domingo, 18 de agosto de 2019

POEMA: NOTURNO RESUMIDO - MURILO MENDES - COM GABARITO


Poema: Noturno resumido
            
               Murilo Mendes - 1901-1975

A noite suspende na bruta mão
que trabalhou no circo das idades anteriores
as casas que o pessoal dorme comportadinho
atravessado na cama
comprada no turco a prestações.

A lua e os manifestos da arte moderna
brigam no poema em branco.

A vizinha sestrosa da janela em frente
tem na vida um camarada
que se atirou dum quinto andar.
Todos têm a vidinha deles.

As namoradas não namoram mais
porque nós agora somos civilizados,
andamos no automóvel gostoso pensando no cubismo.

A noite é uma soma de sambas
que eu ando ouvindo há muitos anos.

O tinteiro caindo me suja os dedos
e me aborrece tanto:
não posso escrever a obra-prima
que todos esperam do meu talento.
Entendendo o poema:

1)   Leia a última estrofe do poema.

a)   Reescreva a estrofe substituindo um dos dois pontos por uma conjunção que não altera o sentido expresso do poema.
“O tinteiro caindo me suja os dedos
e me aborrece tanto que
não posso escrever a obra-prima
que todos esperam do meu talento.”

b)   Que sentido a conjunção que expressa?
Sentido: consequência.

2)   O eu lírico trata sobre qual  assunto no poema?
Ele fala do “estar” do homem em um mundo caótico, com estruturas e verdades desequilibradas dos segredos cotidianos...

3)   Marque a única alternativa onde os recursos empregados no texto que o caracterizam como poético.
a)   Versos, descrição, linguagem figurada.
b)   Descrição, rimas, diálogos e ação de personagem.
c)   Rimas, estrofes, argumentos.
d)   Ritmo, rima, linguagem figurada.

4)   Que figura de linguagem há nos seguintes versos:
“A lua e os manifestos da arte moderna
brigam no poema em branco.?”
Prosopopeia ou personificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário