sábado, 10 de agosto de 2019

MARCHINHA DE CARNAVAL: PIRATA DA PERNA DE PAU - BRAGUINHA - COM GABARITO

ATIVIDADES COM  A Marchinha de Carnaval: Pirata Da Perna De Pau

                                              Braguinha, em 1946

Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro, da cara de mau
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro, da cara de mau

Minha galera
Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição

Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem
Eu pego o facão
E grito do alto da popa
"Opa! Homem não!"

Braguinha. Songbook Braguinha. Rio de Janeiro: Lumiar Discos, 2002. v.3.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.43.
Entendendo a marchinha
1)    Copie quatro palavras do texto que terminem com sons parecidos.
Tufão, guarnição, facão, não.

2)    Escolha quatro palavras que está abaixo e faça uma lista de outras palavras que terminem com o mesmo som.
mocinho – pirata – perigo – viagem – vilão – forte – corajoso
Resposta pessoal.

3)    Crie uma nova estrofe com algumas dessas palavras no final de cada verso, para rimar.
Resposta pessoal.

4)    Em que lugar se encontra o pirata cara de pau?
No navio.

5)    Que palavras tem no poema que o levou a descobrir onde o pirata estava?
“Dos verdes mares...” “guarnição” “alto da popa”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário