sexta-feira, 25 de junho de 2021

EDITORIAL - ADOLESCÊNCIA & SAÚDE - MARCELO GERALDI - COM GABARITO

 Editorial- ADOLESCÊNCIA & SAÚDE

Marcelo Geraldi

Crescer, desenvolver-se. Esse é o significado da palavra adolescência em sua origem, do latim adolescere. Porém, deixar o mundo infantil e entrar na adolescência implica uma série de transformações internas e externas que, para muitos, torna-se confusa e sofrida.

O nível de exigência e os padrões ditatoriais aos quais estamos submetidos hoje em dia, especialmente no campo estético e na busca incessante pelo sucesso, acabam por criar no adolescente uma grande ansiedade quanto ao futuro.

Temos a falsa impressão de que ser adolescente no mundo atual é mais fácil do que era antigamente, pois os pais são mais tolerantes, compreensivos e, portanto, os adolescentes gozam de maior liberdade de expressão, sexo, escolha profissional etc. Porém, se no passado sentia-se falta dessa liberdade, hoje em dia sofre-se com outra falta, que acaba provocando um excesso extremamente prejudicial: a falta de limites. Soma-se a isso a dificuldade, muitas vezes enfrentada pelos pais, de assumir o verdadeiro papel de educadores e orientadores, e não apenas o de amigos desses jovens.

Nesse contexto, além dos problemas comuns da adolescência relacionados com o crescimento e o desenvolvimento, surgem como questões de alta relevância as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez não planejada, assim como determinados distúrbios psiquiátricos e alimentares, como crise de pânico, depressão, violência, drogadições e anorexia. Muitos desses transtornos constituem graves problemas de saúde pública, despertando políticas sociais específicas voltadas para essa faixa etária.

Atualmente transita no Congresso Nacional um projeto de lei que objetiva reduzir a maioridade penal  para 16 anos. Medidas como essa, apesar de apresentarem simplicidade em análise menos criteriosa, escondem no seu cerne situações complexas de nossa sociedade, em que a degradação dos valores morais, a alteração dos núcleos familiares e a "falência da autoridade" nas mais variadas esferas podem ser apontadas como causas relevantes a serem discutidas.

A necessidade de estudar, observar, compreender e discutir as transformações da adolescência, levando-se em conta o contexto atual, é que engrandece iniciativas como esta publicação, que veicula informações com conteúdos altamente relevantes. A revista Adolescência & Saúde oportuniza debates e estudos de relevância capital, que antes não encontravam fórum em um periódico especializado. Temas como violência contra adolescentes, gravidez não planejada e tantos outros agora possuem sua revista científica específica, capitaneada por especialistas que têm dedicado sua carreira profissional ao estudo dessa fase determinante da vida do indivíduo.

Todo esforço e investimento empreendidos até aqui e a partir desta edição justificam-se pelo nobre objetivo de elevar o nível do debate e do conhecimento sobre o adolescente e suas saúdes física e mental. Se lograrmos com isso, de alguma forma, ajudar os indivíduos nessa transição para que iniciem a fase adulta saudáveis e emocionalmente equilibrados, então tudo terá valido a pena.

Aproveito para agradecer à Dra. Kátia Nogueira, que há seis anos nos presenteou com a oportunidade de fazer parte desta história de sucesso, e  parabenizar enfaticamente a Dra. Isabel Bouzas e seus colaboradores pelas valiosas conquistas, que vão desde a adoção desta linha temática até a recente qualificação, reflexo da excelência alcançada pela Adolescência & Saúde.

GERALDI, Marcelo. Adolescência & Saúde. Rio de Janeiro: Uerj, 2009. n. 3, v. 6, julho-setembro, 2009. p. 5. Disponível em: www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=11. Acesso em: jul. 2015.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.freepik.com%2Fvetores-gratis%2Fdesenhos-animados-meninos-e-meninas-de-adolescente_5038388.htm&psig=AOvVaw2QXKL8IS15MTfCjEgs8abR&ust=1624750351365000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCICrgPT4s_ECFQAAAAAdAAAAABAD

Fonte: Livro: Língua Portuguesa: linguagem e interação/ Faraco, Moura, Maruxo Jr. – 3.ed. São Paulo: Ática, 2016. p.285-288. 

Para entender o texto

1. A revista Adolescência & Saúde é um periódico científico. Responda.

a) Você sabe o que é um periódico científico? Imagina qual seja a finalidade dele? Conhece outras publicações semelhantes a essa?

Resposta pessoal.

Sugestão: São publicações lançadas com frequência definida, que publicam os artigos científicos e outros gêneros por meio dos quais os cientistas e pesquisadores divulgam os resultados dos seus estudos para a comunidade acadêmica.

b) Esse tipo de publicação não é, normalmente, divulgado em bancas de jornais ou livrarias. Então, se você quisesse ter acesso a um periódico científico, como acha que deveria proceder?

Resposta pessoal.

Sugestão: Publicações científicas costumam ter circulação restrita, em geral entre grupos de assinantes, que costumam ser outros cientistas ou pesquisadores. Hoje, muitas publicações científicas são disponibilizadas em sites e mecanismos de busca especializados, a partir dos quais podem ser acessadas.

c) Os autores que escrevem num periódico científico são, em geral, cientistas que pretendem divulgar suas pesquisas. Em sua opinião, quem seriam os supostos leitores da revista? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

d) Nas revistas mais comuns são publicados, em geral, notícias, reportagens, fotorreportagens, textos de propaganda e publicidade, artigos de opinião, entre outros gêneros de texto coerentes ao formato do periódico. Que gêneros de texto você imagina encontrar em uma revista como Adolescência & Saúde?

Resposta pessoal.

Sugestão: Nos periódicos científicos, os gêneros mais comuns são o artigo científico, o resumo, a resenha.

2. É bem provável que você, que responde às questões desta seção, seja um adolescente. Você concorda com a definição de adolescência apresentada no primeiro parágrafo do texto, ou discorda dela? Explique por quê.

Resposta pessoal.

3. Ao longo do editorial, o autor explica os objetivos da revista, indicando suas principais finalidades.

a) Resuma, em uma ou duas sentenças, as finalidades da revista explicadas pelo autor, Marcelo Geraldi.

Resposta pessoal.

Sugestão: A principal finalidade da revista é tornar-se um espaço para divulgação de pesquisas relacionadas à adolescência, com ênfase em questões de saúde desse público.

b) Além das questões de saúde, o autor aponta outros aspectos da vida dos adolescentes tematizados nos textos publicados: violência contra adolescentes, gravidez na adolescência, entre outros. Tente explicar que relação pode haver entre esses temas e as questões de saúde e que importância haveria em se abordar esses temas numa revista como essa.

Esses temas englobariam questões que, em princípio, poderiam interferir na saúde dos adolescentes, o que justifica também estarem nesse periódico.

4. O autor do texto afirma que as transformações da adolescência podem fazer esse período da vida tornar-se confuso e sofrido. Para você, quais poderiam ser as razões que desencadeiam esses sentimentos?

Resposta pessoal.

5. No terceiro parágrafo do texto, são apontadas algumas contradições em ser adolescente hoje. Você percebe essas contradições em seu dia a dia? Como você lida com elas?

Resposta pessoal.

6. A "falta de limites" é, segundo Marcelo Geraldi, uma das causas dos problemas enfrentados pelos adolescentes contemporâneos.

 Você concorda com essa ideia? Explique seu ponto de vista.

 Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário