, FALSIANE!”

PARA COMBATER FAKE NEWS


Facebook apoia projetos no Brasil para combater desinformação O Facebook está empenhado em construir uma comunidade mais informada e anuncia hoje o apoio a dois projetos de news literacy no Brasil para ajudar no consumo de informações na era digital.

O primeiro projeto, batizado de “Vaza, Falsiane!”, é um curso on-line gratuito contra notícias falsas voltado ao público em geral, especialmente adolescentes, jovens adultos e educadores, a ser desenvolvido pelos professores Ivan Paganotti (MidiAto ECA-USP), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero).

A segunda iniciativa é o desenvolvimento de um bot no Messenger que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet, para que elas próprias possam checar informações. A ideia do bot Fátima” – que vem de “FactMa”, abreviação de “FactMachine” – é da plataforma de checagem Aos Fatos, integrante da International Fact-Checking Network.

[...]

O “Vaza, Falsiane!” busca ampliar a competência para a leitura de notícias, incentivar uma postura crítica sobre as fontes de informação e contribuir para a qualidade do debate na rede.

Os conteúdos educacionais incluirão vídeos curtos com personalidades, memes, listas e testes, com o uso do Facebook para disseminar as mensagens e interagir com os usuários.

“Identificar as ‘Falsianes’ que circulam no noticiário é competência fundamental no mundo de hoje, assim como identificar seus diferentes subtipos, que vão de informações claramente falsas a verdades editadas e dados enviesados”, diz o professor Paganotti.

O chatbot “Fátima”, por sua vez, conversará com as pessoas pelo Messenger para auxiliá-las no processo de verificação de conteúdo on-line, para que possam checar informações de maneira autônoma e se sintam seguras para trafegar na rede de modo confiável e sem intermediários.

“Mais do que dizer se uma notícia é falsa, verdadeira ou algo no meio do caminho, será possível mostrar como reconhecer fontes confiáveis e se adaptar ao ambiente informativo”, explica a diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos, a jornalista Tai Nalon.

[...]

NEWSROOM. Disponível em: <https://br.newsroom.fb.com/news/2018/01/facebook-apoiaprojetos-

no-brasil-para-combater-desinformacao/>. Acesso em: 16 mar. 2018. (Fragmento).

 Fonte de imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fapps.apple.com%2Fbr%2Fapp%2Ffacebook%2Fid284882215&psig=AOvVaw2-qVSFqeL8AZ5LFtQETOhR&ust=1624813896604000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCJitus_ltfECFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o texto

1. O que significa fake news? Por que elas precisam ser combatidas?

Fake news são notícias falsas, fabricadas, que circulam nas mídias e ganham repercussão as redes sociais com o grande número de compartilhamento. Espera- -se que os alunos justifiquem que elas precisam ser combatidas para não veicular informação falsa, gerando um clima de sensacionalismo, incerteza e desconfiança ao público.

 

2. A expressão fake news é um neologismo ou um estrangeirismo?

         A expressão é um estrangeirismo. 

3.O texto apresenta dois projetos para ajudar no consumo de informações na era digital. Resuma qual é a definição, o público e a finalidade de cada um.

“Vaza, Falsiane!”: curso on-line gratuito contra notícias falsas; público: adolescentes, jovens adultos e educadores; finalidade: ampliar a competência para a leitura de notícias, incentivar uma postura crítica sobre as fontes de informação e contribuir para a qualidade do debate na rede.

“Fátima”: bot no Messenger de orientação para buscar e checar informações na internet; público: não especificado; finalidade: auxiliar as pessoas a verificar o conteúdo on-line, checar informações de maneira autônoma e se sentir seguras para trafegar na rede sem intermediários.

 

4. Os termos Falsiane e Fátima são neologismos. Explique como eles são formados e o que significam?

   Falsiane é o termo que se popularizou nas redes sociais como sinônimo de pessoa aparentemente simpática, porém falsa, dissimulada, que faz elogios falsos para atingir algum objetivo. Fátima originou- se de “FactMa”, abreviação de “FactMachine”.

 5. No texto, há outras palavras destacadas. Quais são neologismos e quais são estrangeirismos?

Neologismos: trafegar, memes Falsiane e Fátima.

Estrangeirismos: newsliteracy, on-line, internet, bot, chatbot, fake news.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário