POEMA: Ao Braço do Mesmo Menino Jesus Quando Apareceu
Gregório de Matos
O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte, sendo todo.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica o todo
O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
Assiste cada parte em sua parte
Não se sabendo parte deste todo,
Um braço, que lhe acharam, sendo parte,
Nos disse as partes todas deste todo.
MATOS, Gregório de. Poemas Escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1990. p. 307.
WISNIK, José Miguel (Org.). Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix,
[s.d.]. p. 397.
Glossário:
assistir: estar presente.
dizer: informar, expor.
ENTENDENDO
O POEMA
1. Na primeira estrofe do poema, o eu lírico expressa uma verdade universal. Explique essa afirmativa.
Toda parte pertence a um todo, assim como o todo é
constituído de partes. Qualquer parte que falte a um todo fará que esse todo
perca sua natureza de totalidade.
2. Como o eu lírico exemplifica (particulariza) essa
verdade?
Pela
religião, mostrando a ideia de um Deus indivisível, que, no entanto, está em
todos os sacramentos.
3.O braço da imagem de Jesus, reencontrado depois de
certo tempo, exemplifica a relação entre todo e parte. Explique.
O braço, sendo uma parte do todo, é
também o todo. Logo, o braço de Jesus é também Jesus todo.
4. Você conhece a figura de linguagem que utiliza a
relação entre parte/todo?
Resposta pessoal.
Sugestão: Trata-se da
metonímia.
5.Sobre o poema
de Gregório de Matos, há três alternativas coerentes com a poesia acima,
assinale-as:
Escolha uma ou mais:
a. O eu lírico, na segunda estrofe, reflete sobre a temática religiosa, fazendo
ver que Deus, ainda que fragmentado em muitas partes, está em todas as partes,
o tempo todo.
b. Há figuras de linguagem que estão diretamente atreladas à estética literária
cuja principal característica é a presença do sentimento bucólico, ou seja,
sentimento relativo ao culto à natureza.
c. Os versos, construídos sob a ótica da estética
barroca, mostram o quanto tal estética, em razão de sua natureza social e
histórica, refletiu temáticas de natureza contrastante e paradoxal.
d. No primeiro e no segundo verso, se analisarmos
as palavras “parte” e “todo”, podemos dizer que estamos diante de um jogo de
palavras cujo objetivo é propor situações reflexivas.
e. Há demonstração, por meio da terceira e da
quarta estrofe, que a temática central discutida no texto tem relação direta
com a fase satírica presente na obra de Gregório de Matos.
Porque o autor , afirma que :
"um todo jamais o
seria sem sua parte."
Isto quer dizer que , o
que deixa a estátua do menino Jesus bonita e única são "as partes que a
compõem."
7. A qual figura de
linguagem você associaria o poema? como você chegou a essa conclusão?
É o PARADOXO,
porque paradoxo é o "oposto " do que alguém pensa ser a verdade ou o
contrário a uma opinião admitida.
8. No quarteto
inicial no soneto, faz-se um complexo jogo com as palavras parte e todo.
a) coloque o primeiro
verso em ordem direta e explique-o sucintamente.
"O todo sem a
parte não é o todo "
Quer dizer que algo
inteiro se tirar a parte deixa de ser todo .
b) no segundo verso ,
afirma-se que, sem o todo, isto é, isolada, a parte não é, de fato, uma parte, nesse
caso, o que seria ela ?
Se o que compõem o TODO
são as "partes juntas" ---> essa parte seria o próprio todo.
c)O que se pode
concluir a partir da leitura dos dois últimos versos ?
Se a parte não pode ser
chamada de parte, porque forma " um todo como parte, " ela passa a
ser ---> também um todo.
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