domingo, 11 de agosto de 2019

POEMA: NESTA PEDRA - PAULO LEMINISKI - COM GABARITO


POEMA: NESTA PEDRA
              
   Paulo Leminiski

Aqui
nesta pedra
alguém sentou
olhando o mar

O mar
não parou
pra ser olhado

foi mar
pra tudo quanto é lado
[...]

Paulo Leminski. Em Fred Góes e Álvaro Marins (Org.). Melhores poemas de Paulo Leminiski . São Paulo: Global,2001. p.44.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.214.
Entendendo o poema
1)   O eu lírico fala de alguém que se sentou para olhar o mar em uma pedra. É uma pedra qualquer? Explique.
Entende-se que o eu lírico fala de uma pedra específica, que está perto dele no espaço.

2)   Se trocarmos a expressão “nesta pedra” por “nas pedras”, o sentido continua o mesmo? Justifique sua resposta.
Embora a palavra aqui continue dando a indicação de que as pedras encontram-se próximas ao eu lírico, a expressão “nas pedra” torna-as indeterminadas, não sendo possível saber em que pedras, especificamente, o alguém a quem o poema se refere sentou-se.

3)   O eu lírico mostra uma oposição entre movimento e ausência de movimento. Como isso é representado no poema?
A pedra e a pessoa que parou para ver o mar representam a ausência do movimento. O mar representa o movimento: ele quebrou na pedra e se espalhou para todos os lados.


Um comentário:

  1. Boa tarde !! Vocês fazem maravilhosas postagens. Parabéns !!! Como me ajudam !! Muito obrigada !!

    ResponderExcluir