terça-feira, 20 de agosto de 2019

NOTÍCIA: PESQUISADORES GAÚCHOS ACHAM NOVO "DINOSSAURO-BISAVÔ" - LÉO GERCHMANN - COM GABARITO

Texto: Pesquisadores gaúchos acham novo "dinossauro-bisavô"
LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Pesquisadores gaúchos encontraram, em São João do Polêsine (a 267 km de Porto Alegre), fósseis de um dinossauro com 228 milhões de anos. O animal, segundo os cientistas, é o maior já encontrado com essa idade.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) de Cachoeira do Sul.
Os fósseis estão em rochas do Período Triássico (que vai de 245 milhões a 200 milhões de anos atrás), o primeiro da Era Mesozóica (ou era dos dinossauros).
Os fósseis foram encontrados no dia 13 de junho. A conclusão de que se trata do maior dinossauro já encontrado do final do Triássico se deve ao tamanho dos ossos e ao desenvolvimento das articulações. Seus dentes, serrilhados, chegam a 5 cm.
O paleontólogo Sérgio Cabrera, coordenador da equipe, diz que a descoberta foi "uma surpresa".
O animal era um bípede com até cinco metros de comprimento e dois metros de altura, com dentes grandes, típicos de carnívoros. A presença de um certo tipo de fusão de ossos da pata também indica que o animal era um saurísquio (linhagem que originou tanto os carnívoros quanto os gigantes comedores de plantas).
Foram encontrados vértebras, dentes, falanges, ossos das patas e outros ossos ainda não identificados, todos reconstituídos em laboratório pelo grupo da Ulbra.

Os restos são semelhantes aos encontrados em Santa Maria em 1936 (o Staurikosaurus pricei, que atualmente está no Museu da Universidade Harvard, nos EUA), em Candelária em 1998 (Guaibasaurus candelariensis), e na Argentina em 1963 (Herrerasaurus ischigualastensis).
De acordo com Cabrera, o dinossauro, que ainda não tem nome, pesava em torno de 400 quilos e tinha pelo menos 20 anos de idade quando morreu. Trata-se possivelmente de um predador, com grande poder de perfuração das presas.
Léo Gerchmann.
Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u133925.shtml. Acesso em: 27 abr. 2015.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.135.
Entendendo o texto

1)   A palavra gaúchos refere-se a qual característica dos pesquisadores?
A palavra gaúchos indica a região de onde são os pesquisadores, ou seja, do Rio Grande do Sul.

2)   Que novo sentido a palavra bisavô acrescenta a dinossauro?
Acrescenta a ideia de que se trata de um animal que viveu em um tempo muitíssimo remoto.

3)   Quais eram as principais características do animal encontrado?
Tinha 228 milhões de anos; é o maior já encontrado com essa idade; apresentava dentes serrilhados; era um bípede com até 5 metros de comprimento e 2 metros de altura, com dentes grandes, típicos de carnívoros; pertencia à linhagem dos saurísquios; pesava em torno de 400 quilos e tinha cerca de 20 anos de idade quando morreu; possivelmente era um predador, com grande poder de perfuração das presas.

4)   Copie os adjetivos relacionados ao substantivo dentes.
Serrilhados e grandes.

5)   O que os adjetivos relacionados à palavra dentes informam sobre o dinossauro?
Os dentes grandes e serrilhados são típicos de animais carnívoros.

6)   De acordo com Cabrera, o dinossauro não tem nome. Se você pudesse escolher, que nome daria ao animal? Justifique sua escolha.
Resposta pessoal.

7)   Que recursos usados no texto contribuem para dar credibilidade à notícia?
Indicação das datas e do lugar em que ocorreu o fato; depoimento de um especialista; uso de termos específicos que denotam conhecimento sobre o assunto.
 








Um comentário: