sábado, 26 de junho de 2021

EDITORIAL - A REVOLUÇÃO DOS SESSENTÕES - LUÍS PELLEGRINI - REVISTA PLANETA - COM GABARITO

 Editorial – A Revolução dos Sessentões


Luís Pellegrini

Velhice não é doença. Assim começa a matéria "A Revolução dos Sessentões", neste número. Parece incrível que essa verdade óbvia tenha de ser repetida com destaque. Mas, nos tempos atuais, de hipervalorização dos atributos e das esperanças ligados à juventude, reafirmar que velhice não é doença pode ser não apenas coisa necessária como útil.

Nossa civilização moderna exalta de tal modo a juventude que ninguém hoje quer ficar velho e todos (ou pelo menos a grande maioria) fazem tudo o que podem - e também o que não poderiam - para manter-se jovens, pelo menos na aparência física. Vem daí a profusão de clínicas de cirurgia plástica e de academias de fitness que nos acenam, em suas propagandas, com a promessa da eterna juventude. No mundo da moda, então, a ditadura do jovem é total: as passarelas dos desfiles são reservadas aos modelos de 20 anos ou menos, as criações dos estilistas praticamente só levam em conta os corpinhos das lolitas e dos efebos. Como se os que já  passaram dos 50 e foram bem além não tivessem necessidade de se vestir - de preferência com bom gosto - e andassem por aí pelados ou enrolados em sacos e lençóis.

Felizmente, como mostra nossa reportagem, a  cabeça das pessoas está mudando. Sobretudo entre os idosos. A cada dia, um número maior dos que já dobraram o Cabo da Boa Esperança etária e entraram nas fases dos "enta" decidem proclamar sua liberdade e romper o anátema "está velho, está morto". O fenômeno da valorização da idade avançada e do resgate dos valores inerentes à fase madura da vida corre a galope. São os da terceira e da quarta idade que, hoje, mantêm abertos os hotéis e resorts turísticos nas épocas de baixa estação. São eles que dispõem de clínicas e médicos especializados graças aos quais, hoje, "ninguém morre mais", e todos caminham tranquilos para os 80, os 90 e até os 100 desfrutando de uma razoável qualidade de vida.

O que se deve fazer para entrar no cada vez mais numeroso, alegre e ruidoso cordão dos "sexygenários"? Em primeiro lugar, abandonar duas falsas ideias: a de que velhice é doença e a de que só é bom aquilo que é jovem. A seguir, arregaçar as mangas, sair da toca, procurar seus iguais ou assemelhados e se lançar no mundo. Se você for um deles, não perca tempo. Você pode e merece viver intensamente sua vida e seus desejos até o fim.

Planeta. São Paulo: Três, mar. 2009. p. 4.

FONTE: Reprodução/Editora Três.

Fonte: Livro: Língua Portuguesa: linguagem e interação/ Faraco, Moura, Maruxo Jr. – 3.ed. São Paulo: Ática, 2016. p.308 -309.

Entendendo o texto

1. Estudamos que o editorial costuma apresentar o conteúdo das reportagens e matérias jornalísticas publicadas no veículo de imprensa que ele representa.

a) De que maneira o texto realiza esse objetivo?

    Com base no conteúdo de uma das matérias, o diretor de redação traz à discussão o tema da velhice.

b) O autor do editorial é Luis Pellegrini, diretor de redação da revista Planeta. Você acha que, em seu texto, as opiniões que ele defende são exclusivamente pessoais ou devem representar a posição dessa publicação em relação ao assunto tratado? Justifique sua resposta.

Por ser um editorial, as opiniões expressam a posição da revista sobre o tema - embora possam coincidir com as opiniões do próprio autor.

2. A exemplificação é utilizada pelo autor para tratar da velhice. Em sua opinião, quais exemplos citados por Pellegrini melhor ilustram o que ele afirma a respeito desse tema? Por quê?

Resposta pessoal.

Um comentário: