sexta-feira, 23 de agosto de 2019

POEMA: RITMO - MÁRIO QUINTANA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Ritmo
     
        Mário Quintana

Na porta
a varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco

Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes

No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa

Até que enfim

               se desenrola

                    toda a corda

e o mundo gira imóvel como um pião!

     Mario Quintana. Anotações poéticas. São Paulo: Globo, 1996. p. 65.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.206.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, o que significa as palavras abaixo:
·        Arroio: córrego, riacho.
·        Cisco: lixo, pó.

02 – Complete o quadro com as informações do poema.
a)   Primeira estrofe:
·        Lugar onde ocorre a ação: Na porta.
·        Quem faz a ação: A varredeira.
·        Ação: Varre.
·        Objeto da ação: O cisco.

b)   Segunda estrofe:
·        Lugar onde ocorre a ação: Na pia.
·        Quem faz a ação: A menininha.
·        Ação: Escova.
·        Objeto da ação: Os dentes.

c)   Terceira estrofe:
·        Lugar onde ocorre a ação: No arroio.
·        Quem faz a ação: A lavadeira.
·        Ação: Bate.
·        Objeto da ação: Roupa.

d)   Quarta estrofe:
·        Lugar onde ocorre a ação: Não aparece o lugar.
·        Quem faz a ação: A corda.
·        Ação: Desenrola.
·        Objeto da ação: A corda.

e)   Quinta estrofe:
·        Lugar onde ocorre a ação: Não aparece o lugar.
·        Quem faz a ação: O mundo.
·        Ação: Gira.
·        Objeto da ação: Não há objeto da ação.

03 – O que há em comum entre as pessoas que aparecem no poema?
      Elas são do sexo feminino e estão fazendo ações relacionadas ao cotidiano.

04 – Que sons de consoante se repetem em cada uma das três primeiras estrofes? Como essa repetição se relaciona com as imagens produzidas pelo poema?
      Na primeira estrofe, as consoantes v, r, c e s, a repetição lembra o som produzido pela vassoura; Na segunda: c, v, d e s, o som lembra o movimento da escova feito pela menina; Na terceira: b, t, r e p, lembra o som da lavadeira batendo a roupa.

05 – O poema apresenta várias repetições de versos. Que sentidos essas repetições acrescentam às ações realizadas no poema?
      As repetições enfatizam a rotina dessas ações realizadas pelas mulheres e pela criança.

06 – Que semelhança há entre o verso “e o mundo gira imóvel como um pião!” e o movimento realizado pelas mulheres e pela menina?
      O movimento das pessoas continua no cotidiano, da mesma forma que o movimento do mundo segue constante.


14 comentários: