terça-feira, 6 de agosto de 2019

POEMA: EU E OS BOMBONS - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

Poema: EU E OS BOMBONS
        
     Sergio Capparelli

Mariana passa sempre pela praça
só hoje é que não passa
e eu, aflito, com essa caixa de bombons!
Oh, Mariana, aparece, vê se passa,
dê o ar de sua graça
pois já se derretem os bombons
melam, viram pasta,
que desgraça!
E eu de guarda
com a caixa,
olho a esquina
e tu não passas, Mariana,
e gentes me olham
refletido na água
quem o bobo?
O palhaço com a caixa?
e eu não ligo
e vejo se tu passas, Mariana,
mas nada, ela não passa,
só de pirraça.
          
Entendendo o poema:

01 – O eu lírico do poema se sente aflito. O verso que mais acentua essa aflição é:
a)   “E vejo se tu passas, Mariana”.
b)   “Pois já se derretem os bombons”.
c)   “E eu não ligo”.
d)   “E eu de guarda”.

02 – Em um dos versos do poema, o eu lírico revela toda a sua decepção diante da situação. O verso que mais acentua essa decepção é:
a)   “Que desgraça!”.
b)   “Dê o ar de sua graça”.
c)   “Quem o bobo?”.
d)   “E eu não ligo”.

03 – Considerando as informações do poema, assinale (V) para a alternativa VERDADEIRA e (F) para a FALSA.
I. (V) O eu lírico não se importam para o que os outros pensam sobre ele.
II. (F) O eu lírico conta a história de um amor correspondido.
III. (V) O poema ilustra uma decepção amorosa, contada por um eu lírico masculino.

04 – Informe o NÚMERO e a PESSOA dos seguintes verbos retirados do poema.
a)   Passa: 3ª pessoa do singular.
b)   Derretem: 3ª pessoa do plural.
c)   Ligo: 1ª pessoa do singular.
d)   Passas: 2ª pessoa do singular.

05 – Que termo identifica o eu lírico do poema?
      O termo “Eu”.

06 – A voz que fala nesse poema é masculina ou feminina? Quais marcas linguísticas, isto é, quais palavras presentes no poema comprovam sua resposta?
      A voz é masculina: “Aflito”; “bobo”; “palhaço”.

07 – O eu lírico diz estar “aflito” e justifica o motivo dessa aflição com o verso “Pois já se derretem os bombons”. Podemos afirmar que esse verso explica o motivo real da aflição sentida pelo eu lírico? Por que?
      Não. O eu lírico está aflito também porque deseja ver Mariana.

08 – No poema, em um dos versos, o eu lírico revela toda a sua decepção diante da situação. Qual é esse verso?
      “Que desgraça”.

09 – As pessoas que passam pela praça, de acordo com o eu lírico, acham-no “bobo” e “palhaço”. O que podemos afirmar sobre o jeito de o eu lírico lidar com essa situação?
      O eu lírico evita olhá-las ou encará-las, talvez por vergonha, medo de o acharem ridículo, bobo.

10 – Que inferências podem ser feitas sobre o sentimento do eu lírico?
a)   O eu lírico está aflito, sente-se apaixonado e enamorado.
b)   O eu lírico está revoltado porque morre de paixão.
c)   O eu lírico está amargurado e enciumado.
d)   O eu lírico sente-se solitário e revoltado.
e)   Não há sentimento algum que represente o eu lírico.

11 – A palavra pirraça pode ser substituída sem alteração de sentido por:
a)   Ciúmes.
b)   Raiva.
c)   Teimosia.
d)   Pavor.
e)   Orgulho.

12 – Em: “Mariana passa sempre pela praça e só hoje é que não passa”. A repetição de um mesmo som consonantal em uma sequência de palavras em versos, chama-se:
a)   Metáfora.
b)   Prosopopeia.
c)   Hipérbole.
d)   Aliteração.
e)   Antítese.

8 comentários: